Destaques

Evaristo vai ao Palácio do Povo esta quarta – feira

Pelo que o Téla Nón apurou será o momento marcante dos preparativos em curso para a investidura do novo Presidente da República no dia 3 de Setembro.

Informação recolhida pelo Téla Nòn indica que o Presidente Eleito Evaristo de Carvalho, será recebido esta quarta feira por volta das 11 horas no Palácio do Povo pelo Presidente da República Cessante Manuel Pinto da Costa.

Questões ligadas a passagem de pasta e da investidura de Evaristo de Carvalho na praça pública, coisa inédita no processo democrático são-tomense, poderão marcar a conversa entre o terceiro e o quarto Presidente de São Tomé e Príncipe nos últimos 26 anos de democracia plural.

O processo de transferência de pastas e de responsabilidades, se estenderá também ao sector administrativo da presidência da república. O Téla Nòn sabe que Domingos Boa Morte, mandatário da candidatura de Evaristo Carvalho, também se reunirá na quarta-feira por volta das 15 horas no Palácio do Povo, com o Chefe da Casa Civil do Presidente Cessante, o Jurista Amaro Couto.

O primeiro encontro entre Pinto da Costa e Evaristo Carvalho, a sós e livre da influência de qualquer autoridade conflituosa, poderá talvez facilitar a participação do Presidente Cessante na cerimónia de Investidura do seu sucessor, como tradicionalmente acontece no país desde 1991.

Tudo porque no último fim-de-semana, Pinto da Costa que visitou uma das suas obras de escultura numa exposição pública realizada na Praça da Independência, declarou que até aquele momento não tinha sido convidado para a cerimónia de investidura do novo Presidente da República. «Se os convites chegarem a tempo, vamos ver a decisão que vou tomar», declarou Pinto da Costa.

Pinto da Costa e Evaristo Carvalho foram antigos camaradas na luta pela independência nacional, e continuaram camaradas nos primeiros anos da independência nacional no seio do Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe. Pode ser que o diálogo desta quarta – feira entre as duas figuras maduras e com responsabilidade na história do país, evite a ausência, e expulse a ira e os ressentimentos que geraram na mente de alguns, o discurso da queda  “do Poder dos Colonos Negros” .

Abel Veiga

13 Comments

13 Comments

  1. PEREIRA

    31 de Agosto de 2016 at 6:19

    Positivo , com base no dialogo e respeito pelo próximo é que conseguiremos avançar e fazer avançar o nosso país…

  2. Gougell Antony

    31 de Agosto de 2016 at 8:02

    Sonha BABACA. Pense mas sem enlouquecer PEREIRA, achas que este pau mandado vai fazer algo? O Primeiro passo dele é assinar o Acordo de COSOVO, cujo o dinheiro o Patrice já mamou e estava preocupado de como devolver.

  3. Carlos Perreira

    31 de Agosto de 2016 at 8:06

    Enquanto um simples cidadão, acho que a questão de Colonos Negros é um Crime Público e o Jornal O PARVO e seus comparsas devia ser processado.

    • PARVO MAS NÃO ESTUPIDO

      31 de Agosto de 2016 at 10:45

      Sr.”Carlos Perreira”
      Somente um simples cidadão acha que, por um jornal dizer a pura das verdades, deveria ser processado.
      Tome tino nessa sua simples cidadania.
      O jornal “O PARVO” disse a verdade que quase todos tentam ignorar.
      Que se verifique o fim da COLONIZAÇÃO NEGRA que a todos destrói.

  4. SADÓ CONQU

    31 de Agosto de 2016 at 8:09

    ahh! pós é… rsrsrsrsrsr… depois de insultar e ferir honra de Chefe do Estado no Exercícios de poder, é uma pessoa que independentemente de tudo ele continua a merecer o respeito pela conquista da independência e não só… vêm agora vocês como super democrata com ironia a querer que… “ohhh vamos trabalhar e formar paz”. o ódio e rancor ja foram vista nas campanhas e a forma como os ataques direitos foram formulada… deixa pouco a desejar, e Pinto vai a festa porque ele é um verdadeiro democrata ao contrario de algumas pessoal que faz- se de cordeiro com pele de Leão de Juba. fuiiiiiiii mas continuo aqui… obrigado Abel Viegas

    • felixbeto

      31 de Agosto de 2016 at 12:30

      Força! Muitos continuamos aqui, sin senhor. Viva o povo de São Tomé Príncipe. Passoooo!

  5. verdade

    31 de Agosto de 2016 at 9:12

    Bem haja os verdadeiros patrioticos da nacao.Assim consolidaremos a democracia em S.Tomé e Principe mostrando o exemplo de verdadeira nacao onde ha estabilidade socio- politica no país.
    Bem haja s.T.P

  6. SAMPONHA

    31 de Agosto de 2016 at 12:11

    Se assim verificar, o encontro entre o cidadão Pinto da Costa e o cidadão Evaristo de Carvalho no Palácio do Povo, demonstra o verdadeiro sentido do Estado, que coloca os interesses da Nação a cima de todos os interesses pessoais. Trata-se do cidadão Pinto da Costa que, ao contrário de muitos políticos mesmo com insultos o Pinto vai sentar-se à mesa com o dito Seu sucessor para a discussão de vários dossiês para fazer avançar este S. Tomé e Príncipe. Contrariamente naquilo em que O Partido ADI e o seu Governo. em particular senhor Primeiro Ministro que nem sequer passaram as pastas, alegando sempre o assalto ao poder pelos Partidos de Oposição que apresentaram uma moção de censura, culminando com a queda do Governo do ADI, apresentando inclusive queixa crime contra os mais alto dirigentes deste S. Tomé e Príncipe Todo Poderoso. Tanto ódio para quê. Faço-vos recordar, o símbolo da Nossa Bandeira; UNIDADE,DISCIPLINA E TRABALHO. Quem não respeita a nossa Bandeira está contra a nossa Democracia, está contra toda a Sociedade Santomense e merece ser expulso da República Democrática de S. Tomé e Príncipe.É inimigo do Povo.

  7. Hernani Nunes

    31 de Agosto de 2016 at 14:19

    O Patrice trovoada que está sempre a insultar e mandar bocas, nunca quis Consensu. Agora vêm fazer apelos aqui e acolá para que Pinto fosse a Cerimonia.
    Eu no lugar do Pinto jamais iria para este acto inglório para o povo de STP.
    Diguam o que disserem de mim.

  8. Jorge Trabulo Marques

    1 de Setembro de 2016 at 2:18

    A tomada de posse não é em comício público – O Presidente Manuel Pinto da Costa, conhece a Constituição e tem sabido respeitá-la: foi na Assembleia da República, que tomou posse, em 2011, e não em praça pública. Não sendo neste lugar, é pactuar com o epílogo de uma monumental farsa – Qualquer país, que honre e cumpra as leis soberanas, não comete tamanha ilegalidade – pois é nestes termos que a Constituição da República Democrática de S. Tomé e Príncipe, explicita: – O Presidente da República eleito toma posse perante a Assembleia Nacional, no último dia do mandato do Presidente da República cessante ou, no caso de eleição por vagatura, no oitavo dia subsequente ao dia da publicação dos resultados eleitorais. O Sr. Patrice Trovoada, que insultou publicamente Manuel Pinto da Costa, na conferência de imprensa, no dia seguinte às eleições, disse justamente que era na Assembleia da República, que a cerimónia ia ter lugar – Senão clike e ouça este video https://www.youtube.com/watch?v=C2W7R6Rm1kE

  9. E. Tavares

    1 de Setembro de 2016 at 11:02

    O Pinto da Costa está a dar uma de tolerância,de humildade e de sabedoria a nação Santomense e a toda África. Se os lideres africanos pensasse assim provavelmente muitos conflitos seria invitados. Depois de um processo eleitoral onde o próprio presidente da comissão nacional de eleição der declarado que houve erros gravíssimos e repetitivos em que nem o tribunal, ministério publico, governo nem a assembleia não dignar de ao menos abrir um inquérito para averiguar qual seria a implicação desses erros no resultados da eleição e se os erros repetitivos foram intencional ou apenas erros. Muito pelo contrario tanto governo como o tribunal veio defender cegamente o presidente de comissões nacionais de eleições, num processo que ver-se claramente houve uma intenção de quase a todo custo por no poder o candidato de partido Evaristo de Carvalho . Só um grande homem e um verdadeiro democrático pode agir com tanta sabedoria como D. Manuel Pinto da Costa.

  10. Tony Lanbertiy

    2 de Setembro de 2016 at 8:58

    Olhem como transformaram a praça Um Cãos. Grande palhaçada até parece uma cerimonia de Tchiloli.
    Para uma actividade que devia ser séria transformaram-na em um comissio de ADI.

    Melhor se fizessem esta tomada de posse na praia.

    Acho que o Patrice e os seus devem pedir desculpas aos contribuintes por danos morais e materiais que estão a causar por estes 5 dias de corte das viasda cidade de São Tomé

  11. onofre diogo

    2 de Setembro de 2016 at 16:34

    por mim o meu presidente vai fazer muitas coisas boa no nosso pais e eu confio no ervaristo
    é o nosso presidente da republica

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top