Cultura

Terluliarte, espaço de convívio entre os artistas santomenses

 É um espaço de converscultura-bulaue.jpga, onde se pode escutar musica, declamar peças literárias e onde se pode apreciar obras de artes. Em suma o espaço através do qual pode-se difundir a arte e a cultura santomenses. Uma tentativa de diversificar a oferta cultural.

Tertuliarte, vem preencher o vazio existente na vida cultural da cidade de S.Tomé que é bastante monótona. Para o director do centro cultural português Vasco Seruya, foi uma oportunidade para dar ao artista plástico Eduardo Malé, um local de trabalho e de animação artística. «Expor arte e um local de convívio, onde se possa fazer tertúlias com artistas, convidando artistas santomenses para dinamizar o espaço. Um espaço onde Eduardo Malé possa também dar aulas de pintura as crianças» explicou.

Por sua vez o ministro da educação elogiou a iniciativa «é um espaço que permite conciliar o discurso, é um espaço de turtulia e a exposição não só de artes plásticas. Este espaço vai permitir fazer com que todas as outras artes possam congregar num só espaço e pode afirmar-se.» declarou Jorge Bom Jesus.

A abertura de Tertuliarte passou a ser acontecimento cultural, com a inauguração da exposição ” abraçar-te” de Eduardo Malé. Fazem parte deste trabalho 15 obras que reflectem várias ideias. Contudo todas elas têm o mesmo simbolismo: a confraternização. «Abraçar-te é uma espécie de convocatória,  para o espectador, o publico santomense, a classe politica e a sociedade civil abraçarem de uma forma mais objectiva, mais clara a questão cultural. Tem a ver com ideia de abraçar as artes não só as artes plásticas mas também outras manifestações», sublinhou Eduardo Malé.

A comissão organizadora tem a incumbência agora de estabelecer um horário fixo para que as pessoas possam da melhor forma usufruírem do espaço, recentemente inaugurado.

E.Bastos

To Top