Cultura

Concurso Paços Fiá Glêsa em risco

A poetisa, Alda do Espírito Santo, disse que a realização do concurso Paços Fiá Glêsa este ano, organizado pela União Nacional dos Escritores e Artistas São-tomenses (UNEAS) poderá estar comprometida caso não se encontre apoio para a sua realização.

Com o objectivo de revitalizar a tradição e o património cultural de São Tomé e Príncipe, a UNEAS tem vindo a promover há alguns anos este concurso, que se baseia na construção de presépios através de matérias-primas locais características da nossa cultura.

Parece-me que há uma tendência para as tradições morrerem. E nós lutamos todos os anos para que esta tradição não desapareça.” – afirmou Alda do Espírito Santo. A poetisa apelou ainda a participação de todos os jovens.

A UNEAS tem tentado recolher  os fundos necessários junto a algumas instituições e autarquias. No entanto, até agora não reúne meios suficientes para a realização do concurso.

A avaliação das obras será no dia 24 de Dezembro, todo o país e serão vencedores os 3 melhores concorrentes de cada distrito.

Katya Aragão

To Top