Desporto

GOA Vai Acolher a 3ª Edição dos Jogos da Lusofonia

A Republicjogos.jpga da Índia vai albergar a terceira edição dos jogos da lusofonia em 2013, depois de Portugal ter organizado a segunda edição deste evento cujo lema foi “A União mais Importante que a Vitoria”.

Está foi uma das decisões saídas da Assembleia-geral da Associação dos Comité Olímpicos de Língua Oficial Portuguesa (ACOLOP) realizada recentemente na capital portuguesa.

O estado indiano de Goa, outrora um território ultramarino português, tem agora pela frente um grande desafio que é de organizar os terceiros jogos da lusofonia.

Na mesma ocasião foi ainda decidido eleger o Comité Olímpico e Desportivo de Macau para presidência do Comité Executivo da ACOLOP.

Os representantes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Índia, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Sri Lanka e Timor-Leste, reunidos em Lisboa, optaram por, na sequência da desistência da candidatura brasileira à organização dos próximos Jogos da Lusofonia, entregar o evento a Índia, a qual tem agora a responsabilidade de preparar o próximo encontro multidesportivo dos países de língua e expressão portuguesa, dentro de três anos.

Entretanto, ficou ainda consensual, que a Republica Federativa do Brasil, deverá vir a assumir a organização da quarta edição deste certame, que deverão ter lugar em 2017.

Na ocasião, foi ainda eleito o novo Comité Executivo da ACOLOP, cujo mandato passa a ser de quatro anos  (de 1 de Janeiro de 2010 a 1 de Janeiro de 2014), tendo sido escolhido para a presidência do mesmo o Comité Olímpico e Desportivo de Macau.

A Assembleia-Geral da Associação dos Comité Olímpicos de Língua Oficial Portuguesa, decidiu igualmente aprovar um voto de louvor ao trabalho da comissão organizadora dos II Jogos da Lusofonia, que terminaram recentemente em Lisboa, assim como um voto de apoio à candidatura da cidade brasileira do Rio de Janeiro, à organização do maior evento desportivo do mundo”Os Jogos Olímpicos de 2016.

Jasí Ramos-Portugal

 

 

 

 

 

 

 

To Top