Desporto

 “Ouve lá, ó preto, vais superar o cancro e serás o maior”

É a história de vida de um filho de São Tomé e Príncipe. Ganhou medalha de Ouro no Japão, e é campeão do mundo em Judo. Um filho de São Tomé e Príncipe, que foi rejeitado pelas autoridades desportivas são-tomenses, com destaque para o Comité Olímpico do país. Chama-se Jorge Fonseca. Foi campeão do mundo em judo, defendendo as cores do país que o acolheu e apostou nas suas competências como atleta, Portugal.

Conheça a história de um filho de São Tomé e Príncipe, que na vida lutou e derrotou o cancro,  e no tapete de Tóquio venceu um judoca russo, e se sagrou campeão do mundo em Judo. Toda história numa entrevista exclusiva de Jorge Fonseca, ao jornal português Expresso :

Clique no LINK abaixo para conhecer a história do campeão do mundo que São Tomé e Príncipe viu nascer :

Abel Veiga

    6 comentários

6 comentários

  1. Boinal

    24 de Setembro de 2019 as 7:05

    Orgulho de Portugal!

    • MIGBAI

      24 de Setembro de 2019 as 12:46

      Há pois é, quando não se dá valor ao que se tem, que venha Portugal para nos apoiar e fazer brilhar.
      Grandes portugueses.
      Grande povo o de Portugal.
      Grande Portugal, que sendo pequenino em tamanho, consegue ter o melhor do mundo, desde o português secretário geral da ONU, a outras altas individualidades portuguesas no panorama internacional.
      Grande Povo este o português.
      Foi pena não terem batido o pé ao pinto da costa e canalha, e dizer-lhes, STP foram ilhas descobertas pelo povo português e serão ilhas portuguesas enquanto existir Portugal.
      Que pena não o terem feito.
      Finalmente um médico chamou preto a um preto, e ele em vez de se melindar como tantos ignorantes que existem aqui, teve pelo contrário um comportamento de gratidão e elogio que lhe deu força para ser hoje o que é.
      Os meus parabéns Jorge Fonseca, és um preto, um campeão que passei a gostar como homem integro, como atleta e como lutador contra o cancro que venceste com o apoio dos portugueses e desse médico branco Dr.Passarinho.
      Venceste duas duras provas, a desportiva e o cancro.
      Mais uma vez, os meus parabéns para ti duplo CAMPEÃO, filho da minha terra, adotado por esse povo magnífico de Portugal.

      • ONDE MESMO?

        24 de Setembro de 2019 as 14:47

        O sr. tem cabeça dura. Sabe perfeitamente bem quem negociou a independência de STP com Portugal, mas insiste em dizer que foi o Pinto da Costa. Que ódio visceral o sr. nutre por Pinto da Costa. Entretanto, para su próprio bem e para que não volte a cometer erros de palmatória, quem negociou de principio ao fim com Portugal a independência de S. Tomé e Príncipe foi MIGUEL TROVOADA e não Pinto da Costa. Deixe de ser casmurro homem, isso cansa, sempre a bate na mesma m***a de tecla.

        • MIGBAI

          24 de Setembro de 2019 as 21:06

          ONDE MESMO?
          Eu sei muito bem qual a intervenção desses dois canalhas na triste independência de STP.
          Acredite no que lhe digo, a intervenção do pinto da Costa e o desejo de ser presidente deste quintal foi desmedida.
          Sei muito bem o que digo porque assisti a muito da guerra política deles.
          O meu caro deve saber o que lhe contaram, mas eu vivi a experiência de assistir a muita coisa vergonhosa.

  2. Eusébio

    24 de Setembro de 2019 as 9:03

    Grande Jorge Fonseca “Iva” meus parabéns brother, sei muito bem o que passaste até chegar aonde chegaste, ultrapassaste barreiras mostraste vontade, garra, força, raça e determinação, venceste a doença e conquistaste o mundo. De resto meu mano é como falamos sempre “o resto é sempre o resto” bola para frente e dentro de dias estaremos juntos de novo.

  3. Miguel Teixeira

    24 de Setembro de 2019 as 15:18

    Brilhante história de vida, tinha conhecimento mas não com esta profundidade, partilhei no meu FB com uma dedicatória também ao Dr Passarinho, a quem eu ofereci faz alguns anos uma caixa com flores de São Tomé e Príncipe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo