Destaques

Presidente da Guiné-Bissau divulga fotos em rede social após “tentativa de golpe”

PARCERIA – Téla Nón / Rádio ONU

Umaro Sissoco Embaló demonstrou “situação normalizada” após invasão do Palácio Presidencial por homens armados; jornalista da TV estatal, Amatijane Candé, fala à ONU News sobre incidente que foi contido por forças governamentais nesta terça-feira.

Guiné-Bissau viveu momentos de grande sobressalto esta terça-feira, 1 de fevereiro, quando homens armados tentaram invadir as instalações do Palácio do Governo, onde decorria uma reunião extraordinária do Conselho de Ministros.

A reunião, dirigida pelo presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, também contava com o primeiro-ministro e outros membros do governo guineense.

Alarme

Os disparos de armas automáticas, que foram ouvidos nas imediações do Palácio, ativaram o alarme criando momentos de pânico em Bissau e resultando no encerramento de mercados, escolas e administração.

O presidente Sissoco Embaló divulgou imagens na sua rede social ao lado do ministro do Interior e do vice-chefe de Estado Maior das Forças Armadas no seu gabinete de trabalho.

Analistas dizem que a sublevação acontece em meio aos rumores sobre a possível morte ou pedido de demissão do Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas, Biaguê Nantam, que se encontra em tratamento médico no exterior e vem na sequência de uma remodelação governamental que não terá agradado os partidos da coligação que suporta o governo.

Meios locais de comunicação relataram que houve mortes nas forças de segurança da Presidência e que quatro feridos teriam dado entrado no Hospital Nacional Simão Mendes.

A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, Cedeao já condenou a tentativa de golpe, assim como o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres.

*Colaboração de Amatijane Candé da TV Nacional Guiné-Bissau.

3 Comments

3 Comments

  1. Bôbu

    2 de Fevereiro de 2022 at 21:56

    O culpado disso tudo é deste desgraçado de presidente sissoco. Pena que não o caçaram.

  2. Inventona

    3 de Fevereiro de 2022 at 8:09

    Tretas, recordam o que aconteceu em STP? Sissoco é amigo de quem? Patrice Trovoada tudo simulação

  3. Margarida lopes

    3 de Fevereiro de 2022 at 10:59

    Este cara, El Moktar Oumarou SiSSOKO, mais conhecido por MALIANO (sua origem genuina), açambarcou o PODER, é um presidente IMPOSTOR,porque nunca foi eleito pelo povo bissau-guineense (de fontes concordantes e reais), foi ele mesmo quem complotou esta falsa ATENTONA/pretendido GOLPE DE ESTADO, mandou matar INOCENTES ( até entao sabe-se de 11 vitimas assassinados). Sabendo como sao os bissa-guineenses, o El Moktar Sissoco està tentando eliminar as pessoas que lhe incomodam paraa seguir atingiro seu principal rival de sempre, que é o presidente do PAIGC na pessoa do Domingos Simoes Pereira. El Moktar jà correu com o seu camarada de TRAFICO o Braima Camarà. O DESFECHO desta situaçao catastrofica vai ser FATAL para o El Moktar Sissoko, porque o povo bissau-guineense é RANCOROSO e VINGATIVO.
    Bem haja!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top