O suspeito de agressão e sequestro de uma cidadã portuguesa, continua a monte. De nome Pajó é considerado pelas autoridades como bastante perigoso, e está armado.
Condenado com pena máxima de 25 anos de prisão, por causa de vários crimes já praticados, o suspeito foi posto em liberdade pelo juiz do supremo tribunal de justiça por alegada deficiência física.
Segundo a polícia o cidadão Pajó usa uma cadeira de rodas durante o dia, mas a noite pula cercas e assalta quase tudo.
Pula tanto que desde o sequestro de uma cidadã portuguesa na última sexta-feira, está a monte e sem dar hipóteses à Polícia Judiciária.

A Ministra da Justiça e dos Direitos Humanos Ilza Amado Vaz reconhece que o homem que está a monte tem um longo cadastro de prática de crime.
«Penso que neste momento deve-se averiguar em que base foi feito o relatório. Em que base o juiz autorizou a saída de um recluso em que aquilo que consta nos processos e no registo criminal e nos registos dos serviços prisionais, ele tem 25 anos de prisão e se não fosse a pena máxima aplicada em São Tomé e Príncipe ser de 25 anos, ele estaria a cumprir 50 anos de prisão», revelou Ilza Amado Vaz.
Na polícia judiciária o Téla Nón constatou que os agentes estão envolvidos numa operação para capturar o suspeito do crime contra a cidadão portuguesa. Mas até agora sem sucesso.
De visita aos serviços prisionais e de reinserção social a ministra da justiça e dos direitos humanos contestou o relatório médico elaborado ao que tudo indica com o conhecimento da Ordem dos Médicos e do ministério da saúde, que considerou Pajó como deficiente físico. Contestou também a decisão tomada pelo juiz do Supremo Tribunal de Justiça, que em função do relatório médico mandou soltar no mês de Março de 2023 o recluso multireincidente.
«Trata-se de um recluso que os serviços de investigação criminal conhecem bem, que os serviços prisionais conhecem bem e que os tribunais conhecem bem. O juiz decidiu libertar na base de um relatório que diz que o recluso tem problemas de mobilidade. E agora estamos a colocar todo o sistema policial a correr atrás de alguém que ontem não podia correr», frisou a ministra da justiça.
Ilza Amado Vaz, acrescentou que a ordem dos médicos exite e conhece as regras, o ministério da saúde « pode averiguar o caso, e a nível judicial também pode-se averiguar se a lei foi respeitada», concluiu.
A Polícia Judiciária promete não descansar até prender Pajó. Um cidadão multi reincidente na prática de assaltos a mão armada e violação de mulheres, mas que nos últimos meses foi dado como deficiente que usa cadeira de rodas.
Abel Veiga

EX
13 de Setembro de 2023 at 9:16
Pais de 1 de Junho, estamos a brincar de ser um Pais, todos são malandros.
E agora que confusão, afinal o Homem é deficiente ou não^.
Esse Medico que emitio o relatorio, não especificou qual a graviadade da deficiencia. E o Juiz não leu o Relatorio Medico completo.
Afinal e agora quem cometeu o erro.
Agora os policiais vão fazer exercicios e bancar atleta atras de um falso deficiente. ou agora Caderantes em STP correm mais que os policiais.
Batepa
13 de Setembro de 2023 at 9:47
Típico de um Filme.
Espero que se consiga esclarecer deforma clara todo esse processo.
Os bilhetes de passagem custam olhos da cara e se adicionarmos a insegurança, aí sim não teremos Turismo.
Ainda vamos a tempo de reverter a situação.
DEUS abençoe STP.
Cobra branca
13 de Setembro de 2023 at 10:12
Só na gruta
Manuela Pedroso
13 de Setembro de 2023 at 10:15
Tanto o juiz que mandou soltar, como o médico que elaborou o relatório, assim como todos estes ditos advogados como Mike João e o tal que disse que é neto de San Tué que se encontra em Portugal a mandar bocas, deviam estar neste momento nas grades a substituir o tal delinquente que eles andaram a apoiar
Margarida Lopes
13 de Setembro de 2023 at 20:23
Os DELINQUENTES ,criminosos, assassinos estão todos na poltrona da dita alta ESFERA do PODER…o exemplo n°1 é o PRIMER MINISTER na pessoa do maior desgraçado e vagabundo de STP.Se ele não está preso, se ele nunca foi responder as numerosas convocações da JUSTIÇA, qual outro delinquente vadio é que vai responder ? Comecem a dar exemplo de julgar e de condenar os piores safados criminosos do país antes de se implicarem com os outros desequilibrados.
luisó
13 de Setembro de 2023 at 14:20
Se o tipo estava condenado a 25 anos de prisão foi solto por causa de um atestado médico de incapacidade motora ?
Ele não pode cumprir mesmo que seja inválido ?
E como pode um juíz, seja lá ele qual for, mandar libertar um individuo condenado a 25 anos por um tribunal?
Existe tribunal de execução de penas em stp ?
Ele só pode ser libertado quando cumprir pelo menos 4/5 da pena e mesmo assim tem de ser tudo avaliado.
Enfim…..
Criança só porque veste calça do pai não fica adulto…..
Observador
13 de Setembro de 2023 at 19:29
Já deve estar a Portugal a estudar na academia militar.
Plôcô de Obolongo
13 de Setembro de 2023 at 19:40
Coincidência, julgamento do caso de d5 de novembro a porta, delinquente perigoso a solta, governo manda recuperar todas as armas…..
Z boy
14 de Setembro de 2023 at 6:18
Esta polícia é muito boa… kkk
Clemilson brasileiro
15 de Setembro de 2023 at 0:40
Cadeirante não pode ser preso em São Tomé e Príncipe ????