Economia

Ministério da Agricultura procura relançar a produção do cacau no país

O ministro dcacaoiro-com-cacau-maduro.jpga Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, Xavier Mendes, que se reuniu com os técnicos afectos ao seu ministério, compradores de cacau e a Federação Nacional dos Pequenos Agricultores, procurou encontrar pistas para aumentar produção do cacau. O encontro visava fazer o balanço da produção do cacau no ano transacto e traçar directrizes com vista ao aumento da produção e a melhoria da qualidade deste produto  em S.Tomé e Príncipe.Neste encontro estiveram em análise os estrangulamentos, os sucessos e os insucessos do ano passado de forma que o ministério esteja preparado para a nova campanha que se aproxima com vista a alcançar melhores resultados durante o presente ano.

Durante o encontro chegaram a conclusão que no ano 2008 uma grande percentagem das plantações de cacau foi abandonada. Para este ano o governo prometeu criar uma equipa de fiscalização às áreas abandonadas e junto aos produtores discutir e conhecer as causas que levaram ao abandono destas áreas e só depois uma tomada de posição que poderá passar por retirar terra a estes produtores.

Chegaram ainda a conclusão que os produtores não tinham alguns produtos como sulfato de cobre e raticida e de máquinas de pulverização, que contribuíram para a quebra de produção no ano passado. O Ministério da Agricultura está preocupado com o assunto e espera que antes da grande campanha que pensa levar a cabo, os produtores tenham equipamentos para trabalhar.

Além disso, vai criar condições para dar assistência técnica nas comunidades, uma vez que os agricultores inseridos na produção convencional não têm tido assistência técnica por parte do ministério da Agricultura.

Fernando Ramos

To Top