No ano dedicado ao desenvolvimento sustentável e a protecção do meio ambiente, S. Tomé e Príncipe entra na rota do turismo ecológico. O Complexo Turístico de Paria Inhame no sul da ilha de São Tomé, comprova que o país caminha na direcção do turismo ecológico.
Desenvolvimento sustentável está na moda. A expressão lançada nos anos 90 faz parte hoje do vocabulário internacional, na medida em que evoca a necessidade de promover o desenvolvimento da humanidade sem comprometer as gerações futuras.
É consensual que o crescimento económico e a ganância do lucro não devem ser almejados a qualquer preço, colocando em perigo a sobrevivência de povos e nações.
A aplicação desta consciência colectiva de preservação da natureza à actividade turística engendrou o conceito de turismo ecológico. Ecoturismo.
Ecodesenvolvimento significa procurar, sempre que possível a harmonia entre o crescimento económico e a natureza.
Cada vez mais os turistas fogem do stress e das azáfamas das grandes cidades e partem a procura de locais exóticos, onde a principal motivação da viagem é o desejo de ver ecossistemas no seu estado natural, vida selvagem.
No entanto, encontrar o equilíbrio entre os interesses económicos que o turismo estimula e promover actividades que preservem o ambiente não é tarefa fácil. Mas nesse aspecto S. Tomé e Príncipe soma pontos e é um destino a ser explorado. O complexo turístico de Praia Inhame no sul da ilha é um exemplo de turismo verdadeiramente ecológico e amigo do ambiente.
Partindo da capital e depois de duas horas de estrada, descobre-se uma unidade turística, onde o casamento do lazer com a natureza é perfeito. Ali tudo é natural. Os bungalows são todos construídos a base de madeira local e a poluição sonora foi substituída pelo chilrear dos pássaros.
Atento a necessidade de preservar o ecossistema, o complexo turístico de Praia Inhame esta num ponto isolado, numa das praias mais bonitas da zona sul. O esplendor da sua beleza contribui para o sossego dos visitantes. A tranquilidade é total.
O local não tem rede eléctrica, nem gerador e toda energia que alimenta o complexo é produzida pela força do vento e painéis solares, em perfeita harmonia com o verde natural da ilha. Um exemplo de como se pode aplicar a tecnologia das energias renováveis sem ofender o meio ambiente.
É uma ideia única e inovadora que faz de S. Tomé e Príncipe um destino turístico aprazível, digno de ser visitado.
Téla Nón

Gilberto
12 de Junho de 2012 at 16:45
Um lugar encantador e digno de ser visitado.
Parabéns Nazaré!
Rosa Preta
12 de Junho de 2012 at 18:11
Até que enfim uma pulitica seria sobre energias renovaveis no nosso pais!! Faz bem lêr nuticias dessas, esperando que esse tipo de projeto seja generalisado no nosso stp e que se transforme numa prioridade nacional. So assim podemos sair pouco a pouco da dependencia. Parabens a toda equipa de trabalho desse projeto!!Bravo.
Argenezio Antonio Vaz
12 de Junho de 2012 at 19:39
Ja estive la, vão la, um bom lugar.
Boa ideia, ainda dizem que os santomenses não são bons. Se houvesse mais apoio e gostar da terra por partedos politicos, os santomenses estariam melhor
paparazzi
12 de Junho de 2012 at 23:05
boa noticia
por favor alguem pode ajudar me a chegar a praia ynhame o contacto telefonico e sua real localizacao e bonito ver sao tome e principe a desenvolver no turismo
bem haja
Lu
13 de Junho de 2012 at 9:22
Iniciativas como estas devem ser encorajadas. Sucessos para o mentor da iniciativa!
Zeme SOOO
13 de Junho de 2012 at 9:31
Viva democracia
Viva Pinto da Costa
Viva Osvaldo Vaz futuro Primeiro-Ministro
Viva STP
Kanimabo
13 de Junho de 2012 at 15:19
O que é que Pinto da Costa o Osvaldo Vaz têm a ver com esse empreendimento? Zeme Sooooo, diz-me de uma iniciativa privada preconizada por esses dois camaradas?
malebobo
13 de Junho de 2012 at 12:26
O mentor desta iniciativa bem haja, é bom que outros apredam a fazer o mesmo em vez de estarem a competir em viaturas, ok, fui
Põe boca não tira
13 de Junho de 2012 at 18:02
Parabens pela iniciativa, continuem assim….. que Deus vos abençoará…..