Economia

STP recebe um impulso de 15 milhões de dólares do Banco Mundial

WASHINGTON, 29 de Agosto  de 2023 —Com vista a continuar a apoiar os esforços de recuperação e de reformas estruturais de São Tomé e Príncipe, o Banco Mundial está a apoiar o país com uma Operação de Política de Desenvolvimento (apoio orçamental) no valor de 15 milhões de dólares, que irá impulsionar os esforços do governo para o alcance da estabilidade macroeconómica e um crescimento resiliente.

TO apoio orçamental aprovado, o terceiro de uma série de três, continuará a ajudar o governo na implementação de reformas fundamentais visando alcançar-se um crescimento económico robusto, a criação de emprego e o desenvolvimento do capital humano através do reforço da mobilização das receitas internas, da estabilidade do sector financeiro, da sustentabilidade e estabilidade do sector da energia e do reforço do sistema de proteção social.

Apesar de um regresso gradual do sector do turismo, que constitui uma das principais âncoras da economia, os efeitos persistentes da pandemia de COVID-19 e dos choques globais continuam a pesar na economia e a afetar os meios de subsistência das pessoas.

“A aprovação desta operaçãol reafirma o compromisso do Banco Mundial em continuar a apoiar os esforços do governo para implementar reformas importantes que ajudarão o país a reforçar a sua resiliência aos choques externos e a alcançar o desenvolvimento social e económico a médio prazo”, afirmou Juan Carlos Alvarez, Representante do Banco Mundial para São Tomé e Príncipe.

Fonte : Gabinete de Comunicação do Banco Mundial – Parceria com o Téla Nón

2 Comments

2 Comments

  1. Luis

    1 de Setembro de 2023 at 7:57

    Será que é desta que acontece a remodelação da estrada para o sul?

  2. Carlos Semedo

    1 de Setembro de 2023 at 11:47

    Destes 15 milhões, convençam o doador a aceitar a utilização dos seus 5 milhões par implementação de mini centrais fotovoltaicas para diminuir a dependência do país ao gasóleo para produção de energia eléctrica. Este valor de 5 milhões poderá ser recuperado em 2 a 3 anos com poupança da importação de gasóleo para produção de energia. Está poupança, poderá ser re-investida na instalação de mais centrais fotovoltaicas e assim sucessivamente, até o país atingir a autosuficiência energética. Portanto, com apenas 5 milhões de dólares hoje e com uma boa e seria gestão no domínio de centrais fotovoltaicas, STP podera iluminar a longo prazo, o uso de gasóleo na produção de energia e poupar eternamente imensos recursos que servirao para investir na economia e não so. Basta apostar a sério. Cérebros de gafanhotos

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top