Economia

Banco Mundial aprovou novo programa de ajuda financeira para São Tomé e Príncipe

O novo quadro de apoio financeiro do Banco Mundial para os próximos 5 anos, foi concebido em conjunto com os técnicos nacionais. São Tomé e Príncipe definiu as acções prioritárias a serem desenvolvidas.

«Temos as áreas que vocês consideraram como prioritárias, e o Banco Mundial atribuiu um valor agregado para poder contribuir para o desenvolvimento económico e social do país», afirmou Juan Carlos Alvarez, representante do Banco Mundial para São Tomé e Príncipe e Angola.

Foi nas instalações do Banco Central de São Tomé e Príncipe, e durante a cerimónia de abertura dos trabalhos de revisão da carteira de projectos financiados pelo Banco Mundial em São Tomé e Príncipe, que o representante deu a boa nova.

«Este novo quadro de cooperação foi submetido ontem (terça – feira) ao nosso conselho de administração em Washington DC e foi aprovado. Queria partilhar com vocês essa notícia porque foi um trabalho conjunto de nove meses e finalmente foi aprovado», acrescentou.

Na abertura da sessão de revisão da carteira de projectos Juan Carlos Alvarez, defendeu a melhoria da coordenação das acções dos diversos parceiros. Elemento fundamental para que os projectos tenham impacto, na melhoria de vida das populações.

«São Tomé e Príncipe depende muito do financiamento dos parceiros de desenvolvimento. E se os financiamentos não forem bem coordenados não terá grandes proveitos. Se o BAD está a fazer outra coisa, o Banco Mundial outra, e os Estados Unidos outra… e se não estivermos a trabalhar em coordenação, não terá impacto», alertou.

A carteira de projectos do Banco Mundial para São Tomé e Príncipe está avaliada em 225 milhões de euros. Valor que é investido em 10 projectos que cobrem os sectores sociais e económicos. A protecção social, a saúde, e a educação, são os pilares do sector social que beneficiam de financiamentos do Banco Mundial.

O combate às mudanças climáticas, beneficiou de projectos estruturantes executados pelo projecto WACA.

As infra-estruturas absorvem 50% do valor total da carteira de projectos. O Banco Mundial já reabilitou os primeiros 12 quilómetros da estrada nacional número 1 (cidade de São Tomé à Cidade de Guadalupe), e projecta financiamentos para extensão da obra de reabilitação por mais 15 quilómetros, até a cidade nortenha da ilha de São Tomé, Neves.

A transição energética é outra prioridade. A instituição financeira internacional, tem em carteiras cerca de 30 milhões de euros, para financiar projectos de produção de energia renovável em São Tomé e Príncipe.  

O Ministro das Finanças Ginésio da Mata que é o representante do país no Banco Mundial, apelou a maior absorção da nova dinâmica que o Banco Mundial pretende imprimir através da revisão da carteira de projectos.

«Interiorizem a nova dinâmica do processo, relativamente a execução de projectos e que as sessões técnicas sejam de discussões e acertos finais em prol da absorção das directrizes do governo», frisou o ministro das finanças.

Financiamento do Turismo Sustentável, é o mais recente projecto do Banco Mundial para São Tomé e Príncipe.

Abel Veiga

16 Comments

16 Comments

  1. Jose Rocha

    24 de Janeiro de 2024 at 14:30

    Parabéns ao ADI. Parabéns ao governo.

    • Martelo da Justiça

      24 de Janeiro de 2024 at 20:49

      O que é que ADI fez de especial para ser felicitado???
      Temos que deixar dessas bajulações que não fica bem.
      O Branco Mundial trabalha sob princípio de continuidade do Estado. Os nossos políticos têm que aprender isso. Uma das obras que vai ser financiado agora é troço Guadalupe/Neves que já estava previsto mas que ainda não tinha financiamento. O financiamento anterior contemplava apenas Cidade capital/Guadalupe. O projeto foi negociado pelos governos anteriores.
      E não pensem que o governo vai gerir esse dinheiro. Tirem o cavalinho da chuva. Ainda bem!!! Há muitos apetites por aí…

  2. Banco Mundial

    24 de Janeiro de 2024 at 16:02

    225 milhões de euros, cinco anos não é suficiente sobretudo quando se rouba dinheiro do Banco Mundial em STP, projectos irealizados.
    O FMI ainda nāo Deus nada.
    Como é que vão pagar os funcionários público?
    O Orçamento Geral do Estado anual é mais de 150 milhões de euros. Como será resolvida essa questão?
    Banco Mundial está fazendo essa jogada para observarem como o Governo vai gerir Este empréstimo de dinheiro. É dívida ao país e o povo terá prejuizo se deixaram todos os projects corrompem e apodrecerem na corrupção.

  3. Luís Gonzaga Pinto da Gama Abolicionista Mulato

    24 de Janeiro de 2024 at 16:50

    Quando é que os mulatos e negros corruptos de São Tomé e Príncipe vão começar a devolver o dinheiro que Banco Mundial nos emprestou ao longo dos anos? O corruptos roubáramo-nos
    FMI ainda não disse nada sobre a disponibilidade de verbas para sustentar o Orçamento Geral do Estado.

    Os negros e os mestiços de STP querem exploração, opressão, e corrupção ou já não querem?

    Em África existia bons exemplos da identidade africana, hoje, mais pobreza e mais dificuldades. Qual é a origem de tudo isso?

    Os negros e mulatos de STP ainda não encontraram o rumo a seguir.

    Em Brasil, os negros e os mestiços estão a padecer porque os brancos conseguiram dominar e combater os freedom fighters Brasileiros. A Europa está usando a mesma estratégia em África. Com as ideias nefrálgico lãs dos brancos judeus. Brasil sofre o mesmo problema hoje. Resultado, mais violência. Crimes e assalteadores todos os dias.

    Em STP, negros e mulatos roubaram muito dinheiro do Banco Mundial. Depois chamam-se de intelectuais à favor de escravidão.

    Li um pouco sobre o Luís da Gama. Não vejo nenhum mulato em STP com a mesma energia e valor comparável a este homem Brasileiro.
    Negro intelectual contra escravatura e contra opressão. “Freedom fighter” lutador pela liberdade de todos os oprimidos e explorados.
    Político ativista mulato/mestiço Brasileiro.
    Gerou indignação da elite.
    Conseguiu ser jornalista, advogado, poeta, autor, sem frequentar uma universidade.
    Filho de pai branco e mãe negra.
    Foi escravo aos 10 anos de idade.
    Luís Gama para além de ser recusado uma educação formal académica, e por conseguinte analfabeto à quase duas décadas, até os 17 anos, ele não se deixou em desespero.
    Derrotou os brancos no tribunal enquanto defendeu os outros. Lutou e superou todas as expectativas.
    Não obstante aos obstáculos, Luís Gama conquistou judicialmente a própria liberdade e começou a trabalhar como advogado em favor dos que não tinham liberdade, e aos 29 anos de idade já era um autor consagrado e considerado o maior abolicionista do Brasil.

    Banco Mundial não vai nos ajudar a sair do buraco. Lembrem-se disto. Temos que deixar de roubar e viver dentro das nossas possibilidades e procurar fazer melhor.

    A percurso histórico di Luís Gama, da ou não da inspiração?

  4. José Guadalupe

    24 de Janeiro de 2024 at 17:41

    Esperemos que este valor será aplicado conforme o planeamento inicial e sem desvios para outros fins impróprios que possa vir colocar em causa outros financiamentos, obrigado

  5. Eleições em 2026

    24 de Janeiro de 2024 at 18:43

    ¿Qué hay de nuevo?

  6. Jorge Semddo

    25 de Janeiro de 2024 at 4:37

    30 milhões de EUROs para transição energética? Muitíssimo boa notícia para balança de pagamentos do país, para todas populações do país. De acordo com a experiência do país nesta matéria, cada Mega Watts de energia solar tem custado ao estado, cerca de um milhão de Dólares. Contas feitas, 30 milhões de EUROs deste acordo destinados a transição energética dariam pára instalação de aproximadamente 30 Mega Watts de energia solar em STP, o que superaria as necessidades globais actuais de STP em energia, segundo as autoridades santomenses. Isto pouparia no mínimo, 27 milhões de dólares anuais ao Estado, na compra de combustíveis para geracao de energia.
    Considerando o grande impacto positivo que este projeto terá em todas esferas da vida do país (podendo considera-lo como uma bola de neve na económia, sociedade, Administracao Pública, prestação de serviços, Educação noturna, turismo, actividades parlamentares, tribunais,etc, etc, do pais). Todos sectores que dependem de uma energia estável sairiam a ganhar. O país pouparia muitos milhões de dólares com importação dos combustíveis anualmente.
    Sinto-me feliz pelo facto de os parceiros internacionais terem lido e concordado com as minhas constantes lamentações, críticas e sugestões sobre esta matéria postadas neste portal. Tenho até avançado 30 milhões para acabarmos com está pouca vergonha de constantes apagões em STP, por falta dos combustíveis.
    Finalmente, mais um pedido ao Banco Mundial: tendo este acordo uma vigência de 5 anos, nao esperem concluir este ambicioso e valioso projeto de transicao energética em 5 anos. Concluam, invistam os 30 milhões, no primeiro ano deste acordo e tragam a felicidade a todas populações deste país. Não adianta implementar Reforma da Justiça, com energia aos soluços – os computadores vão parar. Não adianta a Delegacia de Saúde funcionar 24/24 com energia a soluçar. Os serviços vai parar. A energia e fundamental, mas a energia térmica e um fardo muito grande para um país que depende da caridade internacional, porque insiste em não confiar nos seus cérebros, braços e pernas. Todos dirigentes inclusive as populações so pensam com o segundo cérebro, que são os intestinos. Recebem doações e créditos internacionais e devolvem tudo aos doadores e credores e com juros, em forma de compras de quinquilharias e bugigangas do Séc XXI: carros de luxo, viagens e futilidades.
    Um facto curioso: agora que o pt conseguiu um acordo “susgeneres” com a empresa turca, ultrapassando os parceiros internacionais na contramão, rapidamente o BM acordou. Cheque mate do pt. Quer queiramos, quer nao “Bila Caba” produziu efeitos.

  7. António Nazaré

    25 de Janeiro de 2024 at 7:33

    Da forma como é apresentada a informação, dá a entender que é um feito inédito. Nada disso.
    225 milhões, para 10 projectos durante 5 anos, dá uma média de 4.500.000 por ano para cada projecto. Isso é em média o financiamento que o banco mundial tem feito. Basta analisar AFAP, WACA, Apoio famílias carenciadas, dentre outros. Infelizmente os resultados tardam a aparecer, porque o investimento é mal feito…

  8. antonio almeida

    25 de Janeiro de 2024 at 8:39

    O dinheiro vai ser gerido directamente pelo Banco Mundial, para projectos concretos e delineados pelo BM para STP.
    Patrice Trovoada pode limpar boca no chão como galinha.

  9. Jose Rocha

    25 de Janeiro de 2024 at 11:05

    Esse jornal ê pertença dos militantes e simpatizantes do MLSTP/PCD/BASTA sendo que os aliados do governo actual e todos os que almejam o bem estar do pais não são bem vindos. A prova disso é que o Abel Viegas ira confirmar com a não publicação dessa minha mensagem.

    • Julio Neto

      26 de Janeiro de 2024 at 5:35

      Falso.FALSO.Este é o mais antigo, reputado e melhor jornal e jornalista do país.

    • Original

      26 de Janeiro de 2024 at 15:58

      Se fosse jornal de MLSTP/BASTA não haveria espaço para tanto desabafo dos cidadãos contra este Partido.Se fosse Jornal do ADI,adeuá congo.

    • Margarida Lopes

      26 de Janeiro de 2024 at 20:31

      José Rocha, vá pakispariu com a sua BANDA de FDP-ADI, onde se reuniu os maiores e piores MAFIOSOS da República de STP, inclusive você que é um deles disfarçado em JOSÉ ROCHA de m**da, um ca*rão sem co**ões. Deu a sua carocha com uma falsa identidade, senhor VALENTÃO puxa-saco. Goze e aproveite ao máximo porque cada dia que passa é um dia de MENOS…toda a vossa quadrilha vai desaparecer, o país vai eliminar todos os VAGABUNDOS BANDIDOS LADRÕES E ALTAMENTE PERIGOSOS para o DESENVOLVIMENTO e o bem estar de STP e da sua população, sobretudo os que não pactaram com esses CORRUPTOS CRIMINOSO de todo o bordo político MLSTP, PSD, BASTA e os mais FDP de todos ADI com o ditador sanguinário Patrice Trovoada e o seu sócio pigméu o maquiavélico AFONSO DA GRAÇA VARELA…este último vai dançar o TCHILOLI,a não ser que tenha o tempo de fugir( por um tempo, porque ele não escapará ao tratamento que merece, este patife precisa de receber uma boa correção.
      Estámos juntos e estámos todos preparados e prontos a agir no momento necessário. Dizia São Paulo,o último apóstolo ” NADA CHEGA ANTES da HORA, NADA CHEGA DEPOIS da HORA”. Pois é!

    • Jose Rocha

      27 de Janeiro de 2024 at 22:42

      Senhor “Margarida Lopes” ainda bem que não foi uma mulher mas, sim, um homem a escrever tudo isso, caso contrario diria que é a falta de uma boa rodada dada por um homem com as qualidades do Sr Guerras é que lhe fez escrever toda essa baboseira faltando respeito aos santolas

  10. Julio Neto

    26 de Janeiro de 2024 at 5:38

    Que seja absorvido e aplicado devidamente para o bem de todos.

  11. Jose Rocha

    27 de Janeiro de 2024 at 14:36

    Senhor “Margarida Lopes” ainda bem que não foi uma mulher mas sim um homem a escrever tudo isso, caso contrario diria que é a uma boa rodada dada por um homem com as qualidades do Sr Guerras é que lhe fez escrever toda essa baboseira faltando respeito aos santolas

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top