Política

Cidades de Santo António do Príncipe e Praia de Cabo Verde geminadas

Durante as celebraçsanto-antonio.jpgões do dia do descobrimento da ilha do Príncipe 17 de Janeiro de 1471, a capital cabo-verdiana ficou mais próxima de Santo António do Príncipe. O acordo de geminação assinado pelo Presidente do Governo Regional do Príncipe, José  Cassandra e Eulisses Correia em representação da autarquia cabo-verdiana, indica a formação profissional e o apoio institucional como áreas privilegiadas de cooperação.

Praia é a segunda autarquia cabo-verdiana que se gemina com Santo António do Príncipe. A forte presença da comunidade cabo-verdiana na ilha são-tomense, favorece a cooperação inter-municipal. Ulisses Correia representante da câmara da cidade da praia definiu o espírito do acordo assinado como sendo uma oportunidade de maior aproximação entre os habitantes do Príncipe e da capital cabo-verdiana. «Termos uma presença quer dos naturais do Príncipe, quer da nossa comunidade residente aqui, na cidade de Paria. Vamos estimular esses intercâmbios para haver cada vez mais aproximação. O que temos estado a fazer no domínio da cooperação é precisamente transferir esses dados para a população, para que sintam que essas cooperações têm sentido na vida das pessoas», declarou o autarca da praia.

O governo regional da ilha do Príncipe, também defende maior aproximação entre os cidadãos. «Um contexto de geminação que permitirá facilitar a aproximação entre as nossas populações, o fomento do intercâmbio de ideias, de experiências, e soluções para os problemas comuns», realçou José Cassandra.

As duas capitais africanas, pretendem dinamizar a formação profissional, e incrementar o intercâmbio institucional.

Em busca de mais parceiros para apoiar o desenvolvimento da região autónoma, José Cassandra tem na agenda a assinatura do acordo de geminação com a cidade portuguesa de Faro. Os princípios do acordo foram delineados durante a realização no ano passado das jornadas europeias de desenvolvimento que decorreu em Estrasburgo.

Abel Veiga

To Top