Política

África do Sul estuda mercado são-tomense e promete investir na comunicação social, principalmente a Televisão São Tomense

Comercbandeira-sul-africana.gifio e Turismo são as áreas identificadas pela delegação sul-africana para o investimento em São Tomé e Turismo. O interesse foi manifestado ao ministro do comércio, Celestino Andrade, pela delegação sul-africana que se encontra em S.Tomé e Príncipe. A embaixadora da África do Sul em São Tomé e Príncipe, também anunciou um projecto de apoio técnico e formação profissional dos jornalistas e técnicos da TVS.

Foi numa visita a estação da televisão são-tomense, que a embaixadora sul-africana, anunciou que o seu país tem portas abertas para receber quadros da televisão são-tomense, para formação. A diplomata sul-africana já está a acertar com as autoridades nacionais, a implementação do projecto que para além da formação de quadros, vai implicar o fornecimento de meios técnicos.

Por outro lado uma delegação sul-africana que se encontra no país, está a estudar com as autoridades nacionais as verdadeiras potencialidades de investimentos no arquipélago. “A proposta foi da gente ver a possibilidade de cooperação tendo em conta a experiência que a África do Sul tem na área do turismo e do comércio. Vermos as condições de desenvolvermos STP para a região. Usar STP como uma localização no Golfo da Guiné para prestarmos serviços nas áreas do turismo e do comércio”, explicou Jonathan Naidoo.

Segundo o representante do governo são-tomense as autoridades nacionais estão sensíveis com a proposta avançada. António Silva avançou ainda que é necessário pôr em prática o projecto, que em princípio deve começar pela formação do pessoal e pelos transportes, tanto aéreo como marítimo, para a ligação entre os dois países.

Fernando Ramos

To Top