Política

Mais de 2000 mil assinaturas confirmam Pinto da Costa como candidato às eleições presidenciais

Mais de 2 mil são-tomenses subscreveram a candidatura de Pinto da Costa ao cargo de Presidente da República. Garantia dada ao Téla Nón, por Jaime de Menezes, o mandatário de Pinto da Costa, que esta terça – feira depositou a candidatura junto ao Supremo Tribunal de Justiça.

Talvez para evidenciar a força da Candidatura de Pinto da Costa, ao cargo de Presidente da República, o mandatário Jaime de Menezes, fez questão de anunciar o número de assinaturas recolhidas. No total 2 mil assinaturas.

No entanto o Supremo Tribunal de Justiça, exigiu um máximo 500 assinaturas. Foi este o número de assinaturas que foi depositado no Supremo Tribunal de Justiça esta terça – feira assim como outras documentações exigidas por lei.

O acto de terça – feira, colocou Pinto da Costa como o Primeiro cidadão nacional a oficializar a sua candidatura junto ao órgão competente, o Supremo Tribunal de Justiça. Segundo Jaime de Menezes, Pinto da Costa deverá deixar São Tomé esta sexta – feira para participar no lançamento do seu livro em Portugal. A obra designada “Terra Firme” que o Téla Nón divulgou em primeira mão deverá de seguida ser lançada em São Tomé e Príncipe.

Pinto da Costa deverá anunciar de viva voz a sua decisão de concorrer pela terceira vez ao cargo de Presidente da República, após o regresso de Lisboa. «Ele não vai desistir, prova disso mesmo é a entrega da candidatura no Supremo Tribunal de Justiça. É uma candidatura de muita gente. Nós é que o convidamos para ser candidato. Uma candidatura independente. São gentes de vários quadrantes», assegurou, Jaime de Menezes.

Jaime de Menezes, vulgarmente conhecido por Jaimito, foi membro da Direcção do partido ADI, e actualmente militante do partido UDD, força política que agrupa dissidentes da ADI. Jaime de Menezes fez questão de dizer ao Téla Nón que o seu combate ao lado de Pinto da Costa não tem nada a ver com o seu partido. Na conversa com o Téla Nón, deixou claro que a candidatura de Pinto da Costa, agrupa gentes de diversos partidos políticos e cidadãos apartidários.

Abel Veiga

162 Comments

162 Comments

  1. Gigolo

    26 de Maio de 2011 at 9:44

    Agora estou ciente k com tantos candidatos, estamos perante um jogo de futebol.
    Espero k vença o melhor e k este dito melhor tenha como objectivo: melhorar STP, pensar em STP e o povo. Como presidente não poderá haver primeiro Eu e os meus familiares.
    K faça algo em beneficio deste povo, pois o vencedor será presidente de todos são-tomenses.
    E que ele se lembre foi o povo k o colocou aonde esta.

    • cumade

      26 de Maio de 2011 at 22:14

      Na conjuntura actual, marcada de oportunismo e aventureiros a presidente, acho que Pinto e Patrice (P&P) e a melhor solucao para mudar as coisas na republica.
      A conjuntura mundial e outra e nao havera espaco para “ditador” e pinto esta reciclado. Ele e o maior democrata de STP. Se nao quisesse duraria para haver abertura politica que nos levou a democracia. E nao houve derrame de sangue para a introducao de pluralismo democratico. Pinto e carismatico e ponto final.

    • Ernestino

      2 de Julho de 2011 at 18:29

      Caro compatriota aqui não está jogo de fotebol , mas sim uma análise objectiva dos cadidatos ,vê-se logo que o Srº Drº Manuel Pinto da Costa tem perfil de Intetilectual de todas Qualidades Técnicas Profissionais e Internacional para ser o Presidente da RDSTP ,para que STP afirma-se difinitivamente como uma Nação que cumpre a Leis nacinais e Leis Internacinais dando credibilidade ao investidores para que possamos sair da lista de Países de risco para investimento
      e criarmos outros condiºções de vida para o povo Santomense em cooperação com o Gorverno e Instituiç~es Internacionais.O SRº D5rº Manueel Pinto da Costa, nunca foi eleito pelo, mas sim eleição directa do partido MLSTP e primeira vez que poderia ter sido eleito em 1990 com abertura da Democracia o povo prejudicou-lhe ao manifestar a porta da casa da sua o que motivou motivou a sua no Hopital Dr António Agostinho que como Enfermeiro estive lá a trabalhar no qua achamos que ito não era justo,mas foi ao voto no 2º mandato do Srº Miguel Trovoada e ganhou mas o voto foi manipulado mas ele não quis contextar a eleição e se o fizesse ganharia. O Srº Drº MPC tem todas as condições para ganhar essas eleições com maioria absoluta na 1ª volta. Espero a boa vontade do povo Santomense já está farto de mentiras dos sucessivos presidentes.

  2. Maiker

    26 de Maio de 2011 at 10:11

    Avança Pinto da costa
    A comparar com outros palhaços que dizem ser candidato o pinto da costa possui o melhor perfil para o cargo de presidente da republica.

    • Felismino Bolivar

      26 de Maio de 2011 at 14:06

      Caro Dr. Manuel Pinto da Costa,

      Eu tenho um candidato que é de longe melhor que o Sr. Ele é o Dr. Filinto Costa Alegre.
      O curriculum Vitae do Sr. só tem uma coisa: Presidente da República entre 1975-1990.

      E o resto?
      Deu provas que melhorou as suas capacidades de liderança.
      Tem amigos novos? Ou seja, tem amigos que não sejam lideres corruptos que nos possa apresentar?

      Tem referências pessoais, isto é, alguém que possa dizer coisas abonatórias a seu favor, como por exemplo: “este indivíduo é trabalhador”

      O Sr. tem património? Fará uma declaração aberta ao povo, dizendo de onde vêm os seus bens?

      Será que poderá demonstrar que não são bens delapidados da Primeira República?

      Deixo estas questão na ânsia que sejam respondidas com civismo.

      Grande Abraço
      Felismino Bolivar

      PS: Não tenho interesse pessoal na Sua eleição ou não.
      Vivo em STP e acho que o seu perfil não se adequa ao país moderno com que sonho.

    • Lagaia

      26 de Maio de 2011 at 18:06

      Está aí um candidato a considerar. Vamos ver se também não tem o rabo preso.

      Muito bem Sr. Bolivar.
      É preciso ajudar a arranjar alternativas ao ditador, e refrescar a memoria dos nossos compatriotas.

    • moço lazon

      26 de Maio de 2011 at 18:57

      Óh meu caro so deves estar a sonhar com gatos, porque estás tuas perguntas não têm cabimento, logo de certeza que não haverá respostas.
      reflita melhor se queres mesno o melhor para o nosso país. Assim não chegas lá.

    • manuel sousa

      29 de Maio de 2011 at 5:45

      porque será que o pinto da costa tanto insiste em ser presidente?
      terá ele alguma maldade escondida? Ou quer se redimir das faltas que cometeu contra o nosso povo?
      Eu prefiro desconfiar.

    • manuel sousa

      29 de Maio de 2011 at 5:54

      ó moço lazom,só te faltam champô e esfoliante.
      perdoe-me, mas é o que deixas antever.

    • Felismino Bolivar

      26 de Maio de 2011 at 22:11

      Os meus amigos não me conseguem responder isso. Que pena!

      É este presidente que querem para o país?

      São outros que não amam esta terra.

      Abraços e Bjs
      FB

    • Helves Santola

      29 de Maio de 2011 at 17:14

      Pois é…vc está a agir como ativista e não como cidadão!! Lamentável!

  3. Franco e Aberto...!

    26 de Maio de 2011 at 10:13

    Acho bem que ele vá como INDEPENDENTE, porque STP precisa neste momento de alguém com capacidade de congregar os são-tomenses. O candidato Pinto da Costa fará uma boa dupla com o Patrice Trovoada na busca de soluções para dos grandes problemas da Nação

    • Lagaia

      26 de Maio de 2011 at 11:32

      Este homem demonstrou durante 15 anos de presidência incompetente e destrutiva, e mais 20 anos de silencio, que não é solução para STP.
      É assim tão difícil de perceber?
      ACORDEM

    • Franco e Aberto...!

      26 de Maio de 2011 at 12:13

      É difícil perceber a tua fraca visão do futuro… mas, enfim vc é que sabe!

    • Lagaia

      26 de Maio de 2011 at 12:42

      Caro Amigo
      Vejo o futuro com gente nova (não necessariamente em idade), em que possamos pelo menos dar o beneficio da dúvida.
      o Pinto, nem isso merece.
      Pois teve tempo de sobra (15 anos) para fazer algo pelo País e …NADA
      Teve 20 anos para se retratar e ….. NADA
      Sinceramente não percebo o interesse nesta candidatura.
      Estou a espera que alguém me elucida.

    • Mimi

      26 de Maio de 2011 at 13:17

      O Sr. Pinto da Costa governou em circunstancias totalmente diferentes das de hoje. A democracia tem outrs regras! Ele concorre agora a Presidente sujeito a uma constituicao diferente da de entao. Nao é a mesma coisa governar-se num regime ditatorial vs um democratico.
      Por outro lado quem nos garante que a “maré” de sangue novo/gente nova nos leve a algum porto?

    • Helves Santola

      29 de Maio de 2011 at 17:17

      Teve 15 anos a trabalhar com escassos recursos, com gente não formada….uma pessoa conseguiria dar conta disso? Pinto da Costa era jovem e inexperiente quando governou STP….como é que ele poderia transformar esta ilha de quadros pobres em potência mundial???? Acordem, vamos pensar no futuro minha gente!!!!

    • leonel pinto

      26 de Maio de 2011 at 17:09

      francamente, memória curta…

    • baga

      27 de Maio de 2011 at 22:06

      Gente nova para roubar mais,para com isso povo burro.Forca Pinto,pais precisa de te.

    • Empandalho

      26 de Maio de 2011 at 13:34

      O sr é muito ingénio;Os dois são preguiçosos.

  4. Lévé-Léngue

    26 de Maio de 2011 at 10:53

    Bô bila bi??? Bô tê téma!!! Nada tenho contra a pessoa do Dr. Manuel Pinto da Costa, mx herdo um distinto sentimento transmitido de geração a geração. Apesar das recordações q todos temos, antes ele do q esses mini-pré-candidatos… Que remédio? enfim… Agora esperemos pelos resultados dos urnas e q vença o vencedor.

    • leonel pinto

      26 de Maio de 2011 at 17:11

      não seja assim, meu caro…

    • Helves Santola

      29 de Maio de 2011 at 17:19

      Pois é…está a aqui um comentário independente, de cidadão…eu tbem ñ tenho nada contra nem a favor de MPDC, mas ele é tradicionalmente mais carismático do que os outros candidatos, acabou, que vença as eleições!!!

  5. Liedson

    26 de Maio de 2011 at 10:59

    Alguem me pode esclarecer se o tal Jaime de Menezes, mais conhecido por Jaimito, que foi do ADI e agora do UDD é mesmo aquele em que estou a pensar!!!!!!! Será aquele que durante a primeira metade do Periodo de Mudança nunca se cansava de dizer publicamente cobras e lagartos sobre o Pinto da Costa???? Êlê mé???? Sumu ê Mixicodji!!! Pia mó zêntxi bilá ê!! O que terá Pinto da Costa feito no entretanto para que o Jaimito venha descarradamente ao público como seu mandatário e nos diga que ” É uma candidatura de muita gente. Nós é que o convidamos para ser candidato”. O Jaimito deveria explicar-nos isto melhor!
    Haja jogo de cintura! Haja pobreza! Outrora os rancores e desafectos do Jaimito em relação ao Pinto e o seu regime foi a base de toda a actuação política dele no ADI e o denominador comum das alianças políticas que fez. Será que a aliança ao Pinto surge exactamente pela decepção havida com os trovoadas que ele defendia politicamente com todo vigor?

    • da costa

      26 de Maio de 2011 at 19:25

      kes es de onde vez pra julgar os outros , tu tb te eskeces ke o jaime tb apoiou o fradike melo de menezes ….. pensa no futuro de sao tome pk eles e ke tenhem ma famas e outros ke sao curruptos tu esqueces-te deles ….. mais uma vez meus caros cidadoes abrem os olhos xxxxxxxxxxxxxxxxx

    • h silva

      26 de Maio de 2011 at 22:17

      oh liedson,nunca na vida fizeste apostas k depois arrependestes?esse homem tinha outra visao de sao tome e principe,fez as suas apostas fracassada e depois esta cansado de condenar uma pessoa k julgo nao ser esse demonio que voces pintaram.1-ele governou 15 anos e as coisas nao estavam mal.nao axas k outros k vieram deveriam no minimo remediar?2-a quanto tempo temos outras liderancas?oq mudou?sera o pinto da costa o verdadeiro culpado de todos os males?nao sera que nos tambem temos cota parte nisso tudo?nos apostamos 20 anos em 2 presidente mais uns tantos governos qual foram os resultados?sera que foram apostas certas?nao sera que em alguns casos de o presidente deveria forca a assembleia a entregar os deputados a justica.o caso do sr delfim fradique nada fez pk?mas nos santomenses temos um feitio que nao nos fara avancar.(quando morre alguem sempre e uma morte matada como dissem na terra)sempre aranja se desculpas para tudo.e por isso que curandeiros vivem bem nesse pais.tanto mal (roubos,desvio de milhoes,ma-gestao do bens publico,acordos terroristas que fizeram durante esses 20 anos,mas quem e culpado que STP esta nisso tudo?a resposta diabo leva Pinto da Costa.minha gente vamos tocar barco pra frente,vamos mudar oq esta errado,e deixar de reclamar oq fizemos de mal.fora disso os actuais politicos amam isso porque ja sabem k mesmo quando morrer Pinto vai os carregar a culpa todo e povo com esse mau feitio vai estar a chuxar no dedo.sejamos mais realista com nos mesmo.cumprimentos do reino unido.viva STP

    • h silva

      26 de Maio de 2011 at 22:22

      morte matada como dizem… quis eu dizer.e lamento que digito o texto num pc a ingles.nesse caso ha sempre falhas escrever a portugues

    • Helves Santola

      29 de Maio de 2011 at 17:23

      Gostei!

  6. 4Ever

    26 de Maio de 2011 at 11:00

    Espero que o Dr. Manuel Pinto da Costa ganhe e com a maioria absoluta, pois se fizermos uma análise profunda aos problemas do nosso São Tomé e vermos os candidatos que temos a presidência da república nenhum excepto o Dr.M Pinto da Costa tem o sentido de liderança e o perfil de governar o nosso Lindo São Tomé. É nesta altura que temos o poder meu povo, e acredito que com o poder de todos, apoiante ou não do PC, sua exª será
    o nosso presidente.
    Força Camarada!

    • leitinho

      26 de Maio de 2011 at 11:28

      POder ter certeza $Ever que ele vai perder….. Este senhor não é gente é um animal

    • Lagaia

      26 de Maio de 2011 at 11:40

      se fizermos uma analise SUPERFICIAL, descobrimos facilmente que este senhor é o culpado do estado da nação.
      Mas é preciso abrir os olhos.
      Já teve o seu tempo e oportunidade.
      BASTA

    • Danilton Trindade

      26 de Maio de 2011 at 14:25

      o lagaia eu fico feliz por teus dizeres pois fazes uso ao teu nome e so semeias ódio e rancor tu o k já fizeste para STP a ñ ser dizer mal do Pinto da costa, nos 15 anos de governação onde estavas realmente, é para ti muito complicado ver a realidade do jeito que as coisas estão precisamos do Pinto para darmos um passo em frente. O cenário politico actual. So nos resta como alternativa a escolha do Pinto da costa.

    • Lagaia

      26 de Maio de 2011 at 17:20

      “…darmos um passo em frente.” com o Pinto da Costa é directo ao abismo.
      Nos 15 anos de ditadura estava em S.Tomé a sofrer com a prepotência, incompetência e perseguição desse senhor.
      Vendo a minha terra a apodrecer um pouco todos os dias.
      E o senhor onde é que estava? a ajuda-lo?

      Não ódio a pessoa, mas sim o ditador e sua incompetência. Até acredito que tenha dado o seu melhor. Mas provou que é muito limitado.

    • lagaia

      26 de Maio de 2011 at 19:08

      tu es um caso perdido lagia tu ñ estavas em são tome tavas no mato então depois dos 15 anos ja passaram 20 a tua vida nesses 20 anos melhorou???
      para estares aqui a reclamar devias ter estado no bem bom com o miquel trovoada e fradique tenha juiso lagai.

    • Original

      27 de Maio de 2011 at 8:22

      Carríssimo Lagaia,
      Podes ter razão porque talvez fostes marcado por alguma acção pouco confortável
      e permita-me dizer-lhe o seguinte:se tens entre 35 e 40 anos ainda podes dizer algo porque multipartidalismo foi implementado nos anos 90.Digo isto porque creio que muita malta com idade entre 25 e 30 anos vem dizendo que Pinto foi isto e aquilo isto só pode ser fruto daquilo que ouviram os outros dizer porque nunca viverom momentos do partido único e ainda mais naquela época havia coisas más e coisas boas.Coisa má: ausência de liberdade de expressão,hoje temos tanta liberdade que até andamos a ofender uns aos outros de topo à base;antigamente havia retalhação; hoje se não usarmos a camisola estamos tramados antigamente havia prisões devido o próprio regime hoje já não.A sociedade estava mais bem orgazidada e não havia tantos crimes ao nível de ofensas corporais nem económicos porque qualquer que falhasse ia parar às barras de Tribunal e cadeia hoje quantos ladrões sobejamente identificados estão bem posicionados na nossa sociedade? Antigamente quase não havia nada disto.Há muita gente fala em mudança pelo facto de trocar a camisola mas esquecem que o corpo é o mesmo mudança significa assumir nova atitude,comportamento perante os mesmos factos acontecidos outrora.Amigo Lagaia falemos também de coisas boas que muita gente tem sadades e não apenas de coisas más e aquilo que transmites através de escrita traduz ausência de tolerância e assim sendo,não vamos ao lado algum.Peço desculpas se exagerei em algum ponto.

    • 4ever

      27 de Maio de 2011 at 10:59

      Lagaia, só uma questão! e os outros que lá tiveram, cerca de 20 anos, o que fizeram?

    • 4Ever

      26 de Maio de 2011 at 18:51

      Apoiado!!!!!
      Força Dr. Manuel Pinto da Costa!

    • 4ever

      27 de Maio de 2011 at 11:16

      é óptimo ver pessoas falarem assim como fala o Original, sem por em causa os comentários das pessoas que cá postam seus comentários acho que devíamos seguir exemplo deste/a comentador/a. Realmente é importante que salvo coisas más, vejamos também coisa boas que o nosso carismático Dr.M Pinto da Costa vez pelo nosso País, existem pessoas que só falam da maldade, mas eu acho que ele deve ter feito muito mais coisas boas do que coisas más, devemos assumir também que nós da Ilha maravilhoso que é o nosso São Tomé salvo alma que não merece, gostamos de desordem, excesso de zelo, …. e mais coisas desagradáveis. E se alguém tentar nos tirar isso pensamos logo que estão a nos tirar a liberdade.

      Força Dr. Manuel Pinto da Costa e obrigado por tudo.

    • Empandalho

      26 de Maio de 2011 at 13:23

      Pinto da costa é passado e mais numca gotou de trabalhar.Quero ver o Pinto na televisão a discutir, em debate falando sobre economia de S.Tomé e Príncipe.Ou então ele terá que explicar esse doutoramento em economia e finanças.

    • Rosa Porcelana

      27 de Maio de 2011 at 22:45

      Ó Empandalho ele será capaz de falar sobre a economia de São Tomé e Príncipe e muito mais ,mas duvido que sejas capaz de perceber e entender tudo que ele disser e capaz de mostrar o teu doutoramento, em quê?

    • Empandalho

      29 de Maio de 2011 at 18:01

      Pelo menos eu nnumca disse que tenho um doutoramento em economia.A verdade é que eu numca vi nem ouvi esse sr a falar em economia do seu próprio País como faz o Engenheiro Sócrates em Portugal que não é economista. Desculpe-me que lhe diga o Pinto da Costa tem o curso de economia Política feito na Alemanha do Leste.Estou a falar porque tenho conhecimento.

    • leonel pinto

      1 de Junho de 2011 at 17:53

      francamente, esses discursos não merecem cumentários. procura interrar-se mais sobre o Dr, Manuel Pinto da Costa meu caro espantalho.

    • leonel pinto

      26 de Maio de 2011 at 17:16

      congratulo da mesma opinião consigo.
      foça Dr. Pinto da Costa.

  7. ze pedro

    26 de Maio de 2011 at 11:09

    Talvez tenha aprendido depois das derrotas anteriores e muitos anos na oposição, quem sabe poderá ser uma boa opção, a ver vemos….

    • Lagaia

      26 de Maio de 2011 at 11:50

      Que oposição?
      não ando muito atento, mas nos últimos 20 anos não me lembro de UMA única intervenção deste Sr.

    • Danilton Trindade

      26 de Maio de 2011 at 14:31

      olha falas muito mas sem sustentabilidade então para ti que alternatica credivel temos??
      mas quero ti a enaltecer aspetos relevantes.

    • Lagaia

      26 de Maio de 2011 at 17:38

      Caro amigo, prove-me com exemplos que o que digo é sem sustentabilidade.
      Volto a repetir.
      Alguém se lembra de uma intervenção do Sr. Pinto nos últimos 20 anos?
      Ainda não tenho um candidato. Muitos deles não tenho opinião formada, a não ser o Delfim que também está fora de questão por motivos óbvios e que comentei no seu artigo.
      Mas tenho certeza que Pinto da Costa NUNCA MAIS.

    • lagaia & lagaia

      26 de Maio de 2011 at 19:30

      Delfim???
      tu es mesmo lagaia olha queres ver como no final ele vai apoiar o pinto??
      e ja agora que motivo obvios são esses??

    • lagaia & lagaia

      26 de Maio de 2011 at 19:41

      ok ta tudo visto,o lagaia propõem o Delfim em alternativa ao pinto. rsrsrsrs olha ja agora para não parecer o que é diz la que motivos óbvios são esses??? O delfim ainda vai deixar a corria a favor do pinto. Olha no dia 17 de Julho vota pinto para não parecer de que em ti ñ si aproveita nada

    • Lagaia

      27 de Maio de 2011 at 11:46

      Lagaia & Lagaia
      Por favor ler com atenção.
      Você entendeu exactamente o oposto do que escrevi.
      Passo a transcrever:
      “… a não ser o Delfim que TAMBÉM (como o Pinto) ESTÁ FORA DE QUESTÃO”
      Agora está claro que não apoio o Delfim?

  8. Filho das ilhas maravilhosas

    26 de Maio de 2011 at 11:23

    Apoiado, STP precisa de uma liderança firme. Os pré-candidatos que têm aparecido até agora não possuem capacidade de liderança e experiência. Muitos andam a procura de protagonismo e de “tachos”.Pelo bem do nosso lindo STP e pelo que tem acontecido desde a anunciada mudança penso ser a pessoa com o perfil ideal neste momento para em conjunto com o governo fazerem algo pelo nosso STP.

  9. Lagaia

    26 de Maio de 2011 at 11:26

    2000 almas de memoria curta, distraídos e ignorantes da nossa curta história.

    • moço lazon

      26 de Maio de 2011 at 19:12

      Óh meu caro mas qual é o teu problema afinal? Disseste num dos teus comentários acima que só odeias o ditador, mas demontras o contrário com tantos comentários descabidos.Procura algo para fazer para ver se te desligas e esqueces esse ódeo

    • vai dar uma curva

      26 de Maio de 2011 at 21:10

      Sinto muito que este senhor se ache mas inteligente que os outros,a sua aversão ao Pinto revela que é um aluno do liceu com 70 estudantes por turma,eu não considero o P.C o melhor,mas dentre os piores é o menos pior.Meus senhores o que a democracia trouxe-nos de novo foi,mais impotação de produtos estrangeiros,abandono da agricultura,Grupo de gangs politícas,detentoras de extensões de terra,casas de praia,etc,etc: diga-me qual dos Saõtomenses Candidatos abriu uma fabrica digna desse nome gerando emprego para o povo? A Democrácia nunca foi nem será,repetições de actos eleitorais,e é só isso que nos trouxe como relevante a actual Democrácia. Cada povo tem os politicos que merece,e enquanto não preocupar-mo-nos com o essêncial,mas sim com factos laterais,avaliações de caracter pouco consistentes continuaremos assim…disse

    • Rosa Porcelana

      27 de Maio de 2011 at 21:58

      Sr. Lagaia francamente os seus comentarios so revelam imaturidade porque uma pessoa culta tem capacidade de analisar o mundo em que vive.Quanto tempo levou os ditos paises do 1º mundo a tornarem as grandes potências que são hoje não foram 35 anos.Tiveram muitos altos e baixos,agora é a nossa vez.Tivemos a experiência dum partido unico com Pinto da Costa ,tivemos o pluripartidarismo com dois presidentes e varios governos a degradação do país continua.Seja bem vindo Pinto da Costa.Dos seus comentarios so pude ler o tão mal que Pinto da Costa fez e bem não se comenta.Você é um bota a baixo não tens capacidade de influenciar os outros com os teus dizeres.Fala de coisas mais objectivas que ajudam a construir o teu país.

    • Lodoma

      28 de Maio de 2011 at 12:54

      Tu lagaia es mesmo lagaia, tu es tão pessimistas que nem o diabo precisa de te.

    • Suásuá Pires

      2 de Junho de 2011 at 14:50

      Que ignorancia, porquê que não se lembram dos masacres de patepa? que muitos dos nossos atipassados sofreram,alma de memoria curta, até onde vamos chegar com essas ignoracias! ja mudamos dois e em nada contribuiram se não para empobrecer os bolsos daqueles mais necessitados, o 1º chegou com promessa de um Pais democratico o que fez foi deixar este povo a sua sorte e livres no campo para poder jogar a bola até quando cansar e o 2º mesma coisa,e o povo ja esta cansado de todas esse jogo em que ja mais surgio um Árbitro para acinalar o jogo como é devido. Só tem aparecido árbitro pra fazer cair o governo quando os interesses pessois então em jogo.
      E de uma cisa vos digo se não sabem fik a saber; muitas das medidas dotada pelo atual governo veio da primeira república e só assim esse Pais poderá conhecer a melhoria e sendo assim meu parvalhão de memoria curtas o meu voto será na pessoa de Manuel Pinto da Costa,voto sem ter que receber um sentavos siquer como muitos têm estado a fazer, pagar as pessoas no sentido de adquerirem nºs suficientes pra darem entrada no Supremo Tribunal.

      De tudo isto só vos digo uma cisa; se o Pais tevesse homens serios Crusavam os dados para depois ver quem é quem… Bem aja Pinto da Costa.

  10. leitinho

    26 de Maio de 2011 at 11:26

    Agora que estamos mesmo mal… o Demónio resolveu voltar para tornar o nosso mundo negro, um mundo negro e infernal… Pinto da Costa deveria ter vergonha na cara para fazer este papel de bom moço… Deveria trabalhar para sustentar a sua reforma e não ficar sentado na sombra da bananeira ver o tempo passar e contar com o cargo de presidente para fazer a sua reforma. Vais perder como tens vindo a perder….

    • Empandalho

      26 de Maio de 2011 at 21:07

      O demónio quer morrer como Presidente para ser venerado no inverno.

    • maria chorona

      27 de Maio de 2011 at 11:40

      Es mesmo analfabeto, não sabes que o Pinto ja tem a sua reforma garantida como ex chefe de Estado e ele se voltar a ser novamente Presidente vai poupar nos dinheiro

    • Suásuá Pires

      2 de Junho de 2011 at 14:57

      Tens razão cuidado com que recebes nas mãos do parecido anjo,eles vêm vestido da pele de ovelhas mas são lobos devoradores; Viva Pinto da Costa

  11. Pedro Santana

    26 de Maio de 2011 at 11:31

    Meu caro Pinto, melhor ficares em casa descançado que a tua derróta já esta escrita… Tu nem deverias sequer candidatar, mas como estamos num ambiente democrático (mesmo contra tua vontade) isso é do teu dereito, pelo menos assim irás sentir na pele o despreso que este povo senti por ti.

  12. plúga

    26 de Maio de 2011 at 11:45

    pinto é o melhor dos piores é o selo da ignorância e incopetência, todavia, não havendo outro mal menor será esta a escolhga…

  13. Deus é Grande e Seja Louvado

    26 de Maio de 2011 at 12:01

    Sr. Dr. Manuel Pinto da Costa, Meus obrigado por aceitar ser candidato a presidência da república democrática de S.tomé e Principe……..
    Estou miuto feliz, e sei que muitos dos meus compatriotas também estão……….
    Viva S.tomé e Principe
    Viva tela non
    Mais uma véz muito obrigado, para o bem do nosso País………………..

    • Felismino Bolivar

      26 de Maio de 2011 at 14:09

      Voce é daqueles que é capaz de contratar uma pessoa que nunca trabalhou para tomar conta dos seus filhos.

      Claro, Dá no que tem dado.

      Mete lixo e sai lixo.

    • truquim deçu

      3 de Junho de 2011 at 10:23

      Bolivar estas lexados ele não vai te deixar roubar ai esta a razão do teu medo

  14. MALDINHA

    26 de Maio de 2011 at 12:05

    sim pinto, homem maduro com capacidade de levar este país ao bom porto se o governo colaborar, este povo espera os melhores dias

  15. Zé Rui

    26 de Maio de 2011 at 12:24

    Viva Pinto Costa,vais conseguir vencer eu acredito e o povo tambem numa nova linha estabilidade politica…o teu foto ta garantido, existem pessoas que não sabem ao seu respeito companha politica e so falam o que nem sempre parece ser as pessaos mudam tanto pra bem como pra mal …se não pararem de pensar no passado e viver o presente criar ideias e sonhos pra o futuro desse povo nunca STP sairá desse tabu, que se encontra hoje por nossa causa …VIVA PINTO DA COSTA O SEMPRE NOSSO PRESIDENTE contigo vamos la com chicote ou não é isso que o povo quer chicotes de voz de homem não de voz de oportunistas iné minuêê bi uêê

    • Felismino Bolivar

      26 de Maio de 2011 at 15:53

      Afinal ele mudou?

      LOL.

      STP tá lixado!

  16. Mina di Célivi

    26 de Maio de 2011 at 12:27

    Força Pinto!
    Estou contigo!

  17. Empandalho

    26 de Maio de 2011 at 13:24

    Pinto é passado

  18. Fernandes

    26 de Maio de 2011 at 13:33

    Concordo contigo, Lagaia ams o que fazer se o Zé Povo gosta é de ditadores e quem lhes trata mal?

    Mesmo o que se dizem cultos, têm é o culto do ditador, deixa-lhes votar no Pinto, e vão ver que quando a primeira medida será acabar com o governo eleito e meter lá os seus lacaios, aprenderão da forma mais dura.

    “Cada povo tem o governante que merece”- diz o ditado, enquanto uns matam-se para tirar ditadores do poder, nós queremos é ditadores, e depois reclamam que as coisas vão mal pq nehuma governo vai até ao fim.

    • pedro santo

      26 de Maio de 2011 at 14:37

      santa ignorância deverias ler a nossa constituição olha exemplo de criticar por criticar diz o ditado que vale o que vale

    • vai dar uma curva

      26 de Maio de 2011 at 21:31

      Realmente ás coisas melhoraram muito sem Pinto,vê-se,todos temos dto a uma segunda chance, qual o teu medo,afinal estamos na democrácia,povo põe povo tira,é ele quem mais ordena.Eu sou por um são tomé e principe sem preconceitos,há variás formas de ditadura,e se tiveres atento, repararás que só os ditadores que não realizaram económicamente o seu povo foram postos em causa,e nós em são tomé vivemos a maior ditadura que existe,o ” subdesenvolvimento”Um povo com fome não pode pensar,dái que até banho só na época da campanha se toma: Acorde e emancipe-se..

  19. joao cardoso

    26 de Maio de 2011 at 14:04

    Mas uma canidatura para derota,este homen é pior que um satanas ele deveria ganhar juiso nesta cabeça

  20. kwatela

    26 de Maio de 2011 at 14:05

    meu caro ABEL VEIGA pf publique uma copia da constituicao principalmente os artigos que rferem a competencia do PR e do PM. Haja paciencia para tanta ignorancia nos comentarios. puxaaaaaaaaaaaaaaaaaaa credooooooooooo ééeeéééééé

    • Marta

      27 de Maio de 2011 at 11:37

      Kuatela, ou estás a tentar meter os dedos nos nossos olhos ou és muito inocente.

      Estamos em África quantas constituições não foram alteradas para reforçar o poder de partidos e presidentes?

      Lê um pouco sobre a história de África e não só…

  21. joao cardoso

    26 de Maio de 2011 at 14:06

    So se este povo estiver a dormir um diabo deste outra ves para presidente da republica?ele deveria era ganhar juiso,tanbem os santolas sao todos conprados com banho se for assim ate podera ganhar

  22. ti ti ti

    26 de Maio de 2011 at 14:28

    é verdade imagina voce apanha treis chumbo no mesmo lugar, é o que vai acontecer com o pinto da costa,
    vai levar uma terceira derota, depois vai interna naquele hospital de pantufu na sua residencia.

  23. Antonio Oliveira

    26 de Maio de 2011 at 14:40

    Venho fazer um repto a racionalidade de todos nós um convite a reflexão, o tempo de colocarmos aventureiro no poder deve acabar, devemos escolher para presidência o cidadão que transmite confiança, serenidade, e espírito de união, com a devida sapiência que o cargo exige, pois capacidade que é reconhecida no Pinto de Costa, e sua candidatura é vista em nome da inevitabilidade, já que estas eleições vem dar a escolher entre a responsabilidade e aventura. Temos visto comentários retóricos e ultrapassados ao respeito do Pinto da costa sustentado no pretérito e menos no presente. Para os mais sépticos deixo o reparo de que devemos exercer o sentido critico de modo criativo e construtivo pois a critica por critica vale por ela mesma.

  24. renaut 19

    26 de Maio de 2011 at 15:24

    chamar nomes ao homen,porquê? o telanon deveria ter mas atensão a esses comentários! podemos falar sem faltar ao respeito,quem fala o que quer ove o que não quer. já agora esse lagaia deveria ir tomar banho deve tar a cheirar muito mal e lave bem essa boca suja.

    • Lagaia

      26 de Maio de 2011 at 17:52

      a verdade doí não é ?
      não deve a estar a referir ao meus comentários. Pois não o insulto, ao contrario do seu comentário para com a pobre Lagaia que tem medo de água.
      lol lol

    • JOÃO DIABO

      27 de Maio de 2011 at 9:44

      Concordo plenamente consigo, é que quando as pessoas querem criticar que o façam de uma forma civilizada e educada, não é a chamar nomes as pessoas, por que a verdadeira democracia não é insultos, mas sim, aquela que nos ensina como expor as nossas ideias, criticar sim, mas de uma formar construtiva, favor sejam mais civilizados, por que a má educação deve ser não resulta em nada.

  25. santa catarina

    26 de Maio de 2011 at 15:29

    É com tristesa que tomei conhecimento desta candidatura. Depois de 20 anos passados só agora voltamos a ouvir falar do Sr.Dr.Pinto da Costa. A democracia é assim deficilmente conseguimos a qualidade. O banho, a ignorancia entre outros são factores de perturbação do sistema.
    Espero que tenha lido e aprendido bem a Constituição em vigor, porque quem governou como governou no partido unico terá muitas dificulidades em ser presidente na democracia. Caso for eleito mais uma vez caimos na nossa eterna instabilidade, com os decretos presidenciais como antes , logo no inicio dos noticiarios.
    Só o mandatario deixa muito a desejar é mesmo uma bola de ping pong.
    É mesmo STP.
    Não pode ser outro país.
    Só nos resta rezar e pedir a Deus que nos salve!

    • Observador

      26 de Maio de 2011 at 20:56

      Santa Catarina. Deixo-lhe simplesmente uma pergunta. Quem conduziu a transição para a democracia no país, de uma forma quase única no mundo e pioneira em África.

    • Empandalho

      27 de Maio de 2011 at 15:41

      Foi o Pinto. Porque não aguentou a pressão e se mandou logo de seguida.Conclusão:se fosse um bom político, (Democrata) numca teria abandonado o País e entregando o poder daquela maneira.Aprenda uma coisa meu caro amigo Observador: O PODER NÃO SE OFERECE; O PODER CONQUISTA-SE.

    • Flolicanidu

      29 de Maio de 2011 at 14:47

      Exactamente. O Pinto da Costa tem construída a sua carreira na base do oportunismo sem vergonha e tem tido apoio de uns quantos santomenses que mas parecem ter bebido água-de-cu-lavado.

      Adoram ser espezinhados por esse homem.

      Mas nós não lhes vamos dar esse gosto. No dia 17/Julho o Pinto da Costa e a cambada que o apoia cegamente vão ser derrotados e humilhados uma vez mais pelo povo.

  26. renaut 19

    26 de Maio de 2011 at 15:42

    que falem mal mas o camarada pinto da costa vai ganhar a geração de oitenta e mts que hoje são formados a pala dele vai polo lá, presidente de……..

    • Empandalho

      26 de Maio de 2011 at 21:18

      OPinto numca deu nada a ninguém.Pelo contrario só tirou,e tanto tirou que estamos do jeito que estamos.

    • Rosa Porcelana

      27 de Maio de 2011 at 22:13

      Ó meu caro ele governou 15 anos e quem governou os 20 o que de util fez por este país nada absolutamente nada.

    • Moçu Cata

      29 de Maio de 2011 at 14:50

      Só um louco trocaria os 20 anos de democracia pelos 15 anos de autocracia e de atraso de vida do Pinto da Costa.

      Mas há malucos para tudo.

  27. Zemé cá Bóca

    26 de Maio de 2011 at 16:31

    Bómo zémé só. Téla di bé sa tlêxe vê.

  28. principe

    26 de Maio de 2011 at 17:47

    Força Pinto da Costa…melhor o sr do que os resto.

  29. Carlley Frota

    26 de Maio de 2011 at 19:25

    Boa Sorte Senhor Manuel Pinto da Costa.

  30. pumbo fresquinho!!

    26 de Maio de 2011 at 19:32

    Caros compatriotas, com esta noticia deve ter ficado claro que o senhor Pinto da Costa vai ganhar as proximas eleicoes. Acho que eh momento para, cada um de nos, comecar a reflectir em como contribuir para melhorar o nosso Sao Tome. Temos sim o direito de ter um “super presidente” mas antes temos que ser um “super povo”, unido, muito trabalhador, honesto, respeitador, honrado e que assim se faca respeitar.

    • Moçu Cata

      29 de Maio de 2011 at 14:58

      Sim, vai ganhar mais uma derrota, mais uma humilhação nas urnas e ficar demonstrado que ele só foi presidente em 1975 porque não houve eleições. Revolucionários de “kanvi”, “fogo de barba de milho”.

      O povo, manipulado pelos da cívica (Filinto foi um deles) depositou cegamente confiança em gente que não valia o que comia e o resultado está à vista. Um país destruído, vergado e humilhado.

      Precisamos libertar-nos da palahaçada destes 36 anos.

      Só Liberato Moniz garante essa ruptura, sem dôr, com o passado.

      Há que reinventar STP!!

      Não basta ser sério e honesto, é preciso, sobretudo, ir muito além da estreita visão dos nossos ditos pais da nação.

      STP merece muito melhor. Liberato Moniz é a aposta feliz!!!

  31. bravo bravo!!!!

    26 de Maio de 2011 at 19:55

    Somente um país como a Guiné Bissau recorreu ao Presidente dos 15 anos e o reusultado foi o k foi.
    Acho uma aberração comparar o Pinto da Costa com Filinto Costa Alegre.
    Apresente uma unica razão para votar no Pinto da Costa em detrimento do Filinto Costa Alegre.
    Filinto:
    1- Tem empresa e dá emprego a mais de 400 trabalhadores
    2- Organiza palestra ao convite dos jovens,dos sindicatos,dos lideres religiosos etc.
    3- Tem intervenção em todos os momentos de dificuldades do país
    4- É jurista e tem se apresentado no tribunal para fazer jus da sua profissão
    (Caso GGA, Terreno do pestana contra Fradique, caso Maria das Neves contra o Jornalista Abel Veigas e outras)
    5- Tem trabalhado harduamente para a melhoria da Justiça no país
    Enfim! Fala-me do Pinto da Costa, dos seus feitos.

    • António Veiga Costa

      30 de Maio de 2011 at 2:47

      Só lamento que ele naõ tenha aparecido no caso STP TRADING.
      Porque será? Coisas de partido.

  32. maria

    26 de Maio de 2011 at 21:08

    Muito sinceramente1! ante PINTO da COSTA k esse outros malandros oportunistas.todos sabemos k PINTO tambem nao e nenhum santo, mais ,mal por mal.podemos dar- lhe um voto de confianca!se calhar ainda pode nos fazer arrepender das coisas ma, k falamos sobre a sua pessoa.

  33. maria

    26 de Maio de 2011 at 21:10

    quiz dizer antes PINTO DA COSTA k esses outros malandros oportunistas.

    • Moçu Cata

      29 de Maio de 2011 at 15:00

      Podes dizer como bem entenderes.

      O que interessa é que Pinto da Costa vai ser derrotado… pela 3ª vez!!!

      Não seja perdedora, nem sofredora.

  34. lino

    26 de Maio de 2011 at 22:37

    outra vez pinto da costa!!!!!???
    Pelo amor de Deus!!!
    santa paciência!!

  35. Poster24

    26 de Maio de 2011 at 23:08

    Acredito que sim O Dr Pinto da Costa tem soluçao para melhorar o nosso Sao tome e Principe.atençao a minha visao.Ele é credivel.nao importa o seu passado,o seu passado foi do partido unico,todos sabemos.vamos comparar os 15 anos do Pinto da costa com os 15 anos dos presidentes da democracia.para os Sao tomenses q sairam e entraram seja de ferias ou migraçao o que acharam de sao tome e principe?O que eu notei depois dos 15 anos sem la ir é um Sao tome envelhecido e uma maioria de pobreza.POrque nao devolver o Sao tome e principe ao Pinto da Costa ele sabe o q deve fazer para devolver o sorrisso aos sao tomenses.espero terem respeito pela a pessoa do Pinto da Costa assim como para qualquer um candidato.Sao todos filhos naturais da ilha.Respeito na linguagem.obgd.VOTO PINTO DA COSTA

    • Moçu Cata

      29 de Maio de 2011 at 15:10

      Pinto da Costa é FOME!

      Pinto da Costa é CASTIGO!!

      Pinto da Costa é HUMILHAÇÃO!!!

      Pinto da Costa é DESTRUIÇÃO!!!!

      Pinto da Costa é CASTRAÇÃO!!!!!

      Pinto da Costa é BUFOS!!!!!!

      Pinto da COsta é COMITÊS DE ZONA (meter na vida alheia)!!!!!!!

      Pinto da Costa ESTRADAS ESBURRACADAS!!!!!!!!

      Pinto da Costa é PERSEGUIÇÃO POLÍTICA!!!!!!!!!

      Pinto da Costa é LOJA SEM COMIDA!!!!!!

      Pinto da Costa é BICHA PARA COMPRAR TUDO!!!!!

      Pinto da Costa é SÓ PALEIO!!!!!!

      Pinto da Costa é NOSSA TRISTE SINA!!!!!!

      Pinto da Costa é FÁBRICAS QUE NÃO SERVEM PARA NADA!!!!!!!!!!

      Pinto da Costa é PROJECTOS SEM PÉS NEM CABEÇA!!!!!!!!!!!!!!

      Pinto da Costa é DESPERDÍCIO DE DINHEIRO!!!!!!!!!

      Pinto da Costa é o INFERNO CÁ NA TERRA!!!!!!!

      Pinto da Costa NÃO é o que povo vai querer!!!

    • António Veiga Costa

      30 de Maio de 2011 at 2:50

      Engraçado seus dizeres: parece os dias de hoje.

    • Moçu Cata

      31 de Maio de 2011 at 11:07

      Agora imagina os dias de amanhã se o Pinto for eleito PR.

    • Empandalho

      30 de Maio de 2011 at 19:23

      Cuidado a solução dele poderá transformar- se em desgraça e acabar como acabou o general NINO VIEIRA DA GUINÉ BISSAU

  36. Eugénia Barros

    26 de Maio de 2011 at 23:31

    Forças Dr.Manuel Pinto da Costa, esta na hora de levantar STP até então não há ninguem melhor que o sr para governar pais, o povo ja teve varias provas em dois madatos, o Sr sabe Liderar si com 32 anos de idade o sr teve uma responsabilidade de comessar a liderar o pais agora com esta idade espero melhor, o tempo é outro, povo votem no Pinto.

    Com a saida do Pindo o pais esta bem pior eu não vi nenhuma mudança emfim.

    • Kundu Mualá Vé

      29 de Maio de 2011 at 15:11

      Não diga disparates. Respeito pelo seu povo, já que não tem respeito por si própria!!!

  37. Miss Jane

    27 de Maio de 2011 at 4:01

    Meu caro, Antonio Oliveira, vc, teus comentarios e pinto da costa k sao aventureiros, hinpocritas, oportunista, vcs vão somar mas uma derrota. bandos de criminosos, kerem matar povo

  38. Mario Baia

    27 de Maio de 2011 at 4:01

    Sera s.t.p nao mereci desenvolver , temos que recuar envies de ir a frente este senhor esta cansado deicha os jovem trabalha, sempre com vontade de prejudicar o pais.. Ele mal se lembra das refeição que faz durante ao dia esta cansado vai descansar.

  39. Patricio Fernandes

    27 de Maio de 2011 at 4:03

    Sãntomense é um povo sem memoria, pra tanto mal k pinto da costa fez a nação, ainda tem pessoa a elogiar ele, fogos esse povo goxta de escravidão.

  40. Pajó

    27 de Maio de 2011 at 4:20

    Mesmo assim k estamos há acabar com ditadores no norte de africa esta a surgi novos ditadores, pinto da costa é um ditador nato, esse homem destruiu santomé e ker continuar a destruir.

  41. Oldayr Castro

    27 de Maio de 2011 at 4:28

    Pinto da costa é 100% responsavel, pela destruição de S.T.P, país esta 36 anos atrasado por causa do pinto. Santomense herdou preguiça de pinto da costa. Presidente preguisoso, povo tornou preguisoso

    • vava

      27 de Maio de 2011 at 14:41

      se tu es preguissoso não envolve todos no mesmo saco ta bem, muito cuidado com a lingua,

    • Paterson

      28 de Maio de 2011 at 6:44

      No dia 17 de Julho iras engolir essas palavras todas. Sr coirro. Isso ja e demais. Se sr na quiser votar na estabilidade, na aniquilamento de ladroes, malcriados, faltas de respeitos e deixar andar o que tem imperado sim Sao Tome, nao vota. Mas nao proibe ou impede que os que querem o contrario do Sr VOTAR. Viva PINTO DA COSTA

    • Kundu Mualá Vé

      29 de Maio de 2011 at 15:16

      Você é que vai engolir em seco na madrugada do dia 18 de Julho quando o seu preguiçoso Pinto da Costa voltar a ser derrotado nar urnas, pelas mãos do povo.

      Assim ele aprenderá que o povo verdadeiro não gosta dele.

  42. Zozé Lové

    27 de Maio de 2011 at 9:14

    Nada a comentar…Mas tenho certeza que se o Pinto da Costa tivesse tanta má fé assim, hoje não haveria tanta gente “Doutores” aqui a mandar essa boca.
    Uma pessoa que deu oportunidade para formar tantos quadros assim, certo é que ele não queria perpetuar no poder…Mas cada um é livre de pensar e emitir a sua opinião.

    • Empandalho

      27 de Maio de 2011 at 15:57

      caro amigo Zozé Lové o mal esta ai.pensamentos como estes só me leva a pensar que o País é do Pinto da Costa e Quando o homen morrer sr irá conservar o seu cêrebro numa geladeira para continuar a governar S.Tomé e Príncipe. vc terá que mentalizar que o Pinto é passado o tempo dele já acabou.

    • Kundu Mualá Vé

      29 de Maio de 2011 at 15:25

      Você sim deve isso a Pinto da Costa. Mas nem toda gente estudou por causa do Pinto da Costa.

      Muitos mais estudaram e progrediram APESAR do Pinto da Costa.

      É nestes que últimos que acredito para inverter o curso das coisas em STP. Ninguém deve favores a Pinto da Costa.

      O Pinto da Costa sim deve favores ao povo de STP que fez dele o que ele nunca sonhou ser.

      Em troca o povo recebeu fome, roubo, perseguição, oportunismo e muitas outras coisas más que nem me atrevo a escrever.

      Pinto da Costa é um perdedor nato. Só sobrevive da manipulação dos favores que um punhado de santomenses lhe deve.

      Vamos arrumar de uma vez por todas com esse tumor maligno.

  43. vava

    27 de Maio de 2011 at 14:36

    O Dr. Manuel Pinto da Costa è o garante da estabilidade, só ele pode governar com Dr. Patrice, no dia 17 de julho todos os meus compatriotas, irão mim da Razão, é uma pessoa simples , bem disposto pronto a colaborar com o Dr. Patrice, para ambos tocar esse barco para frente, rumo ao dezemvolvimento deste pais, que tanto esperamos, um bem aja a todos, obrigado

  44. Lupuye

    27 de Maio de 2011 at 15:06

    Infelizmente muita gente fala da velhice como se de uma doenca tratasse. Voces nao se esquecam que mais cedo ou mais tarde hao-de chegar a essa fase e tomara que a atinjam tao sao e fortes com o senhor Pinto da Costa.
    Nao sei o que pode acontecer se esse senhor regressar ao poder mas posso dizer-lhes que se ele fosse assim tao ditador nao teria iniciado a abertura ao multipartidarismo em detrimento a sua presidencia.
    Se ele pode governar o pais depois de ter provado a ditadura, acho que sim! As leis existentes e a realidade actual do nosso pais nao lhe permitirao fazer o contrario. E a verdade e que nao vejo ninguem, nenhum dos actuais candidatos que realmente possa nos assegurar que vai trabalhar para um Sao Tome e Principe melhor. Ja nos prometeram mundos e fundos mas ate aqui ninguem conseguiu fazer metade do que prometeu durante as campanhas eleitorais. A verdade e que ja nao acredito nos nossos politicos e nos nossos intelectuais: estao todos viciados e so se preocupam consigo mesmos. E pena mas e esse o meu sentimento.

  45. Empandalho

    27 de Maio de 2011 at 16:02

    Se o Pinto ganhar essas eleições vcs irão ver DIADO A ASSAR SARDINHA E DEOIS NÃO RECLAMEN,

  46. Nando Vaz (Roça Agostinho Neto)

    27 de Maio de 2011 at 16:05

    Estamos perante um homem que não deu exemplo quando estava na liderança do país, passou seu tempo a corneia os seus subordinados, e consequentemente é o maior culpado pelo caos sem precedentes no pais.”Os fins da política são iguais as metas que um grupo organizado se propõe,de acordo com os tempos e circunstâncias. A política se liga ao meio e não sobre o fim.
    Não é possível definir um grupo político,nem tão pouco um estado, ela passa de geração em geração”.

    • Rosa Porcelana

      27 de Maio de 2011 at 22:29

      Que barbariadade acabei de ler Sr.Nando Vaz em que mundo você vive ? Se Pinto da Costa não foi exemplo,os outros que o sucederam o que fizeram? A doença do Pinto da Costa é contagiosa? Os governantes são carneiros?

    • Kundu Mualá Vé

      29 de Maio de 2011 at 15:29

      Dizer a verdade nua crua e dizer barbaridades?

      Pinto da Costa só é exemplo para os medíocres.

      Chega de mediocricidade!!

    • António Veiga Costa

      30 de Maio de 2011 at 2:58

      Rosa, seus comentários são excelentes.
      É uma luz acesa em meio a tanta escuridão.

  47. Nando Vaz (Roça Agostinho Neto)

    27 de Maio de 2011 at 17:01

    Passo à citar o artigo 5º,estatuto do MLSTP/PSD
    Artigo 5º
    (Obediência Partidária)
    1 – Os militantes do MLSTP/PSD devem obediência partidária relativamente a decisão do partido para as candidaturas ou designações para os titulares dos órgãos de soberania e as listas dos deputados.

  48. chico

    27 de Maio de 2011 at 17:57

    Si Pinto Governou mal é devido o momento em que ele estava, tomou o comando de um País muito sedo, todos nós já fizemos algo de mal na nossa vida ñ conseguimos mudar porque ñ temos uma segunda oportunidade si tivéssemos faríamos melhor então vamos dar o Pinto uma oportunidade é claro que ela fará o seu melhor. Sinceramente entre todos os candidatos melhor é o pinto.

    • Empandalho

      27 de Maio de 2011 at 19:27

      És mesmo um anjinho obcecado. O Pinto já nasceu torto e quanto mais velho ,mas torto fica e cheio de malícias, ronha e malandragem

  49. Kundu Mualá Vé

    27 de Maio de 2011 at 20:39

    A candidatura do Pinto é bem a reflexo da nossa mediocridade e incapacidade para ir além das coisas básicas.

    Excluindo Liberato Moniz, o resto é uma rosário de perdedores, de gente sem alma.

    Podem votar neles, depois não se queixem.

    • Juvenal

      28 de Maio de 2011 at 17:06

      Quem é??? Liberato Moniz? Credo!!! Você está a brincar com o povo? Qual é a diferença entre Liberato Moniz,Aurélio Martins, Elsa Pinto ou Gilberto Umbelina? Eu não vejo nenhuma. Por favor, não estraguem o país pior daquilo que está. Nós merecemos mais e melhor. Assim, também não. Eu sei que cada povo tem dirigentes políticos que merece, mas, Liberato Moniz???? Isto é brincadeira… Eu prefiro Pinto da Costa, desculpem lá.
      Fui
      Juvenal

    • Moçu Cata

      31 de Maio de 2011 at 12:03

      O cúmulo da perdição é preferir Pinto da Costa a LM.

  50. Zemé só

    27 de Maio de 2011 at 21:11

    Só peço ao todo o povo santomense que pensem bem antes de colocar a tal cruz que pode eleger um candidato. Já é altura de mudarmos a mentalidade e votarmos em consciência depois de feita uma análise. caso contrário, continuaremos nesse mar de miséria, oportunismo e corrupção em que nos encontramos.

  51. Nelson Leite

    28 de Maio de 2011 at 0:25

    O melhor pra S.Tomé e Príncipe…Quer Queiram ou ñ…Eu estive em STP sete meses e tive a oportunidade de falar com muita gente,e ouvir varias opiniões e muitos desespero…o povo Sãotomense aclama e pede o regresso do P.Costa,alguém que realmente gosta do seu país,alguém que sofre pela situação actual do país,alguém que tem alguma credibilidade perante a comunidade internacional… e que acima de tudo esteja com vontade de fazer de STP um cantinho que dê gosto e orgulho de viver…viva São Tomé e Príncipe…viva o Dr Manuel Pinto da Costa…o povo esta consigo….

  52. Arlindo Gomes

    28 de Maio de 2011 at 10:42

    Acredito que só ele terá que por ordem neste País o Pinto da Costa é um homem de respeito para garantir ordem respeito dentro desta terra acabar com estes governantes gatuno e que foram eles que deram cabo dele votem nele por favor

  53. Deus é Grande e Seja Louvado

    28 de Maio de 2011 at 11:39

    Obrigado pela sua madura lucidéz…..
    Bem haja sr. Arlindo Gomes……..
    Bom fim de semana………
    Viva S.tomé e Principe
    Viva telanon
    Sr. Dr. Manuel Pinto da Costa SIM……
    Nós Sãotomenses merecemos o melhor…..
    E O MELHOR É O SENHOR…….

  54. Eugénia Barros

    28 de Maio de 2011 at 12:42

    Estou contigo Arlindo, Votem no Pindo da Costa, ele vei ergueir S.T.P que esta bem no fundinho do poço, saio o Trovuada entrou o Fradique o pais foi bem no fundo eu fui de ferias para São Tomé ao sair do aeroporto a passar pelas ruas Chorei porque a minha cidade o meu pais paraceu que esta em guerra ou que passou um furação, me Deus gente, de mais um voto de confiança neste Dr.

    • Kundu Mualá Vé

      29 de Maio de 2011 at 15:32

      pois é você devia ver como estava em 1983!!!
      Estava bem pior!!!

      Vá chorara lágrimas de crocodilo para outro lado.

  55. Eugénia Barros

    28 de Maio de 2011 at 12:51

    Manuel Pinto da Costa ja tem a vida feita agora é só trabalhar e fazer o que ele não fez nos outros tempos ao pais, enborra que esta bem pior, ele vai ter um trabalho a dobrar, os novos vam ai é só roubar e roubar e mais nada. Terra Firme e com o Pinto da Costa.

    • lupuye

      29 de Maio de 2011 at 4:09

      Isso tambem nao corresponde a realidade. Lembras-te do que aconteceu com o actual PR. Quando se se quer roubar, mesmo que tenhamos milhoes de dolares, se a possibilidade se apresenta, roubamos. Os ditadores, os presidentes a vida, os presidentes africanos (sobretudo esses) muitas vezes sao mais ricos que o proprio pais que lideram.

  56. odayr dlgado

    28 de Maio de 2011 at 17:19

    AGORA SIM tb acho que sim essa banda vai toca com um maestro desse essa banda vai tocar bem .

  57. O ISOLADO

    28 de Maio de 2011 at 18:36

    Se o PINTO DA COSTA for presidente,acho muito bom.Independentemente de cada um ter o seu pensamento político,acho que poderemos ultrapassar a barreira imposta pelos outros desde 1990.Por isso apoio Pinto da Costa.Já estou e muitos estarão aborrecidos de estar fora desse País Chamado S.Tomé;belo e lindo:<os políticos e dirigentes é que não emquadraram com o país.Me desculpam,é a minha vista no ponto.!

  58. Barão de Água-Izé

    28 de Maio de 2011 at 22:30

    O Sr. Pinto da Costa já fez auto-critica da sua presidência autocrática, centralista e antidemocrática?
    É importante um candidato que esteje limpo do passado (de mãos limpas) e aposte na alteração do regime para Presidencialismo (democrático), primeiro passo para STP sair da pobreza.

  59. Rio de Ouro

    29 de Maio de 2011 at 8:27

    Temos o direito de condenar o regime de Pinto da Costa mas, não temos o direito de esquecer aqueles que estiveram à volta dele e que ajudaram a perpetuar o regime. Algumas dessas pessoas eram verdadeiros carrascos que agiam por conta própria. Eles têem um rosto e um nome e andam agora armados em justos e democratas.
    Portanto o passado é passado, urge olhar em frente,porque senâo teriamos que condenar muitos meninos bonitos que andam por aí.
    Viva STP renovado.

  60. Pedro Cassandra

    29 de Maio de 2011 at 13:51

    Tomara ele ganhe , nasci nos anos 80 e sinceramente so vi um bando de preguicosos se multiplicarem, so vi bando de gatunos multiplicarem e nosso Parlamento encher-se de gente q se quer conseguiam entender o texto que liam qto mais a constituição do pais, vi presidente da republica sendo maior representante do pais se envolver em briga de comadres com cidadão comum, então que venha Pinto da Costa, nao sei ate que ponto ele ira opor a todos esses crimes que envolvem esses nossos deputados mas veremos oque acontece no seu mandato.

    Alguem ainda tem duvida que o homem consegue fazer ate mudo falar, então veja so a qtde de comentário q tem nesse espaço.
    Meu voto podem crer eh de Pinto, a nao ser que venha uma outra pessoa fora desse rol que Ja foi anunciado

    • Empandalho

      29 de Maio de 2011 at 18:11

      Coitado!!!!……………………

  61. Helves Santola

    29 de Maio de 2011 at 17:30

    Minha gente, o home teve uma oportunidade de governar este país, durante a criação desta nação…como podemos afirmar que ele fracassou se não tínhamos presidentes antecedentes???? Agora, olhem para Fradique de Menezes, dois mandatos, 10 anos nessa brincadeira e só piorou o país…..ele foi eleito e reeleito….é este mesmo povo que está a crucificar Pinto da Costa que teve o trabalho de governar um país recém-nascido e cheio de doenças do colonialismo??? Me poupem da vossa ignorância!!!

    • Empandalho

      29 de Maio de 2011 at 18:23

      A ignorância é muito atrevida!!!!!……..

    • António Veiga Costa

      30 de Maio de 2011 at 3:09

      Lá vem o obcecado do Empandalho.
      Que desespero é esse amigo?
      Para entendermos melhor essa obsessão, qual é o seu candidato?

    • Empandalho

      30 de Maio de 2011 at 17:00

      Caro compatriota!em primeiro lugar o voto é secreto.Os meus comentarios vão simplismente no sentido de alertar os Santomenses para o que poderá acontecer em S.Tomé e príncipe se esse senhor for eleito;Caro compatriota existe tanto ódio,raiva ,rancor sobre o sr Pinto da costa que ele poderá acabar como acabou o Sr NINO VIERA. ELE NÃO TERA HIPOTSE DE FAZER MELHOR pelo contrario só irá complicar. O primeiro sururo que acontecer no país com o Pinto da Costa presidente, o povo irá revoltar-se. Cuidado com essa euforia:Própio o sr Pinto da Costa ainda não parou para refletir corretamenta. Depois não reclamen etc………………….

  62. carlos ceitta

    30 de Maio de 2011 at 0:16

    estas a procura de reforma?desculpe la PC N havera porque tu n gostas e nem sabe trablhar.

  63. borges

    30 de Maio de 2011 at 12:11

    Meus compatriotas de São tomé e principe será que o problema de santomenses é trocar nova cara em todas eleições? Vamos esquecer o pasado pois que ela só nos pertuba o rumo ao desenvolvimento pensamos o presente o Pinto da costa tem copetencia junto ao patricio de resolver os problemas de stp temos de acreditar que tudo é possivel o povo já viu que tanto trocar nada resulta vamos todos ver o exemplo de cabo verde está no rumo ao desenvolvimento, fico por aqui esperando que os melhores dias virão para os santomenses.

  64. Deus é Grande e Seja Louvado

    30 de Maio de 2011 at 12:29

    Os Sãotomense que vivem em S.tomé e Principe, talvéz não têm noção de como o nosso S.tomé e Principe encontra-se destruído………………………
    Vivo na europa, e é triste de ver este maravilhoso País no estado em que está…
    O País tornou um antro de negocios ìlicitos……………………
    E o que é mais gritante, são alguns politicos a incentivaram tais praticas…
    Por isso mais uma véz reafirmo, o Sr. Dr. Manuel Pinto da Costa SIM…………..
    Votar no Sr. Dr. Pinto da Costa é didez SIM a S.tomé e Principe……………..
    Eu Acredito
    Vamos Todos Mais um Véz Acreditar……
    Viva S.tomé e Principe
    Viva Telanon
    S.TOMÉ E PRINCIPE EM 1º LUGAR…….

  65. Paulo dis

    30 de Maio de 2011 at 13:20

    Até entaõ vi algem q eu posso Apostar q é o Dotor Manuel Pinto da Costa,espero que o povo naõ aceita que essis coruptos q estaõ a tras do palacio cor de rosa se consiga porq quem é verdadeiro pra se apostar e o Dotor Pinto da Costa ,espero q voses reflitaõ bem e naõ aceitam os mais velhos vos enganar que foi o Pinto da Costa q lis fiseram poser pela bixa assado cusido naõ porq isso tudo aconteceu por uma rasaõ de organisaçaõ.,esta bem !!!?

  66. stp_sempre

    30 de Maio de 2011 at 13:32

    Caros Santomenses,
    Muitos aqui defendem a imaturidade do Sr. Pinto da Coisa na época em que foi presidente, que não temos um presidente anterior para comparar, que tem muitos que estavão ao seu lado que agiam por conta propria, que os outros presidentes não fizeram nada, etc, etc…
    Meus caros, vamos ser racionais e deixar o patriotismo de lado, o Sr. Pinto da Costa tinha na posse um país, se tivesse tido outro tipo de governação, talvez o país estivesse melhor, se tivesse punido os coruputos, alias como podia punir a si mesmo, se era o cabeçeiro, temos o exemplo de Cabo-Verde que hoje esta muito a frente de STP e que teve um percurso identico a STP.
    Outra questão, o que fez o Sr. Pinto da Costa durante todo esse tempo que esta fora do Poder, NADA, ricorosamente nada. Meus Caros, o Governo do Fradique de Meneses foi uma vergonha, muito abaixo das espectativas, mais não podemos pegar nessa vertente e regredir no tempo, vejamos, voltará o Sr.Pinto da Costa, depois O Trovoada (desta feita o filho Patrice) e depois o Sobrinho do Fradique, ou primo, desde que tenha o sobrenome Fradique, com isso STP vai andar que nem carangueijo, sempre para traz!
    Eu acredito que temos que fazer uma avaliação dos candidatos de uma forma coerente, temos que verificar o passados dos mesmos, as pessoas com que eles se relacionam e projetar o futuro do país com ele ou ela no comando. O que obeservo aqui é que muitos querem voltar a rebalda a custas do Sr.Pinto da Costa e do sofrimento dos Santomenses, pois quem defende a entrada do Sr. Pinto da Costa não pensa no desenvolvimento de Stp, mais sim no seu imbigo!
    Que Deus ilumine a cabeça dos Santomenses no momento do voto, só assim melhoraremos o nosso STP.

  67. Empandalho

    30 de Maio de 2011 at 16:40

    Isto é um alerta para as 2000 almas perdidas. Tive oportunidade de ouvir hoje numa estação de rádio em Luanda, um concentuado analista político angolano, falar sobre eleições presidencias em S.Tomé e príncipe.Depois de várias considerações o mesmo afirmou categóricamente que apostar em Pinto da Costa, seria apostar numa derota declarada; e mais seria um retrocesso para S.Tomé e Príncipe. isto que fique bem claro não foi comentado por nenhum Santomense.

  68. rosa maria

    30 de Maio de 2011 at 17:02

    Pinto da Costa vai ter que enfrentar o Delfim Neves na segunda volta. Vamos ver quem vai ganhar.

  69. Voçê entendeu!!!

    30 de Maio de 2011 at 17:04

    Força Pinto da Costa… Frente é o caminho e tu serás de novo o Líder do nosso país. Porque não actualmente um candidato que possa ajudar a dar um rumo certo ao nosso país… Deçu ka zudáh bó e da bó bençon ku saôdgèh…

  70. Michelangelo

    31 de Maio de 2011 at 9:19

    Momento das eleições, momento de escolha popular, momento em que o povo tem a oportunidade de dizer de forma concreta o que pensa e quais as suas aspirações para o curto e médio prazo.
    Ora, após 15 anos no regime do partido único, eis que surgiu a grande vontade de instaurar o regime multipartidário que tem como base ideológica a democracia, e já lá vão 20 anos.
    A questão que eu me coloco é saber o que mudou antes dos 15 anos e depois?
    – O que mudou foi a ideologia política, hoje temos a possibilidade de escolher quem no nosso entender servirá da melhor forma os nossos interesses. É na verdade uma grande e importante mudança, sem dúvidas.
    – O que não mudou é a nossa total dependência do exterior para podermos alimentar-mos, logo se o mundo vier a conhecer uma forte crise afectando profundamente a produção mundial, voltaremos a viver os mesmos dramas vividos na dita crise dos anos 80.
    Mas, graças a nossa grande conquista hoje temos o destino do nosso pai e das nossas vidas nas nossas mãos, e temos vindo a utilizar esse poder de decisão há vinte anos. E qual tem sido o resultado das nossas escolhas? Porquê que o pais continua ainda a deriva? O que estamos a fazer de errado?
    Escolher um pessoa reconhecida pela sua rectidão, justiça, pelo seu patriotismo, defensor dos interesses da nação e que possa representar de forma digna os santomenses, seria um bom começo. Mas não é tudo, o elemento mais importante e longamente esquecido, é após a escolha, podermos seguir, avaliar o desempenho dos governantes (PR, Governo, Assembleia.) e exigir deles acções e que concorrem ao bem estar da população, e condenar veemente a partir de manifestações pacíficas e ordeiras todos os comportamentos corruptos que temos vindo a assistir e a conviver de forma assustadoramente passiva ao longo desses anos.
    Por outras palavras, quero dizer que cabe a nós mudar o comportamento dos nossos políticos e o estado da nossa nação, temos o poder para faze-lo. Tudo dependerá só de nós. Somos o gigante adormecido, espero que possamos despertar um dia e defender os nossos interesses.
    Estivemos juntos uma vez para conquistarmos a independência, poderemos ficar juntos outra vez para erguermos o nosso país.

  71. santola de raiz

    1 de Junho de 2011 at 0:38

    São tome não precisa de velhos caducos. que já tiverão oportunidades para fazer alguma coisa e nada só. as ideis de mentes velhas são velhas também. e No mundo que se encontramos precisamos de mentes frescas, novas.Para tirar o Pais no precipicio que se encontra. CADUCOS NÃO, CADUCO É PRA SE APOSENTAR E RELAXAR

  72. kim kim

    1 de Junho de 2011 at 16:37

    Pinto da Costa, Foi, é e será sempre um preguiçoso que nada sabe fazer

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top