Política

Pinto da Costa abre “Presidência Directa”

A partir das 10 horas desta segunda-feira, o Presidente Manuel Pinto da Costa, põe os pés na estrada ao encontro dos órgãos do poder judicial do país, escolhidos como alvos para abertura da presidência directa.

Nem a forte chuva que acordou São Tomé e Príncipe esta segunda – feira, trava a marcha da Presidência Directa, que o Chefe de Estado Manuel Pinto da Costa, decidiu desenvolver. O Tribunal de Contas, é a primeira instituição alvo da presidência directa.

Logo a seguir por volta das 11;30 H, Manuel Pinto da Costa reúne-se com a Ordem dos Advogados. Segundo uma nota da Presidência da República, a presidência directa dedicada ao sector da justiça, decorre entre os dias 21 e 25 de Maio. Até 25 de Maio, o Presidente da República pretende visitar a Procuradoria Geral da República, a Polícia de Investigação Criminal, o Comando da Polícia de Água Grande, o Estabelecimento Prisional, o Tribunal Regional de Lembá, e por fim o Tribunal da Primeira Instância e o Supremo Tribunal de Justiça.

A nota da presidência da república, acrescenta que «esta primeira “Presidência Directa”, à qual se seguirão outras em moldes a anunciar oportunamente, insere-se no âmbito do exercício de uma magistratura activa e de proximidade com as populações e as questões ligadas ao desenvolvimento de São Tomé e Príncipe dando cumprimento aos compromissos eleitorais assumidos por Sua Excelência o Presidente da República», lê-se na nota de imprensa.

No fecho da presidência directa ao sector da justiça, ou seja, no dia 25 de Maio, no salão nobre do Palácio do Povo, Pinto da Costa fará o balanço do contacto que teve com as diversas estruturas do sector da justiça. Abel Veiga

.

30 Comments

30 Comments

  1. Põe boca não tira

    21 de Maio de 2012 at 10:24

    Ja era sem tempo….. Pensei que STP não tem presidente da República aluz das recentes confusões no seio da justiça e o silêncio prolongado do PR.
    É altura do PR agir e mostrar que é 1º homem da nação Santomense……..
    Assim como pretende PR fazer com a Justiça, faz também com a Saúde e com Agricultura e pesca………. que sabe assim saímos desse marasmo e letargia em que estamos dormindo profundamente…….. Haver vamos…..

    • Assim mesmo

      21 de Maio de 2012 at 14:51

      O Primeiro-ministro passeia e o Presidente trabalha. Um anda em jactos, comezainas, bebezainas, passeatas. O outro quer ver se ajuda a melhorar as coisas e levantar o moral das tropas.

      Bem haja Senhor Presidente. Fui!

  2. eu

    21 de Maio de 2012 at 11:00

    Agora sim

  3. ATENCIOSO

    21 de Maio de 2012 at 11:00

    Essa acção-Presidencia aberta- surge numa boa altura, quando todos se reclamam do estado da Justiça no País, nomeadamente do concernente a criminalidade(ondas de furtos, roubos e já assalto a maão armada); suspeitas de varias ordens feitas a “fazedores” e agentes da justiça, a legereiza no processo de detenção e de prisão etc.
    A experiencia dos quinze anos,embora a diferença do regime,poderá em muito, contribuir para maior reflexão do Presidente e, consequentemente,apoiar e aconselhar os outros três orgãos de soberania, pois todos têm uma cota parte na questão, na tomada de decisão mais aceites.

  4. dPires

    21 de Maio de 2012 at 11:01

    JÁ NÃO ERA SEM TEMPO!!

  5. Chacará, Madre Deus, Almerim, Bombom

    21 de Maio de 2012 at 11:05

    ´Muito boa iniciativa. Pensada, tranquila, sem espalhafatos nem publicidade exagerada, com sentido de estado e responsabilidade, com grande enquadramento institucional e sentido pedagógico. Eu não votei no senhor mas tenho de reconhecer que´o senhor está a surpreender-me positivamente. É assim que se faz política e se passa a mensagem para o povo e para a juventude.
    Sem exagerar como fez o Fradique de Menezes demitindo governos, falando muito e sem nexo e fazendo trapalhadas. Nem tão pouco com vícios de ódio e ataques aos adversários para querer impor uma agenda própria ao país.
    Só espero que no final desta presidência direta seja apresentada aos Sãotomenses o resultado do trabalho e traçado um plano juntamente com o governo para a resolução dos problemas que existem cá no país no sistema judicial.
    Parabéns pela iniciativa.

  6. santa Marta

    21 de Maio de 2012 at 11:17

    Isto não quer dizer nada. O essencial é abrir a boca perante o sofrimento do povo e corrigir os males cometidos durante os 15 anos. O abono família que cortou aos pais, os erros do 1.º recenseamento, as prisões arbitrarias, as peripécias de 1983, reforma de miséria que nos deu até os dias de hoje, enquanto que anteriormente quem tem mais de 30 anos de serviço reformava com o total do seu vencimento e que ele eliminou. Fala ao povo das suas ideias e deixa de ser rancoroso com o povo porque nem todos estão contra os seus principios.

    • truquim sum deçu

      22 de Maio de 2012 at 9:06

      Santa Marta, eu tenho certeza que estas com vergonha e não te resta mais nada para dizer, vc esperava outra atitude de Pinto e não esta vcs diziam que o homem esta a vir para cobrar vingança e como não estão a ver isso no homem, estão envergonhados ele com nossa ajuda vai poder dar volta nesta situação que STP se encontra.Tas a ver o que Patrice Trovoada esta a fazer esta a tomar o lugar de Presidente, quem deve apresentar o País é O presitente, o Pinto indicou o Salvador dos Ramos Ministro dos necocios Estrangeiros e comunidades, o patrice passou por de traz foi_se emagina vc se Pinto fosse Miguel Trovoada o Rancoroso?Pinto da Costa força o povo esta com sigo

    • ATENCIOSO

      22 de Maio de 2012 at 10:24

      Santa Marta, desculpe, mas afinal quem tem que deixar rancor? De Setembro à presente data quais foram os sinais de rancor demostrados pelo senhor. Os quinze anos foram sensurados ,julgados e condenados pelo povo.O senhor foi legitimamente eleito pelo povo nas urnas depois de vinte anos de reabilitação. Por favor,submeta a decisão da maioria e deixe o mesmo demonstrar a maturidade e experiencia.Dentro de mais quatro anos avalia o desempenho do senhor Presidente.

  7. Aleluia

    21 de Maio de 2012 at 11:26

    Atem que em fim mais queremos coisa seria não perdoa esses malandros pelo Amor de Deus mete eles todos na cadeia sfff bom trabalho!

  8. Filipe Samba

    21 de Maio de 2012 at 11:41

    Quanto mais vivemos mais aprendemos
    Quanto menos se canta, melhor se dança
    Palavras com obras são tiros com balas
    A história é generosa para aqueles que acreditam no seu Povo

  9. Zozé Lové

    21 de Maio de 2012 at 11:56

    Tem o apoio dos São Tomenses nessa acção.

    Porquê esqueceu do Tribunal Regional do Principe, será que lá está tudo bem?

  10. dPires

    21 de Maio de 2012 at 12:39

    «Como garante do regular funcionamento das instituições democráticas tem como especial incumbência a de, nos termos do juramento que presta no seu acto de posse, “defender, cumprir e fazer cumprir a Constituição da RDSTP”.»

    «A legitimidade democrática que lhe é conferida através da eleição directa pelos Santomenses é a explicação dos poderes formais e informais que a Constituição lhe reconhece, explícita ou implicitamente.»

    Já não era sem tempo! O Senhor PR esperou o povo clamar de diferentes formas, mas está certo; o importante é que o senhor já começou a entrar em acção e principalmente num assunto que, tempestuosamente, se afigura de estrema relevância para o país – O sistema Judicial.

    Os Tribunais são os órgãos de soberania a qual a Constituição confere a responsabilidade administrar a justiça em nome do povo.
    Quem quer ensinar, tem que saber e entender. Quem quer mandar, tem que saber obedecer. Qual é a moral da justiça santomense para o povo?

    Boa decisão do Senhor PR, garante a paz judicial e limpe-nos dessa vergonha que gira na boca deste mundo globalizado. Espero que este primeiro passo da Presidência Directa aniquile os segredos que fenece o bom-nome do sistema Forense santomense.

  11. N.C

    21 de Maio de 2012 at 14:07

    Peca por tardia essa Presidencia aberta.

  12. João Bosco Menezes de Pinho

    21 de Maio de 2012 at 14:46

    Boa iniciativa.Estamos à espera de propostas de medidas para tranquilizar a Nação.

  13. Mé Pombo

    21 de Maio de 2012 at 15:40

    Um bem haja ao senhor Pinto da Costa.
    Estava a espera de esta iniciativa, agora fico a espera que o arbitro apite o fin das brincadeiras na nossa justiça.

  14. Blogonón Paiva

    21 de Maio de 2012 at 15:55

    Concordo que esta Presidência aberta peca por tardia.
    Mas a um provérbio que diz: vale tarde duque nunca.
    Mas, tenho as minhas duvidas pelo resultado da Residência aberta, um Presidente sem poderes executivo. Que resultados palpáveis sem concertacão com o executivo, ambos de costas viradas, com agendas diferente.
    Estamos perante uma falsa. Haver vamos.

  15. Blogonón Paiva

    21 de Maio de 2012 at 15:58

    Os erros Presidência e concertação.
    Aguardamos pelos resultados.
    Santo Tomé: Ver para crêr.

  16. mosssad

    21 de Maio de 2012 at 17:24

    Demorou mas finalmente o senhor decidiu tomar iniciativa de sair de casa, para dar palmadinhas a esses piralhos.

    Tomara que saia dai alguma coisa com proveito

  17. Nando Vaz (Roça Agostinho Neto)

    21 de Maio de 2012 at 18:54

    Acho que presidência direta poderia ir ao encontro do povo também!..

  18. O Analista e Censurador

    21 de Maio de 2012 at 19:49

    Custou mas chegou a hora da verdade!…
    Senhor Presidente, foi com muita honra e alegria ter recebido essa noticia , a qual o senhor deve aproveitar para lavar essa mancha que muito pesa nas suas costas,como culpado de tudo quanto tem acontecido no nosso País.
    Se o senhor vai iniciar tomadas de medidas dos males que existem no País, não pare só na justiça.Não se esqueça que o Povo depositou toda confiança elegendo-O para estar a frente da Nação.Nesta conjuntura é bom que aproveite rever a Constituição e abolir as clausulas que achar prejudicial para o País.Depois de resolver o problema da justiça,não esqueça do Parlamento que esta altamente desorganizado. Também fixar os olhos no Chefe do actual governo que só sabe viajar para tratar dos seus negócios pessoais,deixando o nosso povo na pior miséria.
    Para além dos 15 anos que ficará na memória do povo como piores anos da nossa Independência, os 22 anos que antecederam foi pior para São Tomé e Príncipe.E aqueles buldogue que protagonizaram a degradação do país é que estão vivendo de Burguesia tratando o povo como quem esta numa aljube sem a data de julgamento.
    Chegou a hora da reflexão total!…Não deixe escapar nada, porque o povo já cansou de refutar a situação que se tem vivido no país.
    Assim sendo,almejo com toda sinceridade que essa iniciativa de Acção da Presidência Aberta tenha melhor êxito neste árduo trabalho que tem pela frente.E que Deus ajuda-O fazer justiça para bem estar do Povo.
    Assim seja.
    Viva São Tomé e Príncipe
    Viva Presidente da República Senhor Doutor Manuel Pinto da Costa.

  19. Horácio dos Santos

    22 de Maio de 2012 at 7:27

    Santa Marta, Os quinze anos em que referes naquela altura quantos anos você tinha e seera maior de idade o que fizeste para seu próprio bem, estudastes, formaste, trabalhavas. Apesar de alguns êrros na altura muitos filhos de São Tomé estudaram, formaram incluindo muitas crianças que foram para Cuba e outros Países e hoje são formados assegurando o leve leve do nosso País. Antes de falar deves formar e informar e ter capacidade de analizar os tempos diferentes, seu cretino.

  20. Horacio dos Santos

    22 de Maio de 2012 at 7:29

    Téla Nón, porquê que os comentários não são apresentados não é a 1.ª vez, oque se passa.

  21. Verónica

    22 de Maio de 2012 at 7:53

    Finalmente!
    Manga pontá ê sca bôbô, anzu sca começazugué cu budu. Zentxiê calumá!
    O PR não tem grandes poderes,mas nenhuma Lei é feita sem deixar um buraco. O PR tem onde e como recorrer para exercer o poder qu nao tem.

    Depois da Presidência directa,certamente ele não deixará de fazer um balanço e este balanço deve e tem que chegar a um determinado órgão que é a AN e daí a bola estará doseu lado para agir de conformidade.
    Niém,ê cábilá bodon culu. Cadá nguê cá vijá ubuê dê. Punda Fulu pó na tê libá fá (palavras do nosso Oné)

  22. Luis

    22 de Maio de 2012 at 8:31

    Optima iniciativa! Esperamos todos que medidas concretas sejam sugeridas e adoptadas para salvar a justiça

  23. O MAIS CERTO

    22 de Maio de 2012 at 9:16

    Espero que não seja apenas uma visita as inntituições do estado, para fazer inglês ver, pois o problema da justiça já é evidente até nos olhos do cidadão comum. O presidente deve também ter uma atitude pró-activa para ajudar o governo e a nação Santomense. ESte nosso presidente tem vindo pelo menos até agora a se mostrar responsével, relativamente a tranquilidade e a estabiidade que a muito o país reclamava. Todos devem num clima de concórdia e de concertação trabalhar para o bem da nação.
    O povo espera atentamente pelo resultado da visita.

  24. pinto

    22 de Maio de 2012 at 9:24

    Esta iniciativa é um bom pontapé de saida, para dar um pouco de vida, um pouco de crédito as instituicoes de STP.O problema maior é que a constituicao nao confere poderes ao presidente para tomar determinadas decisoes.Mas é bom a ideia .

  25. manucho bubu

    22 de Maio de 2012 at 10:40

    Esta presidencia aberta deve terminar em todos distritos e regiao autonoma do Principe falando com o povo explicando o povo sobre o resultado do trabalho realizado, Senhor Presidente por favor nao confiar em passar na comunicaçao pode ser manipulado, o povo que lhe colocou tem esperança, o senhor tem um trunfo na manga é o garante da naçao

  26. jamaicano

    22 de Maio de 2012 at 12:56

    Pelo menos isso!!! Depois tanto dormir de olhos abertos, faça algo para o bem desta nação, porque isto está a se transformar em casa da sogra:Sr.1ºMinistro e alguns dos seus colaboradores viajam com subcidio do País quando lhes apetece,a justiça feita em um saco de lixo,a saude está doente e a matar doentes por falta de madicamentos a boa cerveja rozema ja não se bebe com gosto, o procurador geral da republica tanto fala e nada concluido, porque tbm o seu nome ja aparece envolvido em máfia ou coisa parecida, enfim um conjunto de males nesta pequena(ILHAS MARAVILHOSAS QUE SE TRANSFORMA EM ILHAS PERIGOSAS)

  27. O Analista e Censurador

    23 de Maio de 2012 at 18:06

    Senhor Horácio Santos.Seja mais educado antes de auto-criticar qualquer comentário dos outros sem primeiro analisar o que outros pensam de te.Numa analise exaustiva nota-se logo que o senhor não passa de um impostor ou o mais burrrrrrrrrro da Nação.Quero lhe perguntar qual é o conteúdo da tua critica?!…No dia 12 de Julho de 1975,já tinha 19 anos de idade.Se por acaso sabes fazer calculo, lá estará a minha idade actual.
    Assim sendo e não querendo vestir a pele que tens,não vou te dar a resposta que mereces.Somente tenho um conselho para te.Volta de novo a Escola para ver se aprendas melhor lidar com a sociedade.Isto é se alguma vez já foste!…Outrossim, se tens alguma coisa contra o Doutor Manuel Pinto da Costa,o homem que de certeza ajudou os teus país antes de nasceres,isto não me diz respeito.Porque não passas de um bebe mimado.Se eu disser que chamaste Cretino ao teu Padrasto. A tua mãe quando tomar conhecimento desta tua falta de respeito ao Padrasto ela vai ficar muita aborrecida. Tenha juízo.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top