Política

Fogo que se deflagrou no aeroporto internacional tem mão criminosa

A denúncia foi feita pelo Primeiro Ministro Gabriel Costa. Ao falar sobre a ameaça do CAOS, e da intervenção do exército em acções preventivas para impedir que o CAOS aconteça, o Chefe do Governo deu o exemplo do incêndio no aeroporto. Segundo Gabriel costa, foi fogo posto.

«Houve fogo posto no aeroporto», delarou o Primeiro Ministro. Uma acção criminosa garantiu Gabriel Costa, que está a ser investigado. « E pode ter a certeza que o autor quando for encontrado será levado aos Tribunais», precisou.

O fogo terá sido estratégicamente lançado no aeroporto internacional, para atingir o depósito de combustíveis que abastece as aeronaves. «Depois de se ter reabilitado o sistema eléctrico do aeroporto foi colocado fogo atrás da estação, do reservatório de combustíveis da ENCO. Isso poderia ter sido um CAOS meus senhores», afirmou o Chefe do Governo.

Para conter as ameaças do CAOS, Gabriel Costa, disse que as “gloriosas” forças armadas de São Tomé e Príncipe, são chamadas a intervir. «Os militares é que foram lá para pagar o fogo, apesar de termos bombeiros», frisou.

Fogo posto, que poderia simplesmente acabar com o aeroporto internacional. «Esse fogo é de origem criminosa e se se alastra para os depósitos de combustíveis ficaríamos sem aeroporto», concluiu.

Abel Veiga

36 Comments

36 Comments

  1. felisberto

    28 de Julho de 2013 at 18:26

    Eu acho que devemos pôr tudo claro.
    O que podem me dizer sobre o tal jovem de Micoló que está sobre alçada da PIC?
    Que abra o Jogo.
    Agora já não há que esconder!!!!

    • Faminto XXI

      29 de Julho de 2013 at 14:36

      Não me admiraria nada se pagassem algum coitado, só para assumir a culpa e se calhar acusar outras pessoas. Aliás este tipo de política já foi reinante no pais, nos tempos que lá vão, mas alguns pretendem traze-los de volta. Mas Deus Todo Poderoso não permitirá.

  2. Joscon

    28 de Julho de 2013 at 19:50

    Se o incêndio que se ocorreu nas imediações do aeroporto de São-tomé e Príncipe tem a mão criminosa, então vamos aguardar pela investigação criminal e, deste modo, encontrar o infractor e, os juízes devem julgar e aplicar uma pena exemplar, doa a quem doer. Sem os dados de investigação criminal, claros, transparentes, baseados em provas científicas, não pudemos estar a extrapolar nem tão pouco fazer o processo de intenção. Se os dados de investigação criminal ainda não são tornados públicos, como pode o Sr. Gabriel Costa asseverar que este delito tem mão criminosa? Será que possui dados concretos e transparentes para o efeito? Se os possui, então apresente estes dados a população. Aguardo sinceramente, que as querelas políticas não chegam a este ponto e, que as investigações encontrem o (s) culpado (s) e serão presentes a um juiz para ser observado.

    Espero que este incêndio que ocorreu nas imediações do aeroporto, não seja pretexto para tomar medidas que restringem a liberdade, o direito de contestação, o direito de manifestação e outros direitos consignados na constituição. Sabemos de antemão, Sr. Gabriel Costa, que a liberdade que conquistámos com muito custo, podem estar a ser diminuídos em prol de uma propaganda bem estruturada. Vimos no passado atitudes que não queremos que se repitam em São-tomé e Príncipe, conhecemos muito bem os seus executores, aliás esta tribo, só conseguem governar sem confrontação, sem opinião contrária, sem alaridos, sem contestações, sem reclamações e, há muita gente nostálgica, que quer o país volte ao passado amargo, em que o medo e pavor sejam o pão nosso de cada dia.

    Quanto as forças armadas de São-tomé, espero que tenham um papel mais activo, não fiquem limitados ao quartel – no tempo de paz e, devem contribuir na salvaguarda dos interesses nacionais, mais precisamente, na protecção do aeroporto e das orlas marítimas. À medida que o tempo se alonga, vimos que São-tomé e Príncipe estão a perder partes da costa, por erosão e estão a ser invadidas pelo mar – devido o boom da construção civil desenfreada e, por vezes anárquica e, por isso, espero que as forças têm um papel fundamental na protecção do meio ambiente.

    • Faminto XXI

      29 de Julho de 2013 at 11:54

      Apoiado! Bem dito. Viva pensamento coerente.

  3. zeme Almeida

    28 de Julho de 2013 at 21:16

    No comment

  4. Pv

    28 de Julho de 2013 at 23:47

    Se fogo foi mesmo posto, isto só revela quão vulnerável esta o nosso aeroporto. Para não dizer que depósitos de combustíveis deviam estar devidamente protegido contra incêndios vindos de capins (seja ele de que natureza fosse) ainda mais nessa época do ano.
    Lembrar que sempre houve incêndios na época seca em Aeroporto.

  5. homem honesto

    29 de Julho de 2013 at 6:47

    Para que as coisas fiquem bem claro, quando encontrarem a pessoa certa divulgam a imagem e a falar para que a população toma conhecimento.
    Um deputado da bancada do ADI disse que no aeroporto todos os anos aparecem fogo e o telanon não comenta.
    Não fla só só só só .

  6. Negro de STP

    29 de Julho de 2013 at 7:33

    “Conspiração”.

  7. Faminto XXI

    29 de Julho de 2013 at 8:19

    Mas só isto é que “ficou provado” ou foi denunciado durante o debate paralmentar? Convenhamos Senhores.

  8. tela mu

    29 de Julho de 2013 at 8:49

    Eu digo que esse incendio foi provocado por e vivo fora do país ;como é possivel a esta hora tempo de gravana um incendio? So que quem faz essas maldades pensam que esta a fazer mal ao governo? Nao ao governo mas sim cada povo de s.tome y princepe,outra coisa na democracia y liberdade nao sigfica que se pode fazer actos desses para espresar nao concordo. Devem investigar y condenar o culpado (a).pelo esse acto .

  9. Boca Pito

    29 de Julho de 2013 at 9:26

    É por estas e por outras que ADI já não tem espaço na politica santomense.
    Duvido que no futuro a ADI e os “seus indignados” venham a consiguir ao menos dois deputados.

    • joão pedro

      29 de Julho de 2013 at 17:18

      Sr. Boca pito,desculpe,não posso levá-lo assério.Existem afirmações que são demagógicas.Mas a sua afirmação não é demagógica,é burrice.Não lhe digo mais porque não vale a pena.

    • rapaz de riboque

      29 de Julho de 2013 at 17:57

      amigo independentemente de qualquer cor partidário o amigo não devia ter esse comentário sem ter a certeza do que estava a escrever quando for apanhado o criminoso e souberem quem foi ai concordo . Não sei se sabe que todos inocentes até provas encontradas escrever essas tolices mostra que o amigo esta a julgar alguém sem provas

    • wê cu bócá

      29 de Setembro de 2013 at 16:31

      meu irmão, antes pra tu diseres estas coisas, precissavas ter prova, cuidado com acusações sem prova, tens que ter cuidado com a lingua, ou tu não sabes do que falas ou és um ignorante, arrogante,( burrise) faça mais leitura que vai ti ajudar, ok fui

  10. jorge ventura

    29 de Julho de 2013 at 10:05

    Todos sabemos, que as zonas entre o Aeroporto de S.Tomé e a Lagoa Azul em Lobata, é propensa à incêndios na gravana.´
    Há dois anos atrás, até houve incêndios florestais em Lobata. Ainda este ano e todos os anos existem incêndios na floresta de savana em Praia das Conchas.
    Será que tudo isto e durante todos estes anos tem havido mão criminosa nestes incêndios?
    Na zona de aeroporto também tem havido os incêndios quase todos os anos, mas que os bombeiros tem apagado sem grandes alaridos e acusações como têm feito agora. Será que os incêndios anteriores também têm tido mãos criminosas?
    Seria bom que investigassem não só este incêndio, como todos os outros que têm ocorrido e modo a sabermos todos qual é o criminoso que tem estado a fazer isto ao longo dos anos.
    Avancem e deêmm o resultado, pois o povo aguarda com ansiedade para conhecer com provas fidedignas o criminoso.
    Bem Haja a todos
    Ventura

  11. O Analista e Censurador

    29 de Julho de 2013 at 10:38

    Faço das palavras do Joscon. Antes de conhecer a veracidade do facto, não se pode espalhar pânico, nem inventar certezas impalpaveis. Pelo que deve-se aguardar o resultado das investigações e em seguida tomar medidas de conformidade com Lei judicial.

  12. rapaz de riboque

    29 de Julho de 2013 at 10:58

    façam diligências para sere apanhados e que a justiça funcione severamente sem contemplações seja amigo do amigo que page pelo que fez

  13. joão pedro

    29 de Julho de 2013 at 11:04

    A politica em STP é uma autentica palhaçada,deputados silly,dirigentes sem visão do futuro,autenticos bailarinos que tropeçam no seu próprio pé,enfim gentes sem vaidade politica.
    Agora o país não anda,porque está refém do mero desabafo “caos”.
    Querem contaminar a opinião publica com insinuações que são completos dislates.
    Se houve mão criminosa apresente-a,e não se cingirem em tentativas de atropelos de imagem,porque as sondagens falam por si.

  14. Fala Serio

    29 de Julho de 2013 at 15:41

    Quem lançou a suspeita de fogo posto no mesmo dia do incêndio, foi o Director da ENASA, que por certo é um “simpatizante” conhecido do ADI e do PT, mas o Director da ENASA não fez tais declarações de animo leve, a suspeita de fogo posto veio a tona devido a outro incidente que já havia acontecido durante a instalação da iluminação da pista. Houve sabotagem de cabos que levavam energia ao sistema de iluminação de pistas, cabos cortados propositadamente com alicate. tentou-se justificar que eram roedores, mas a evidencia mostrava o contrario.
    Essa politica de sabotagem não é de hoje, já vem a algum tempo atrás: Grua da ENAPORT que foi incendiada e Gerador da EMAE. São practicas levadas a cabo com o intuito de travar acções dos governos, que no entanto só trás prejuízos a nossa população. É triste que hajam pessoas que se alinhem neste tipo de acções, mas é preciso que se descubra o autor deste crime, assim como os mandantes, caso existam. O pais já não pode compadecer com este tipo de situação.

  15. Jacob

    29 de Julho de 2013 at 16:07

    Foi fogo posto sim isto porque um pouco antes havia muito CHOVISCO e era noite,não havia sol.Ha que responsabilizar pessoas.

  16. Rambo

    29 de Julho de 2013 at 16:31

    Foram o 1º Ministro – Gabriel Costa e o pseudo-jornalista Abel Veiga que puseram fogo no aeroporto!
    Não tenho dúvidas. Eles são autenticos incendiários nesta republica de bananas.

  17. Culorado

    29 de Julho de 2013 at 18:57

    Compatriota Homem honesto

    Eu não sou jurista, ainda que fosse, sou alérgico a àqueles que fazem juízo de valor mormente na avaliação na matéria de competência. Porque há muitas pessoas que não sabem que nada sabem, por um lado e por outro lado, não me revejo no comentário daqueles que utilizam comentários para aliviar sua frustração, porque de certeza absoluta, esses tipos de comentários não fazem parte do abc diário para desenvolvimento de STP.

    Registe:

    Governar um País que tem dificuldades económica e financeira não é fácil!

    A melhor forma de contribuir para o desenvolvimento de STP, é oferecermos nosso saber, nossa competência e tudo de bom que estiver ao nosso alcance, sem ver para cor partidária.

    Vamos contribuir com a nossa força e energia positiva

    Vamos esquecer energia negativa e linguagem de índole desencorajadora.

    STP só se desenvolve com Trabalho mas muito Trabalho

    STP só se desenvolve com disciplina mas muita disciplina

    Vamos todos mas todos, combater a corrupção

    Vamos todos mas todos, combater o de ixa andar

    Vamos todos mas todos, combater a anarquia

    Em benefício de dúvida

    Vamos deixar o Governo trabalhar…

    • joão pedro

      30 de Julho de 2013 at 7:01

      Caro amigo.
      Excluindo a sua falta de modéstia,nem tudo é prosma no seu discurso.Realmente é dificil governar um país com dificuldade económica.Mas,mais dificil se torna,quando os seus governantes são desleais,corruptos,estupidos e vazios.Mais dificil se torna quando o seu parque automóvel estatal é preenchido maioritáriamente com viaturas 4×4.Não que eu tenha uma preocupação particular quanto a posse dessas viaturas,basta me dizer que vivo na cidade mais industrializada da Europa.A questão é a elevada despesa que isso acarreta para o cofre do Estado, mormente com a sua manutenção e o consumo de combustível.
      Na minha forma de pensar,acho uma estupidez, um dirigente que vive na cidade capital ter a custa do povo “faminto”,um jeep para sua deslocação ao trabalho, que pelos vistos não é distante!!!
      Voce ja imaginou a despesa que essas insignificantes vaidades trazem? O mais agravante ainda é que por vezes elas são atribuidos á individuos que nada produzem para o país, vivendo eles apenas em grandes sinecuras.
      Estas e mais rasões é que dificultam a governaçao do país meu caro amigo.

    • joão pedro

      30 de Julho de 2013 at 7:10

      lapso,quiz dizer:

      correção,”…elas são atribuidas”

    • Culorado

      30 de Julho de 2013 at 19:05

      Caro amig João Pedro

      Sem qualquer jactância, mas não acredito que só por viver no País mais industrializado da Europa permite-lhe garantir que é conhecedor da matéria de governação desse ou daquele País.

      Garanto-lhe que há residentes nas grandes cidades, mas que mal e ou não conhecem sequer os subúrbios dos próprios bairros onde moram, por isso, não me parece elegante e sério a ostentação de afirmar que é conhecedor das matérias de governação pelo facto de viver no País mais industrializado da Europa.

      Qualquer cidadão honesto e organizado é livre de adquirir viaturas querb seja ou não de topo gama, com fruto de seu trabalho. Porque não? Sou cidadão comum, nunca fui governante de País nenhum, vivo na cidade capital portuguesa, mas só com o fruto do meu trabalho adquiri e sou proprietário de duas viaturas de marcas Opel e Rove,para uso pessoal e não é menos verdade que mesmo em STP existem muitos proprietários de viaturas muito superior a 4X4 para seu uso pessoal e que nunca passaram pelo governo e nunca foram governantes, comente …

      Eu seria o primeiro a criticar, se um dia os nossos governantes utilizassem bicicleta como meio de transporte nas suas deslocações, comente …

      Apenas concordo consigo para afirmar que de facto o País não tem sido bem governado. Mas reitero integralmente o texto do meu comentário para reafirmar que não pactuo com aqueles que pensam ser donos da verdade e que sabe tudo, tenho relutância a linguagens pejorativas proferidas e que visa atingir aos nossos governantes, tais como:

      “ estúpidos e vazios”

      “ governantes são desleais, ”corruptos”

      “ á indivíduos que nada produzem”

      A minha experiência é de que existem muitas pessoas que estando fora do balcão são melhores do que todos outros que vivem à face da Terra. Mas quando passam para dentro do balcão fazem o mesmo senão pior.
      No meu entendimento a democracia tem regras, tal como estabelece liberdade de expressão também se impõe o civismo (respeito, tolerância e isenção).

      Parto duma premissa muito ausente na maioria de alguns comentários em STP, confesso que seu, não foge a regra, cito:

      Necessidade de cultivar mentalidade anti anarquia

      Necessidade de cultivar respeito hierárquico

      Necessidade de ter sempre presente o velho ditado – “quem diz o que quer, sujeita-se a ouvir o que não quer”.

      Ponto Final

    • joão pedro

      30 de Julho de 2013 at 22:16

      Meu caro amigo.
      Eu não tenho culpa que o seu poder de descernimento literário seje mediocre.Pois eu quando me refiro que vivo numa cidade industrializada,é para evitar que os menos preparados culturalmente cometecem o equivoco que infelizment a V,Exª,acabara de cometer.
      Resumindo;não falei da viatura particular,se voltares a ler o meu texto verás,que eu escrevi passo a citar “…automóvel ESTATAL”.Sabe o que significa automóvel ESTATAL?
      2º-Quando digo que vivo na cidade mais industrializada da Europa,é para dizer que não estou a estranhar os tais automóveis.Que eu convivo(vejo) diariamente com carros que custam milhares de euros.E que considero um absurdo a sua utilização pela banda do governo uma vez que custam imenso ao cofre do Estado.
      Só para lhe apimentar a coriosidade,assaz-me informá-lo que na minha cidade o LINCOLN NAVIGATOR em 2ª mão custa mil e tal euros e o PORCHE CAYENE,também em 2ª mão custa cinco mil euros.Portanto procure perceber melhor,para não se armar em sem vergonha e dizer disparates.Fiquemos por aqui.

    • népia

      30 de Julho de 2013 at 15:01

      Concordo com o controlo das despesas do estado, que muitas vezes estão ligadas directamente com corrupção em STP. No entanto o amigo está errado no que diz respeito ás viaturas. Os veículos que se refere servem para a deslocação em estradas precárias, e o uso de automóveis ‘ligeiros’ em tais estradas, esse sim leva ao aumento do custo de manutenção. Quanto à gama, é óbvio que podem ser usados veículos de gama mais baixa (mais baratos) ,mas enquanto as estradas se mantiverem na mesma não se justifica que não se usem os tais ‘4×4’. É útil comentar sobre assuntos conhecendo os parâmetros envolvidos! 😉

    • joão pedro

      31 de Julho de 2013 at 8:12

      O amigo quer me dizer que as estradas da cidade de STP são intransitáveis? Toda esburacada,que só permitem circulações de veiculos todo terreno?Ou deixou-se contagiar pela estería palavrosal?
      A sua esperteza saloia simplesmente o comprometeu,porque o seu argumento é descabido,injusto,patético e desfasado da mais pura análise.Fiquemos por aqui.

    • Culorado

      31 de Julho de 2013 at 13:51

      Caro João Pedro,

      Na matemática 4X4 = 16), (4-4 = 0), sempre.

      Na álgebra ( -4 – 4 = -8), ( -4 X-4 = 16), ( -4X4 = -16), (-4+3 = -1), (4-3 = 1), sempre.

      A língua portuguesa é muito difícil e complexo …

      Porque já tinha feito ponto final, excepcionalmente volta apenas para aconselhá-lo à fazer de novo e com muita atenção, a leitura e também pedir ajuda nas análises e interpretações dos meus anteriores comentários.

      Atenção

      Não tenho dúvidas de que há pessoas que têm ideias fixas, também há pessoas que têm dificuldades de interpretação e ainda há pessoas que por falta de frases e termos adequadas para exprimir o que pensam, utilizam termos insultuosos para vencer as suas dificuldades, como é o seu caso.

      Saiba que citei como exemplo de comparação das possibilidades de aquisição de viaturas pelos particulares em relação ao Estado de STP.

      Não sou perito na classificação das marcas das viaturas, mas também não é preciso ter essa qualidade para saber que 4X4 não tem qualquer comparação com PORSCHE, LAMBORGHINI, BUGATI E FERRARI.

      Quanto a mim, dentro das realidades de STP, não vejo inconveniência nenhuma em nosso Estado adquirir viaturas 4X4 para deslocação dos seus governantes (no entendimento, membros do Governo), sem se confundir com dirigentes. (não considero dirigentes como sendo governantes). Para mim só são governantes O Presidente da República, o Primeiro-ministro, os Ministros e os Secretários de Estado.

      Devolvo-lhe os termos inapropriados que utilizou e recuso-me a tentação de lhe corresponder do mesmo modo.

      Como pessoa de bem, prefiro informar-lhe que defendo a linguagem cuidada, porque considero grosseira a sua linguagem.

      Abraço

    • népia

      1 de Agosto de 2013 at 0:53

      ui… lol

      não sou seu amigo =P

    • Negro de STP

      31 de Julho de 2013 at 8:51

      De quem é a resposabilidade de aranjar estradas ?
      Moral da historia!
      Vamos manter estrada esboracada para usarmos jeep.

    • joão pedro

      31 de Julho de 2013 at 12:23

      Grande intervenção amigo.
      Isso é que se considera analise profunda.
      Obrigado.

  18. Toni

    29 de Julho de 2013 at 19:59

    Tudo o que se passa de mal em Stp e conspiração , enfim eu que sou ignorante, passei na semana passada pêro de Lobata, e qual o meu espanto estava a acontecer um grande incêndio, com chamas a atingir mais que a altura de um Homem , logicamente liguei para os Bombeiros, e qual o meu espanto a preocupação era saber a minha identidade, de facto passei o dia nesta zona e os Bombeiros nao vieram, agora por vezes temos Santomenses indignados pela destruição das florestas, eu pergunto o que e isto.
    Sinceramente acho incrível que um Sr Primeiro Ministro de um Estado faca uma afirmação conclusoria e acusativa, e então tendo a formação que tem.
    De facto o que se trata e de incompetência dos meios que o Pais tem, seja por que razão for , temos e que assumir e procurar encontrar forma de corrigir.
    Obrigado, fui

  19. zeme Almeida

    30 de Julho de 2013 at 9:20

    Meu caro amigo o País nestes ultimos meses só vive de coisas sem fundamentos,como{queixa crime,suspeitas,acusacoes, indicios e mais.Em vez de trabalharem só preocupados com a palavra{Caos}o ADI e o seu lider Patrice Trovoada,como os culpados, da desgraca do País.

  20. Coisa Séria

    30 de Julho de 2013 at 18:29

    Epá depois de luz na pista, finalmente puserem iluminação pública na zona do aeroporto e arredores, ufa estou de parabens!

  21. wê cu bócá

    29 de Setembro de 2013 at 16:38

    só suriiiiii

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top