O Primeiro-ministro Gabriel Costa que assistiu o juramento e a investidura dos novos membros do seu Governo, considerou a remodelação governamental como uma medida de reforço das capacidades do executivo. Uma remodelação bastante suave em relação a proposta do MLSTP.
O maior partido da coligação governamental, o MLSTP, pretendia a criação de um cargo de vice-primeiro ministro. Uma proposta que não foi satisfeita. O MLSTP conseguiu substituir Osvado Abreu do Ministério das Obras Públicas, Infraestruturas e Recursos Naturais por Fernando Maquengo, secretário-geral do partido.
Consegui também incluir mais um membro do partido na estrutura governativa, tendo crido a pasta de Secretaria de Estado das Infraestruturas e Meio Ambiente, sob tutela de José Maria Amado Fonseca.
O MDFM-PL, nomeou Maria Tomé para substituir Leonel Pontes no Ministério da Saúde e dos Assuntos Sociais. S três novos membros do Governo foram investidos na segunda – feira pelo Presidente da República Manuel Pinto da Costa numa cerimónia que decorreu no salão nobre do Palácio do Povo.
Abel Veiga

mana
28 de Janeiro de 2014 at 12:09
Maria Tomé não tem qualidade para ser ministra de nada em São Tomé e Príncipe. Claro que, ela somente serve para preencher o figurino no Governo do Gabriel Costa. Ela é incompetente e não tem a mínima noção do funcionamento do Estado. De resto, só um homem como Fradique pode fazer fê em Maria Tomé. Os médicos vão sentir rapidamente que esta senhora é verdadeiramente ZERO A ESQUERDA. A nomeação desta senhora só reforça a ideia defendida pelo ADI que este governo da troita não serve para nada.
Por outro lado, o tal José Maria, sobrinho do Jorge Amado foi nomeado para que o Jorge Amado, Presidente do MLSTP , pudesse eventualmente ter acesso aos fundos provenientes do Orçamento do Estado, através de execução de obras fictícias durante a campanha. A VER VAMOS!!!
eu mesmo
28 de Janeiro de 2014 at 17:28
Assim é. Na sua primeira intervenção na TV, o gajo já começou a atacar a oposição. Vamos ver até onde o tio e o sobrinho irão chegar. É uma pena. Cheio de gentes competentes no MLSTP…
andre
28 de Janeiro de 2014 at 14:58
VIVA DR Fernando Maquengo VIVA
Raimundo dos santos
28 de Janeiro de 2014 at 16:38
Um grande vivia ao Dr. Magungo, um quadro compotente e honesto. Esta Sr.a Maria Tomé incompetente zero, nada sabe do funcionamento da fundação pública, quando mais saúde de um Pais. O Secretário, sobrinho do Jorge Amado, foi indicado para ajudar a pagar as divisas que o Jorge contraiu ao logos destes meses de desemprego, falindo o pequeno negócio do Jovem. Mas, muita pena Fernando Maguengo ter entrado neste Governo, ele vai sair sujo nesta Troika que não tem pernas para andar. O ADI vai ganhar próximas eleições com maiore absoluto.
Kanimambo
28 de Janeiro de 2014 at 16:40
Melhor Governo dos últimos tempos! A cada mês vai ganhando mais um elemento. Dentro em breve será um Governo XXL. lolololololololol
HELDER LEITAO
28 de Janeiro de 2014 at 18:12
É uma vergonha meus senhores políticos, acho que já é hora de ganhar a consciência e levar esse País tão pequeno a um bom porto. Esta claro que isso só depende de vocês.
É bom que saibam que um dia esse povo vai perder a paciência e alguém vai pagar, espero que ainda vão a tempo de dar a volta toda essa falta de amor a terra…
elias
29 de Janeiro de 2014 at 4:47
O Gabriel aceitou a incompetente da Maria Tome, porque é alguém k ele pode manobrar, o Diretor da Val-Flor mal ouviu falar de um centro hospitalar financiado por Taiwan veio logo pedir explicações, ao Gabriel, isto é muita vergonha.
José Carlos Fonseca (enfermeiro)
29 de Janeiro de 2014 at 13:05
Muitas opiniões, e é mesmo assim, a democvracia se constroi com liberdade de expressão. Por isso, e só por isso, S.Tomé e Principe está de parabens.
Vendo para o futuro, a partir desta remodelação governamental imposta pelo MLSTP ( a ditar as regras do jogo), pode-se dizer que de facto vale a pena o diálogo nacional proposto por Pinto da Costa e aceite pelos partidos da troika. No entanto, enquanto não se realiza o forum do diálogo nacional, sabe-se que cada um dos partidos politicos santomenses já começam a lançar “sementes à terra” esperando pelas eleições de Julho/Agosto proximo. Dentre essas sementes lançadas a terra e já anunciadas, ouso referir-me a uma que na realidade já vem constituindo matéria de conversa. É que já se propala pela nossa cidade dentro que Fradique de menezes produziu uma mega reunião da comissão politica alargada do seu partido, MDFM que contou inclusive com a participação massiva daqueles que haviam abandonado o MDFM e encontrado espaço no ADI. Isto é um sinal de que o MDFM está a se reorganizar e se na verdade o Fradique sair à rua para campanha, nem o ADI, nem o MLSTP, nem o PCD levarão coisa alguma.
Mas a pergunta que se coloca é a seguinte;
Será que isto faz parte dos preparativos para o diálogo nacional? Será também que esta estratágia faz parte da jogada da troika ?
A segunda pergunta se coloca porque na verdade neste momento nem o PCD nem o MLSTP têm líderes que sejam capazes de mobilizar como o Fradique.
Portanto, muita “xuxa” neste país para os proximos tempos.
Xitaca
29 de Janeiro de 2014 at 17:17
Tudo bem. Cada vez tenho mais pena de S. Tomé. Que saudades!!
Mas, afinal, quem é o Sr. Dr. Gabriel Costa? Alguém já averiguou os “negócios” dele?
Fernando Sá
30 de Janeiro de 2014 at 20:48
Perguntem ao ministro Fernando Maquengo onde está o seu diploma ? Consta que não tem! Fui
Susana brito
30 de Janeiro de 2014 at 20:49
Poxa! Essa terra está de mal a pior! Ver para crer