Os dossiers do Estado são-tomense, parecem estar condenados a andar de mãos em mãos nos serviços ministeriais. A passagem de pastas que é um processo importante para a continuidade do Estado, deixou de ser prática desde 2012.
O décimo XIV Governo Constitucional de Patrice Trovoada, deixou o poder sem passar pastas ao XV Governo Constitucional, o que gerou muita polémica, com denúncias dos membros do XIV Governo Constitucional de que dossiers do Estado estavam em parte incerta.
Desta vez o XVI Governo Constitucional que foi investido no último sábado, assumiu o controlo do poder sem receber informações do XV Governo Constitucional, sobre os documentos e outros dossiers do Estado.
Gabriel Costa ex-Primeiro Ministro, confirmou esta segunda – feira para o Téla Nón, que «não houve passagem de pasta, porque o actual primeiro-ministro não se prestou a isso», afirmou Gabriel Costa.
Segundo Gabriel Costa, logo a seguir a investidura do XVI Governo Constitucional, pediu ao protocolo do Palácio do Governo, que informasse o novo Primeiro-ministro, sobre a sua disponibilidade para passar ao mesmo os documentos de Estado, e as informações complementares.
Gabriel costa disse que mais tarde recebeu indicação, que deveria apenas deixar as chaves do Gabinete, nas instalações do Palácio do Governo.
Os outros ex-ministros do XV Governo Constitucional, apo solicitarem a possibilidade de transferir os dossiers aos seus sucessores receberam a mesma orientação. «Deixe as chaves com o Director de Gabinete».
Na conversa com o Téla Nón, Gabriel Costa, fez questão de dizer que em situação nenhuma, abandonará o seu país. «Cá vou ficar como sempre».
Abel Veiga
bem ní wê mali ni tlachi
1 de Dezembro de 2014 at 10:36
Por favor diz-me a onde esta bom exemplo que esses político dar a esse povo?
PO QUIMI
1 de Dezembro de 2014 at 10:43
Ainda agora chegaram e ja comecaram com a arrogancia que os define!!! E depois dizem que querem bem do estado…..acham-se mais esperto que todos.. isso só pode ser brincadeira!!!! a começar assim vao acabar mal!!!!
Caça as bruchas
1 de Dezembro de 2014 at 11:40
O Patrice Trovoada no seu discurso disse que iria trabalhar com pessoas competentes.No fundo foi uma hipocrezia. Iniciou a sua governação com caça as bruchas. Isto é apenas a ponta do “ICE BERGUE” Muita gente ainda vai ser afastada. Por exemplo subistituir o Raul Cravid por Helder Paquete? Isto revela competência? Substituir o Afonso da cadeia por Anastácio? Isto revela competência? A ver vamos.
Filho da Terra
1 de Dezembro de 2014 at 18:24
Onde se escreveu “hipocrezia” escreve-se “hipocrisia”.
Atropelamento do Estatuto da Função Pública
1 de Dezembro de 2014 at 21:21
Concordo com caças às bruxas! Vamos ter um novo inspetor geral de finanças sem requisitos mínimos para assumir este cargo, ou seja, o individuo que vai substituir o Dr. Virgílio Neto não é licenciado. Viva o XVI Governo Constitucional!
Atropelamento da Lei 5/97
1 de Dezembro de 2014 at 21:34
Concordo plenamente com caças as bruxas! O inspetor geral Antero Oliveira não é titular de uma licenciatura, assim sendo, não preenche os requisitos imposta pela Lei de Funcionalismo Público.
Coitado no jovem quadro. Fui…
dlakama
1 de Dezembro de 2014 at 12:08
Mais este Helder Paquete não é DEPUTADO? Icompatibilidade MORREU?
O que este Helder Paquete entende de GESTÃO para gerir uma empresa como enasa?
Voces não são culpados.
Culpado,eu sou um deles que dei meu voto.
Tentado a Ler
2 de Dezembro de 2014 at 7:19
Enfim! Aquela instituição ja teve de mestres à proponentes de doutoramento como diretores. No entanto, foi gerida como é de conhecimento publico. Se atual diretor é ou não competente, nao sei, pois manda a regra que se julge pelos atos.
Em STP duvido que haja, nas condições em que o pais se encontra, haja algum servidor publico, com ou sem mestrias ao qual se possa atribuir o titulo de competente. Fica a duvida que bata o peito quem puder provar o contrario
santomense
1 de Dezembro de 2014 at 12:12
Única coisa que consigo sentir do novo governo é nojo.Mal chegaram já demonstraram que são uma cambada de incompetentes. Onde já se viu uma coisa desta, chegar e retirar directores que já demonstraram competência para o cargo. Será que este governo quer mesmo ajudar o país e o povo. Já que estão nessa onda demissã, aproveitem para demitir alguns incompetentes que estão como delegados nas áreas de saúde, como é o caso de Lembá.
Maria de Fatima Santos
1 de Dezembro de 2014 at 14:37
O povo tem os dirigentes que merece. Haja estomago! Agora é que vai…
fernando
1 de Dezembro de 2014 at 14:49
Enfim ja assim ficamos desde inicio sabendo k os Hipócritas se escondem na Toca e deixam RABO… vamos ver os Incompetentes fazerem das suas os Agronomos fazendo Gestão e o veremos… coisas k até o governo se recusa receber pasta q é a transferência de jnformações pra continuidade do estado…
S. Tomé..
Nitócris Silva
1 de Dezembro de 2014 at 15:46
Boa tarde STP,
Não vale apena gritar, nem vale a pena chorar, porque o que temos de fazer é ir a missa rezar que as coisas corram bem e que a vigilância do Patrice, seja contínua e rigorosa para os militantes que não cumpra como os objetivos definidos.
No entanto é de admirar, que numa estrutura governativa não haja diretores competentes em toda a sua estrutura.
Por isso espero pelas mudanças, na tenda do vinho do Flávio, no talho do Manuel, na carpintaria do Zico, da associação dos Biscateiros, do banco central e do BISTP.
Boa sorte Senhor Patrice Trovoada.
Cumprimentos,
Garra de Urso
Teresa
1 de Dezembro de 2014 at 15:49
Apontar o dedo aos que votaram. Não queriam mudanca?
Jorceley Afonso
1 de Dezembro de 2014 at 20:14
Costuma-se a dizer que no fim de conta é que se tira a prova,não vamos tirar conclusões precipitadas ,de informações que muitas das vezes nem é fiável.. Caso não dêem resultado esperado dai a quatro ano coloquemos outros, não a como justificar que a oposição não deixou trabalhar……….
Coelho bravo
1 de Dezembro de 2014 at 20:52
Quando Pinto disse que o povo só manda nas urnas, muitos foram contra e agora? Aqui está o exemplo bem claro. O povo já escolheu. Pode gritar, pode chorar pode lamentar é só aguentar porque dai a frente o povo já não manda ééééé´! Quem quiser, que espere dai a quatro anos!
Tchuka
1 de Dezembro de 2014 at 21:05
É com muita satisfação que li os comentarios…é o príncipio que anuncia a cor do que está pra ser,com o PT /ADI e os seus numerosos Ali Babá. A bomba do livro sobre o arrogante da 4a classe, o Trovoada Júnior, que foi escrito em França pelo Dominique G. e J.Campbell, acrescentou-se a última baixaria dele sobre a colaboração dos ex amigos TUGAS do J. Savimbi,deputados e mercenarios tugas…
ex colonos ! O efeito deste livro vai ter o efeito de uma bomba, quando menos se espera estará em venda pública (com direito de debate e de resposta, face aos franceses com quem ele fez negociatas á espera).
Creio que a CPI terá um grande prazer de recebê-Lo na “Cour”, os juristas A.Varela,Agostinho e Levy, irão assisti-lo…teremos a ocasiao de ver o talento e a arrogância do P.T. !
Há mau presagio como começou o imbecil, continuando a nao respeitar as leis de STP…pela primeira vez é que vejo um fugitivo, com queixa na justiça etc, etc, ocupar um posto importante e de responsAbilidade. Porquê ? E ninguém reage. Enfim, o caminho está espinhoso e minado, pode explodir a todo o momento, porque há muitas razões para tal…
caça as bruchas
1 de Dezembro de 2014 at 21:59
Antero Oliveira é um oportunista. Ele tem consciência que não tem licenciatura como exige o estatuto para ocupar o lugar actual. Mas como PT pediu auditoria a vários serviços ele é o Pau mandado para encobrir as
analisa da câmara de água
grande. Devias ter vergonha na cara. Mas o tempo dirá sobre ti Antero.
Sonhador
1 de Dezembro de 2014 at 23:04
Antes mesmo de iniciar as campanhas eleitorais foram distribuídas t-shirts bonés baralhos de catas, etc. com uma frase que dizia o seguinte: ” Está a chegar a hora”… o povo infelizmente não entendeu a mensagem, pois é. Eis que chegou a hora da vingança, da arrogância, de retaliações e de pessoas incompetentes ocupando lugares do qual n entendem nada. Para aqueles q n votaram no ADI só tenho a dizer que terão que viver com a situação engolindo sapos e mais sapos e para aqueles que votaram espero que estes episódios lhes sirvam de lição!
Maria silva
2 de Dezembro de 2014 at 2:17
Senhor Tchuka , o Senhor disse no seu comentario que nunca viu ninguem que seja ou é fugitivo da justiça ou com queixa na justiça a ocupar cargo de tamanha responssabilidade numa sociedade ? Eu tambem nunca vi! Mas estamos a ver agora!!
Eu so sei que este tipo ” Patrice trovoada ” a esta altura sertamente está a RIR e com grandas gargalhadas da nossa estupidez !!
Ady Santos
2 de Dezembro de 2014 at 7:12
É com essas pessoas que o povo deu maioria absoluta,já começou assim,sinceramente não sei qual é o futuro do meu País,seja o que Deus quiser
Tito
2 de Dezembro de 2014 at 16:42
Exmo. Sr, 1º Ministro e o seu elenco.
Felicitação pela curagem, pelo pragmatismo e pelo facto de assumirem as vossas decisões, informando o povo do que decidiram.
vai a frente! O Povo que votou em ADI, estão satisfeito e estão a espera de mudanças e que essas mudanças produzem, os frutos esperados.
Do resto, é inveja, dor de cutelo por terem perdido tachos. Esses amargurados vão todos emagrecer de raiva e ódio.
Para se saber se alguém é competente ou não, devem dar-lhe oportunidades para demonstra-lo.
Para vocês, os militantes do partido que se diz “competentes” o povo mandou-vos para casa, sem possibilidade de fazer cabulas e voltarem e isto durante 4 anos. Durante este tempo vocês deverão revisar o vosso conceito de competência, isto porque o povo chumbou-vos todos, pois considera esse vosso conceito de competência muito errado. Pois a vossa “competência” só serve para ficar rico a custa do povo.
Não começam a gritar isto porque isso só é o começo. STP vai ter que mudar, para o nosso bem a todos.
Tito
2 de Dezembro de 2014 at 16:44
Força Dr. Patricio e todo o XVI Governo. Continua em frente.
Ahhhhhhhhhhh.
Os amarguurados vão todos emagrecer!!!!!!!!!!!!!
Viva a democracia
Viva o XVI Governo
Dr GI
2 de Dezembro de 2014 at 19:09
De facto se vê que a Democracia em S. Tomé e Príncipe.
Bom, avisou se que haveria mudanças em S.T.P e que isso traria melhorias. Quanto a melhorias nada a dizer ainda. Mas as mudanças não devem por de lado a massa competente do país. Mas se o Governo acha que dessa forma irá atingir os objectivos proposto vamos ter que esperar para ver e não vai ser preciso muito tempo.
Trovoão
3 de Dezembro de 2014 at 15:12
O novo Governo não fez nada que os anteriores não tenham feito, portanto deixem o Governo trabalhar e julguem daqui ha 4 anos.A Substituição dos directores tem sido pratica de todos o Governos de todos os partidos da cena politica Santomense.Por isso não sejam hipocritas com os vossos comentarios.
Sena Leitao
6 de Dezembro de 2014 at 0:55
Ô homem, Trovão, qual é a sua posição, sobre o novo governo?
Ora diz branco, ora diz preto…Li o seu comentário, onde diz que já viu o prometido Dubai do pm, referindo-se a uma falsa promessa, noutros comentários faz grandes elogios ao novo governo e até felicita o pm, que nada fez ainda
É assim que foram aos VOTOS…ás cegas e graças a alguns tee-shirts e poucas DOBRAS, preço de 4 garrafas cacharrama. É simplesmente lamentável!
Blaga-pena
11 de Dezembro de 2014 at 11:16
Se Patrice Trovoada orientou os seus Diretores para n aceitarem receber os dossiers dos distintos Diretores abatidos, como se pode esperar q os elementos do seu Governos recebam os dossiers do Estado. Estado está de “TANGA” com esse tipo de atitude d PT. Culpado é o povo q votou no “Arroz- 13 conto”. Povo quis matar os “GATOS”, pra deixar os espaços aos “RATOS”! Agora tem q suportar os estragos dos “ROEDORES”!