Política

MLSTP : Presidente Aurélio não quer ser Primeiro Ministro

No fecho da Conferência Nacional do MLSTP, realizada no último fim de semana, o Presidente do partido, anunciou que não será candidato ao cargo de Primeiro Ministro. « Fiz cedências, abstendo-me de ocupar o cargo de primeiro-ministro para facilitar o entendimento entre ambas as partes e facilitar a unidade e coesão dentro do partido», afirmou Aurélio Martins.

Uma cedência estratégica do Presidente do MLSTP, para baixar a pressão interna no seio do partido onde o grupo de revitalização exige a realização de um congresso, que possa legitimar uma nova direção capaz de forjar a unidade no seio do partido.

A conferência nacional do MLSTP reuniu mais de 250 delegados na sede do partido no bairro do Riboque. O debate interno terá segundo Aurélio Martins, fortalecido o partido. «O sinal dado aqui e o compromisso que trago comigo serão o melhor para encontrarmos, de facto, a unidade e coesão interna entre os militantes do MLSTP-PSD», assegurou.

O grupo de revitalização que contesta a actual liderança propôs na conferência nacional a realização de um congresso. A conferência decidiu pela criação de dois grupos de trabalho. Um que se ocupará de fundamentar as razões para a realização do congresso extraordinário, e outro terá a missão de apresentar argumentos que justificam a não realização da reunião magna.

Segundo a Conferência Nacional do MLSTP, as posições dos dois grupos de trabalho serão submetidas ao Conselho Nacional Alargado, que deverá reunir-se no mês de Dezembro. A Conferência Nacional do MLSTP exigiu que a decisão do Conselho Nacional Alargado sobre a questão da realização ou não do Congresso seja tomada por unanimidade.

A Conferência Nacional do MLSTP terminou no Domingo com um comício na Cidade de Angolares, capital do distrito de Caué, única autarquia local conquista pelo MLSTP nas eleições legislativas de 2014.

Abel Veiga

 

    19 comentários

19 comentários

  1. sotavento

    27 de Novembro de 2017 as 12:11

    Vira o disco toca o mesmo… o que Aurelio Martins tem que fazer é renunciar da direcao.Há tanta gente capaz no MLSTP de revitalizar o partido. Estamos brincando aos cowboys

  2. Carlos Pedro

    27 de Novembro de 2017 as 15:00

    Então se não pretende ser Primeiro Ministro, porque razão não marcar o Congresso extraordinário no Partido ????

  3. Falar verdade

    27 de Novembro de 2017 as 15:38

    O MLSTP já não é o partido que todos conhecíamos.
    É inadmissível um partido histórico como MLSTP ter um líder (Presidente do Partido), que foi eleito pela maioria dos camaradas, vir agora profetizar, que não será candidato ao primeiro ministro.Esta postura é caricata em Democracia, pois revela um líder fraco, sem norte, e promovido de complexo.
    Viva democracia! Fui…

  4. SAMPONHA

    27 de Novembro de 2017 as 17:14

    De que teme o actual presidente do MLSTP/PSD, Aurélio Martins na convocação de um Congresso para dar lugar se possível a mais concorrentes ou até mesmo legitimar fortalecer a actual direcção liderada pelo senhor Aurélio Martins Dou um exemplo A República de Cabo Verde foi as eleições Legislativas tendo apresentada uma Candidata que é a Presidente do Partido PAICV. Ela assim que soube que perdeu as eleições, pois o seu lugar à disposição do Partido que convocou a realização de um Congresso Extraordinário para legitimar a sua liderança,participou e ganhou, presidindo o Partido PAICV(Partido Africano para a Independência de Cabo Verde)Em todo o cenário, as populações contactadas dizem ” Com Aurélio vocês não ganham eleições” porque perdeu em todas as frentes e não consegue no debate frente à frente com o Patrice Trovoada levar o melhor. Nestas mesmas populações até defendem o regresso do senhor Rafael Branco que embora com muitas peripécias foi um bom Primeiro Ministro,trabalhando para todos. O senhor Aurélio é um empresário com os seus negócios em Angola e dificilmente permanecerá em S.Tomé e Príncipe.Neste campo será igual ao senhor Patrice Trovoada.Para além disso existe uma grande confusão entre eles quem deve quem no valor de 200 mildólares Americanos.Os dois senhores estão agarrados entre si. Por isso, entre estes assuntos e muitos outros o senhor Aurélio Martins não conseguiu unir as bases a jota MLSTP e a OMSTEP.As pessoas que estão contra a realização do Congresso deverá saber ou conhecer o que está em causa é a liderança para não se comprometer o futuro.

  5. Pedro Costa

    27 de Novembro de 2017 as 18:40

    Ele até pensa bem, porque penso não ter bagagem política e mais… para um cargo deste, mas como neste país qualquer um pode ser presidente da república e primeiro ministro, tudo é possível.Estamos entregue a bicharada, não seria o único se caso vier a governar/desgovernar este país.
    O MLSTP, um partido histórico, deveria ser mais bem servido de pessoas capazes.Infelizmente é o que temos em vários sectores da nosso país. E não nos admiramos, pelos eu não, do estado do país. Pessoas incompetentes, fracos e limitados a dirigir os destinos deste povo.
    Muitos só dão mesmo só para o consumo interno e que nem para isto servem.

  6. amigo de aurelio martins

    27 de Novembro de 2017 as 19:41

    Aurélio Martins faz o que Osvaldo Vaz manda. Ele ßlsó cumpre e nada mais.
    Soube que Aurelio, até quer congresso. Ele está a ser pressionado por OsvaldoVl Vaz,Americo Barros e Nino Monteiro.
    Este Nino Monteiro que nem sequer pisa séde do partido. Agua Grande fez conferencia; houve conferencia nacional nao aoareceu e nem deu confiança a ninguém.Está a ser ameaçado e chantageado por Patrice Trovoada com a fabrica de Rosema. Por isso manter mlstp assim como está com esta quadrilha dando finheiro a deliquentes para que criassem disturbios nas conferencias que decorreram.
    Aurelio sai limpo desta historia.Marca CONGRESSO.
    Pensa no Partido, no país e no teu futuro. Porque se a coisa sair mal Gaudencio, VanBaster,Pacheco, Nelson Mendes, Americo, Osvaldo Vaz etc tambem vão te vitar as costas.
    Abre vista enwuanto é tempo.

  7. Vexado

    27 de Novembro de 2017 as 22:51

    Não se entende as intenções do senhor Aurélio Martins.
    Acho que o mesmo tem por missão tirar esperança aos militantes do mlstp.

    Até ao momento, muitas pessoas descontente não consegue ter apoio do mlstp porque o mesmo fez que este partido ficasse opaco e invisível.

    Sai e dá outro lugar.

    • Reflexão

      1 de Dezembro de 2017 as 13:35

      É mesmo assim. Sai dá lugar aos mesmos que já la estiveram toda vida e nada mais sabem fazer.
      Sem renovar o rosto, o MLST nunca mais vai arrancar.

  8. boca pito

    28 de Novembro de 2017 as 7:29

    Esta liderança do actual MLSTP/PSD não tem pernas para andar. Isto porque é tudo menos democrática. Há jogo de interesse, por isso não vai valorizar o prestígio que este partido deveria ter na senda nacional e internacional. Muita pena, de os nossos políticos fazerem política com máscaras, todos enganado o povo pequeno para se safarem. Esse eleitorado são-tomense PALERMA que nunca mais acorda e nem apreende com o erro do passado, vai sempre ao reboque dos ditos sábios políticos desta terra, sem escrúpulos nem credibilidade. Mesmo estando o país aberto ao mundo em termos de informação, rádio e tv, o povo pequeno não quer sair do buraco, digo, do fosso onde se encontra. Enfim…

  9. jose das isas

    28 de Novembro de 2017 as 8:43

    devem colocar os interesses colectivos acima dos seus pessoais

  10. Joao Gato

    28 de Novembro de 2017 as 9:25

    Na verdade se o Aurelio Martins anunciou publicamente que não quer ser primeiro ministro, então fez ele muito bem, porque na verdade ele não tem nem carisma, nem estodo nem cafice para ser primeiro ministro. Falta-lhe ainda muito B.A. BA da vida, precisa superar ingenuidades, precisa ser politico, precisa saber gerir tudo, porque nem mesmo o SEU MLSTP ele está conseguinte gerir.
    Para além de tudo isto, é necessário se dizer que candidatos a primeiro ministro como Aurélio Martins, o Patrice Trovoada e o seu ADI os comeria como cola e deslizaria sobre eles como um trator. Se um tal de Antonio Quintas que dizem estar a liderar uma das alas do partido vier a ser candidato, isto não passara de mais uma palhaçada do Partido Histórico. Dai que os partidos politicos todos devem pensar e repensar muito bem em que figura fazer apostas para se candidatar ao posto de primeiro ministro das proximas eleições. para jé, sabe-se que o MLSTP não poderá levar Aurélio martins e ainda bem. O PCD se levar Arlindo carvalho vai ser cilindrado, o MDFM não tem ninguem, já que o Fradique preferiu pergulhar-se em silencio, a UDD se levar esse boquila do Diogo Comandante também não ira a lado nenhum, ao menos que de facto depois dessa tal União MDFM/UDD essa mesma união apresente como seu candidato o Carlos Neves. Ai sim, esta figura de carlos Neves obrigará o Patrice a pensar duas vezes porque o ASDI na verdade nasceu pelas mãos de carlos Neves e ele certamente saberá como conduzir o processo visando enfraquecer o ADI. Em resumo ainda que o MLSTP produza reconciliações, faça congressos e mais congressos, acho que não terá figura a altura neste momento para assumir de verdade a primatura e fazer frente ao Patrice.

  11. Povo pequeno

    28 de Novembro de 2017 as 10:29

    “Todo reino dividido cairá pera sobre pedra”. A ganância pelo poder tem feito de vós “cãozinhos atrás de ossos”.

  12. Bem de S.Tomé e Príncipe

    28 de Novembro de 2017 as 18:39

    Aurélio disse na sua primeira presidência do partido que não seria candidato às presidenciais, mas qdo chegou o momento de candidatura inscreveu o seu nome. Portanto isso de não ser candidato, ou seja, abdica de ser candidato ao primeiro-ministro é treta. Quando chega a hora eu sou candidato. Não está escrito no estatuto que dirigente do partido possa recusar de ser chefe de governo, caso ganhe as eleições.
    Essa direção atual do partido já demonstrou que é a pior da historia do MLSTP.Estão argumentando que ganharam as eleições,e é para ficar até 2019.Ou, estão a receber alguns benefícios ou estão a ser usados para acabarem com o MLSTP.
    O Conselho Nacional do partido terá a última palavra.

  13. Carlos Pedroso

    28 de Novembro de 2017 as 22:01

    Esse Aguinaldo da CST é gente pra ser Secretário de Informação de um partido como mlstp? Que informação mlstp com este aguinaldo tem levado ao publico a nao ser um tempo de antena de mer…?
    Graças a alguem que nao sabemos que tem feito algum gesto numa pagina de feice bok.
    Aurelio um incopetente rodeou de incopetentes como ele mesmo.
    Faz e saem.
    Marcam comgresso. É melhor coisa porque boces la nesta direccao nao tem gente de cabeça. Muita cabeça oca na bossa direcção e voces so metem com deliquentes para desmancharem reunioes, conselhos nscional, conferencias.
    Ouvimos que no domingo enquanto tsva a correr conferencia sr Americo Barros, Osvaldo Vaz c9m ajuda de Vanbaster e outros deliquentes chanavam pessoas pars casa de banhobpara dar dinheiro pa criar disturbio no encontro.
    Um monte de gente de conselho nacional, cordenadores, gentes espertas do oartido nao foram convidados.Mesmo assim tentaram ir mais nao deixaram eles entrarem porque os maiores convidados foram uns marginais bebados que ficavam só a gritar e bater palmas na sala.
    Por isso eles estao contra outro grupo que querem congresso para organizar mlstp.
    Aurelio Martins Osvaldo Americo Olimpia mulher de Nino Monteiro, RA RE RI RO RUAAAAAAAAA.

  14. Semedo

    29 de Novembro de 2017 as 19:59

    O PCD Vai levar Delfim Neves como Candidato nas eleições legislativas de 2018. O Arlindo só esta a guardar lugar….Será que Patrice sabera lidar com Delfim Neves como Candidato?

  15. Carlos Benvindo S.P

    30 de Novembro de 2017 as 0:25

    Aurelio Martins está se afundando por culpa própria.
    Escolheu um monte de burros e lncopetentes e pôs a sua volta.
    Agirs está a pagar um preço alto por isto.
    Em plena reunião Aurelio fala Osvaldo Vaz manda-lhe calar boca. Quem é esse aruaceiro, foriçada de Osvaldo que mal sabe falar? E quer ser primeiro ministro de s.tomé.
    Coitado de Aurelio virou bôbo de dánçu.
    Aurelio toma uma posição como presidente e nanda estes gajos tocar lata. Mlstp pôs Osvaldo ns Sonangol. Mais donheiro de Osvaldo em vez de sustentar partido serve para dar desordeiros, marginais e foras da lei para desmontarem reunioes nas zonas.
    Fizeram conferência domingo produziram uma lista convidados.
    Perguntem quantas e variadissimas vezes vezes repetiam nome de Vanbaster? Muita gente viu.
    Sabem porquê essas duplicações? Para poderem infiltrarem marginais pagos para fazrem disturbios na sala? Só Vanbaster levou uns tantos de S.Marçal. Quantas pessoas nao viram Vanbaster a mando de Osvaldo Vaz e Americo Barros a pagsr estes deliquentes fora da séde e mesmo dentro de casa de banho da sede.
    Perguntem a Eugenio Soares de banco porquê ele saiu totalmente aborecido?
    Sabem porquê? Por causa daqueles marginais.
    São estes tipos de gentes com que esta Direcção .: Osvaldo Vaz, Americo Barros Arlindo Barbosa Gaudencio e COITADO de Aurelio lidam e usam oara fazerem politica.
    Agora estou a ver que este grupo quer para fazer congresso tenhem razao.
    Porque eles proprios tambem sem se notarem também tornaram igualzinho a eles. Autenticos marginais.

  16. Amigo do MLSTP

    30 de Novembro de 2017 as 15:22

    Qualquer candidato ao cargo de Primeiro Ministro que não seja líder do Partido, não tem legitimidade para Governar, corre serio risco de levar um golpe do próprio Partido si não obedecer ao Presidente do mesmo que é quem manda no Partido.
    Por tanto, esse jogo do Aurelo Martins em não querer ser candidato ao cardo de Primeiro Ministro, é uma farsa, porque ele terá plenos poderes sobre qualquer um suposto futuro Primeiro Ministro siado do MLSTP.
    Isto não resolve o problema do MLSTP, que precisa de um verdadeiro líder, que represente uma alternativa para a solução dos problemas do MLSTP e do País. E definitivamente, Aurelio Martins não é de longe, esse líder.

  17. Djafra

    3 de Dezembro de 2017 as 0:56

    Os traiçoeiros de MLSTP : Gabriel Costa e Afonso Varela, são ambos responsàveis da atual situaçào polîtica catàtrófica em STP.

  18. Carlos Pedroso

    3 de Dezembro de 2017 as 21:09

    Claro,
    Porque este corrupto de Osvaldo Vaz ha deu ordem ai Aurelio. E ele é que quer ser o Primeiro Ministro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo