Política

Príncipe: Tó Zé não desiste

Não desiste do Príncipe, e não desiste de brigar pela presidência do Governo da Região Autónoma do Príncipe. Tó Zé Cassandra, que após as eleições regionais de 2014, anunciou que não voltaria a concorrer para o cargo, acabou por não desistir.

Esta semana reuniu o seu partido, a UMPP-União para Mudança e Progresso do Príncipe, numa convenção na Praia Inhame norte da ilha do Príincipe, para anunciar que não desisti. Ou seja, é candidato da UMPP a presidência do Governo da Região Autónoma do Príncipe, nas eleições regionais previstas para 2018. «A UMPP é a maior força política aqui na Região Autónoma do Príncipe. É a única força política que pode unir tanta gente. É a única força política que está preparada para governar o Príncipe. É a única força política que olha para os interesses do Príncipe e dos principenses», declarou Tó Zé Cassandra.

Desde 2006 que Tó Zé Cassandra, lidera os destinos da Região Autónoma do Príncipe.

Ilha património da biosfera pela UNESCO, onde a protecção do ambiente é a prioridade política, é o berço natalício e domínio político de Tó Zé Cassandra.

Abel Veiga

19 Comments

19 Comments

  1. Sol

    7 de Dezembro de 2017 at 11:36

    Que bom

  2. Olivio Cardoso

    7 de Dezembro de 2017 at 13:26

    Um Presidente honesto trabalhador que defende o interesse comum, este senhor que o povo precisa para governar a ilha, sem ódio, sem brigas, sem orgulho, sempre num clima de paz, amor, carinho. Hoje o Príncipe está a desenvolver significativamente, com esforço do nosso movimento UMPP.

  3. Estou Triste

    7 de Dezembro de 2017 at 21:43

    Mesmo a abelha rainha, depois de.construir a sua casa de mel, por tempo abandona a casa antiga e vai construir a nova casa noutro sítio. Não se compreende como que alguém que já governa 12 anos e ainda quer continuar no poder. Numa conversa com Tó Zé em 2014 o mesmo garantiu me que estava cansado, que estaria, a fazer o seu ultimo mandato. Os políticos africanos deixa muito a desejar a exceção de Nélson Mandela, julgo que Tó zé não é mais inteligente que Nelson Mandela que fez um único mandato e deu abertura para outros…

    Gostaria de saber uma coisa, dentro da UMPP só o Tó Zé é que tem inteligência? 12 anos volvidos ninguém mais pode ser lançado para candidato ao cargo do Presidente do Governo Regional? Por mor Deus Tó Zé deixa de malabarismo político, sinceramente que tinha muito apreço por si!

    • Príncipe primeiro

      8 de Dezembro de 2017 at 12:11

      A tua opinião eu respeito mas devemos também pensar que Tó zé é talvez do governante mais credível para governar ilha do príncipe, quem vê hoje a Ilha até fica admirado com o seu desenvolvimento, príncipe não tinha nada hoje não tem muito mas já vemos algumas coisas isso chama se trabalho. Sei que muito só faltam mas não sabem a luta e o trabalho que tem pela frente para ver este príncipe crescer. Força UMPP

    • Mota Engil

      8 de Dezembro de 2017 at 23:07

      Credível? pergunta ao Tó Zé, quanto que ele recebe da Mota Engil por cada camião de areia que eles tiram na praia da ribeira Izé. Esse indivíduo é muito mais porco que possam pensar.

  4. POVOS DAS ILHAS

    8 de Dezembro de 2017 at 8:05

    Mensagem ao Presidente Tozé Cassandra.
    Caro amigo, peço desculpas por, desta vez, não me dirigir a si na sua qualidade de Presidente do GR,

    tomei conhecimento do anúncio da sua recandidatura nas próximas eleições regionais, por ocasião do evento da UMPP do passado fim de semana.

    Não posso deixar passar o momento para, em primeiro lugar, agradecer a sua disponibilidade, para se apresentar ao escrutínio do povo do Príncipe, o primeiro e mais alto juiz da democracia nesta Região Autónoma. A sua disponibilidade é um sinal claro, do seu amor pelo Príncipe, em detrimento do recato que mereceria após tão brilhante trabalho feito nos últimos anos. Merecia descansar? certamente que sim mas, na minha modesta opinião, não pode deixar de dar o seu contributo na liderança de um processo que se encontra numa fase decisiva. O Príncipe precisa de si por mais algum tempo nas funções de seu líder do Governo, não apenas pela visão, capacidade de gestão e administração mas, sobretudo, porque importa consolidar o caminho feito e preparar o futuro de forma irreversível. É esta última condição que me parece determinante. Não se trata “apenas” de continuar o excelente trabalho. Importa sim contar com o seu labor, conhecimento e estatuto político pessoal para garantir que o que o Príncipe conseguiu não se irá perder jamais. A Autonomia, a afirmação própria dos Principenses na responsabilidade dos destinos da sua região e do seu país é um legado invisível, importantíssimo mas, ainda muito vulnerável que importa consolidar de forma definitiva.

    Não me atrevo sequer a fazer qualquer sugestão sobre o caminho a seguir, antes pelo contrário, e se me permite o atrevimento de sentir e partilhar consigo a emoção (e o privilégio), resultante de me sentir parte do seu povo, apenas queria dar-lhe um forte abraço muito incentivo e apoio incondicional, sabendo também que de muito pouco isso lhe pode servir mas, não é por isso que não o sinto ou não o deixe de transmitir.

    Muito obrigado e muitos parabéns ao povo do Príncipe que o soube convencer e que foi seguramente o motivo maior da sua disponibilidade.

  5. bone de joker

    8 de Dezembro de 2017 at 10:19

    Meu caro triste, não consigo conceber como é que João Paulo Cassandra, Hélio Lavres consegue viver na sombra do To zé Cassandra. Pois este senhor ofuscou toda gente, porque a aqui na Ilha dizem que o Homem é única figura que a UMPP encontrou e não consegue desmantelar.
    O To zé é o maior cínico que São Tomé e Príncipe conheceu nos últimos tempo, um populista de primeira categoria, o gajo é tão bandido que tem medo de largar poder pra não ir a cadeia. Tó zé deixa estar você, o que é seu esta guardado.
    o Senhor poder ganhar mil vezes, mas com o meu voto nunca mais será eleito, o senhor esta a por em causa a nossa jovem democracia, porque aqui na Ilha o senhor amedrontou toda gente, ninguém mais quer falar porque o senhor colocou policia em todo os lugares para ter o principe como o seu feudo.
    Deus é grande e não há de te dar poder para ganhares próximas eleições, prefiro votar no Mindelo que pegar a minha mão e votar em si.
    já são 12 anos no poder basta, o senhor não é nenhum Deus, o senhor não faz milagre, se em 12 anos não fizeste grandes coisas, não é agora que vais conseguir fazer, deixa de enganar este povo que sofre todo os dias, to zé pega teu caminha com tua família e deixa principe em pais. credo, credo, credo to zé

  6. Explicar sem complicar

    11 de Dezembro de 2017 at 0:30

    Ouvi dizer que ele usa bruxaria para ganhar eleições. Homem africano. Deus proverá.

    • franca

      15 de Dezembro de 2017 at 12:06

      kkkkkk q bestera s sabis q ele faz isso tu tambem podes fazer egual pra tu seres president kkkkkk

  7. POVOS DAS ILHAS

    11 de Dezembro de 2017 at 19:19

    Meu caro Explicar sem Complicar.
    Bruxaria de Tozé, não é de hoje nem de ontem e sabem qual é essa bruxaria que ele usa para ganhar as eleições:

    1- Visão politica
    2- Resolver os problemas básicos das populações( energia, água, educação, saúde e outros)
    3- Trabalho,Trabalho
    4- Ouvir as pessoas
    5- Capacidade de atrair Investimento privado Estrangeiros( geração de emprego)
    6- Governar, olhando para o Plano do Desenvolvimento do Príncipe
    7- Entrada cada vez mas de mais e mais TURISTAS para o Príncipe
    8- Qualidade de vida diferente( os turistas é que dizem)
    9- Massificação de escolas e jardins pelas comunidades
    10-Só faltam BELO MONTE e S.JOAQUIM para terem energia da EMAE( para breve)
    11-PRINCIPE CONVIDA
    12-TÓZÉ, homem apontado por Deus para dirigir os destinos do Príncipe

    Portanto, meus caros, essa é a bruxaria do Tózé e muitas outras que não apontei.
    Com isso, as pessoas ficam incomodadas.
    Pergunta-se porquê que as pessoas não falam dos feitos do Tozé durante todo esse período, parem e olhem para o Príncipe e honestamente diz, estamos hoje melhor ou pior do que a 10 anos.
    O homem tem defeitos como todos temos, porque o único justo é CRISTO REDENTOR, dizem que o homem é frito é cozido é fervido, mais o Príncipe hoje é de tirar chapeu e todos devemos reconhecer que foi sim graças ao gosto, coragem e determinação do Tozé, diante da UMPP que demos saltos qualitativos.
    Existem muitos que hoje têm o que têm foi por custa da UNIÃO e do Tozé, hoje estão esquecidos.
    Dizem tudo que quiserem dizer do Tozé mais o homem é trabalhador, o homem é determinado e o Povo do Príncipe reconhece no Tozé Cassandra essa determinação e vontade de ajudar o Príncipe a prosperar.
    Em 2006, o Príncipe era deserto, uns diziam que Tozé é doido em deixar HB para vir ao Príncipe, hoje o caminho está feito, o deserto ficou humanizado, o Príncipe tornou o centro das atenções do país e os apetites estão a surgir, até que é bom é sinal de desenvolvimento.
    TOZÉ, siga o teu caminho o povo do Príncipe saberá no dia das eleições a quem confiar o seu destino, te confiaram durante todos esses anos e deste prova, nunca o povo do Príncipe quererá o retrocesso, porque o ritmo que o Príncipe já ganhou, ninguém nos poderá parar.
    Dor de cotovelo é que fazem algumas pessoas de má fé.

    • Sou Do ADI

      11 de Dezembro de 2017 at 22:57

      Outro Lambe bota. Se Patrice Trovoada decidir apoiar esse bandido de ToZe, não conta com meu voto nem com meu apoio. Nunca esquecerei o que esse indivíduo nos fez em 2014.

  8. sum peto

    12 de Dezembro de 2017 at 11:44

    o povo das Ilhas deve ser mais um cassandra com vontade de se perpetuar no Poder. Desta vez Deus não vai vos dar poder. Em nome de Deus vocês serão derrotados nas urnas

  9. POVOS DAS ILHAS

    13 de Dezembro de 2017 at 8:21

    Sum Peto
    Fiques sabendo que ninguém quer perpetuar no poder, mas sim continuar e terminar as acções iniciadas em 2006.
    O Cassandra um dia deixará o Príncipe.
    E para te tranquilizar, o Cassandra irá ser reeleito Presidente do Governo Regional do Príncipe com votos válidos da população do Príncipe que vem seguindo o trabalho do Cassandra desde 2006, teu voto, não se precisa, porque certamente és uns desses que o Cassandra já ajudou e por ventura tivera te negado algo, entraste em frustração.
    Como já te tinha dito, quem avaliará as propostas e as acções dos candidatos não és tu será o povo do Príncipe e nesse dia, despois da vitória do Cassandra não sei como é que ficarás.
    Invocaste Deus, certamente és um Ateu ou Fariseu, homem sem fé e invocar o Santo Nome de Deus em vão. Deus Nosso Senhor é que tem lançado bênção para que Cassandra continue a trilhar o caminho para o progresso do Príncipe.
    Se tivesses vergonha na puta da tua cara, deixavas cair esta tua máscara e ias pedir desculpas ao Cassandra.
    E para terminar, uma vez mais para te dizer que o Cassandra não quer perpetuar no Poder, antes pelo contrário, o candidato que você defende é que sim quererá vir usurpar das coisas boas que com tanto sacrifício já se conseguiu para o Príncipe.
    Todos temos direito de dar o nosso contributo para o progresso do Príncipe.
    Porquê que você não inúmera as coisas boas que o Cassandra fez.
    Deixa o homem em paz, haverá eleições e vais ver quem será vencedor.

  10. sum peto

    13 de Dezembro de 2017 at 8:55

    Povo das Ilhas, tu és um covarde, devias tambem ter vergonha na puta da cara, admita que o vosso tempo está no fim e não sou culpado pelo teu desespero.

    Quanto ao feito de To Zé Cassandra, vou aqui enumerar alguns:

    1- Reabilitação do centro cultural;
    2-continuidade da instalação elétrica nas comunidades que começou com o Governo do MLSTP;
    3-aquisição de dois grupos de geradores que fornecem energia para toda Região;
    4-construções de jardins nas comunidades;

    Atenção, as restantes obras são todas elas feita pelo Governo Central e outras com financiamento da Empresa HBD, não pensa que vocês conseguem enganar toda gente.

    Agora quero que o senhor indica uma obra de raiz feita pelo Governo Regional?
    Obviamente que irá mencionar a obra da pista.

    Não vou alongar mais porque o senhor deve ser um daqueles que vive na custa do To Zé e tem medo que ele percas a eleições porque acabará as engordas.

  11. POVOS DAS ILHAS

    13 de Dezembro de 2017 at 11:53

    PETO SUM
    Vamos aguardar pelo dia das eleições, para depois colocares a tua cara no sitio certo.

    Meu palerma, o Grupo HBD, apareceu no Príncipe por acaso, mesmo assim, você e os teus vassalos andavam a dizer que o Cassandra e UMPP estavam a vender o Príncipe, se tirares a máscara vais ver que os dinossauros do vosso feudo foram os mais beneficiados, venderam, alugaram, viram as condições de vida a transformar.
    Portanto, CHORA, GRITA, pensa sim em resolverem o caldo quente que vocês têm na capital, organizarem-se melhor, você principalmente um ambicioso, orgulhoso que te conheço bem.
    Seu parvo.

  12. sum peto

    14 de Dezembro de 2017 at 10:45

    Senhor Povos das Ilhas,” meu Palerma”, mas uma vez o senhor apresenta claramente como pessoa desesperada. Tire o senhor também a mascara porque o conheço bem, és um dos premiados que andam aqui na nossa praça e tens medo que isso acabe um dia.
    Mas quando isso acabar, o senhor não precisa pegar avião, vamos apenas devolver a dignidade a todo povo da ilha sem excluir mesmo o senhor que pra mim não passe de ser um preguiçoso que quer se dar bem na vida sem fazer nenhum. os janotas são sempre assim, basta um jantarzito e um trocado para vender sua própria pátria.
    Quando a sinceridade é considerada uma virtude, desconsidera-se o resultado que pode ter.
    Eu não preciso de chorar, nem tão pouco gritar, sou um democrata nato e ainda que To zé vem a se perpetuar no poder. Já o Senhor fica a parecer aqueles ridículos que nem disfarçar consegue, caiu sua marcar imbecil.

    • POVOS DAS ILHAS

      15 de Dezembro de 2017 at 10:44

      Caro Senhor Preto,
      Para sua informação, eu sou do Príncipe e não precisarei pegar avião para ir a parte nenhuma, porque não fiz quando o Senhor e dinossauros estiveram a maltratar o povo do Príncipe é porque agora também não farei caso o Cassandra deixe de ser Presidente do Governo Regional.
      Quer ainda dizer-lhe que, não sou preguiçoso. não vivo de politica nem tão pouco do Cassandra e da União, vivo sem do suor do meu rosto que derramo todos os dias na minha parcela. O Senhor sim, vive obcecado em chegar aonde a malta chegou, mas para chegar aonde a malta chegou é com humildade, com trabalho, com visão e ter a honestidade de chamar as coisas pelos nomes.
      Eu não trabalho no Estado, sou Agricultor atento e nunca tinha paixão pela União e muito menos pelo Senhor Cassandra.
      Portanto, fique sabendo se o mundo acabar hoje, o Senhor e muitos dos que maltrataram esse povo irão para o INFERNO e ali ajustarão contas com o Diabo.

    • sol

      7 de Janeiro de 2019 at 12:12

      SIM, SIM

  13. sol

    16 de Janeiro de 2019 at 9:49

    Então?

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top