Economia

STP procura mobilizar financiamento para acelerar a transição verde e azul

O evento de dois dias reúne várias instituições financeiras, parceiros multilaterais e nacionais, dos setores público, privado e ONGs. Tem como objetivo, acelerar a transição para um S.Tomé e Príncipe verde e azul, resiliente e sustentável. Tem lugar na região autónoma do príncipe, reserva mundial da Biosfera.

«Debater formas de financiamento para a biodiversidade e desenvolvimento sustentável com tão notáveis especialistas, constitui uma oportunidade ímpar para os desafios contemporâneos, pois a nossa biodiversidade enfrenta graves ameaças tanto provocada pela ação humana como pelas alterações climáticas» – disse Filipe Nascimento, Presidente do Governo Regional.

A conferência sobre finanças ambientais para a conservação da biodiversidade é uma iniciativa do governo santomense abraçada pelo sistema das nações unidas e o banco africano de desenvolvimento.

«Novas janelas de financiamento climático foram abertas, inclusive a janela de ação climática dedicada aos países de baixa renda, que iremos mobilizar para aumentar os recursos disponíveis para S. Tomé e Príncipe. Especialmente para apoiar o país a encarrar os desafios de segurança alimentar, vulnerabilidade climática e transição energética» – disse Pietro Toigo, representante do Banco Africano de Desenvolvimento para S. Tomé e Príncipe e Angola.

Para o representante do sistema das Nações unidas, Eric Overvest a meta é clara «melhorar a capacidade de S. Tomé e Príncipe para atrair e negociar financiamento ambiental inovador que possa sustentar e preservar o património natural para às futuras gerações, sabendo que setores do crescimento económico, nomeadamente, o ecoturismo de qualidade, agricultura cem por cento biológica, a pesca ambientalmente responsável, estão ligados à biodiversidade. Daí que precisam de maior proteção e de monitorização para produzir os seus benefícios».

Segundo o primeiro-ministro santomense, Patrice Trovoada, o atual nível de financiamento ambiental para a conservação da biodiversidade e os mecanismos institucionais para valorizar e investir na biodiversidade não atingem a escala necessária.

«Sem o financiamento adequado, sem uma reestruturação dos mecanismos de financiamento multilaterais inovadores continuaremos a colocar em risco a biodiversidade e os ecossistemas essenciais para o bem-estar humano».

O chefe do governo espera contar com várias opções de financiamento inovadoras para a conservação da biodiversidade e desenvolvimento sustentável no arquipélago, incluindo o mercado de carbono, com o pagamento por serviços ambientais, financiamento baseado na natureza, títulos verdes e muito mais.

José Bouças

5 Comments

5 Comments

  1. ANCA

    15 de Março de 2024 at 11:59

    É preciso passar de palavras a acção,…

    Nesta acepção a palavra segurança deve estar no primórdios de qualquer acção, projectos a desenvolver,…seguranca da biodiversidade, segurança do ecossistemas naturais, segurança alimentar, etc…e sustentabilidade.

    No nosso mar, sobretudo na RAP, existência de cardumes de atum, fulo fulo, etc,..

    Para quando uma fabrica de processamento de atum, filetes, postas ovas, congeladas embaladas, enlatamento, para posterior, cinsumo interno e exportação,…lembrar o mercado que temos a nossa volta, na região em que estamos inseridos, cerca de 300 milhões de pessoas com necessidades…

    Para quando aquicultura, em tanques para criação de atum ou outras espécies, para dar sustentabilidade ao projecto de fabricas de processamento de atum, de capital nacional, de capital misto,..

    Certamente haverá apoio acompanhamento de orientações e financiamento,..segurança alimentar

    Muito e muito mais

    Turismo marítimos, observação de espécies

    Escola, estudos e formação marítima, interna, cluster do mar, sem esquecer sua protecção,…

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica nos bem

    Deus abençoe São Tomé e Príncipe

  2. ANCA

    15 de Março de 2024 at 12:19

    Precisamos de aumentar o consumo de proteínas animais e seus derivados, no país, em São Tomé e no Príncipe.

    Políticas, acções neste sentido é necessário fazer se sentir,..

    Massificar a criação de gados bovinos, ovinos, caprinos, etc…seus derivados ovos, leite, queijos, yourgutes, etc…sua produção comercialização, talhos, regras de higiene e segurança de produção, comercialização e alimentar…

    Urgentes

  3. ANCA

    15 de Março de 2024 at 13:30

    A cada especie animal ou vegetal que se perde, o mundo fica mais pobre, menos sustentável, há ainda a problemática da conservação da água, do solo, do ar que respiramos, o aumento da temperatura, do nível do mar, degelo, guerras, fome, misérias,…

    Políticas de equidade de produção, de desperdício se fazem sentir necessárias, de protecção de conservação de segurança quer ambientais, quer socias,…mudança de paradigmas,…para conservação e sustentabilidade da vida no nosso planeta.

    A conciliação é necessária tanto daqueles que têm uma maior dimensão territorial, que a nossa, mais de todos, com compromissos de todos, salvaguardando a realidade de cada um para um planeta saudavel…

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica nos bem

    Deus abençoe São Tomé e Príncipe

  4. ANCA

    15 de Março de 2024 at 13:49

    Necessidade de olhar para a problemática de desenvolvimento dos pequenos estados insulares, devido as suas características, na dificuldade de mobilização de financiamentos, sua dimensão e insularidade, bem como a influência que sofrem, devido fatores de alterações climaticas,…devido as suas especificidades, necessárias se tornam parcerias, cooperação, governances sérias l,…

  5. ANCA

    15 de Março de 2024 at 16:16

    De modo a evitar o abate indiscriminado de árvores, a extracção descontrolada de inertes, impera a reconversão dos madereiros,os carvoeiros, dos que extraem indiscriminadamente os inertes, os jovens a procura de emprego, jovens condenados pelo delitos menor, em apicultores, em criadores de humus para agricultura, com a nova forma de compostagem biológica,…criação de parques naturais aliados ao turismo ecologico, com piscinas, áreas de lazer, aquicultores, pedreiros, marceneiros, mecânicos, informaticos, etc como forma de criar emprego alternativos e diversificação económica, …

    A formação técnica interna urge…pois a questao de sustentabilidade é fundamental …

    Há necessidade de aumentar o consumo de proteína animal, a nível interno, necessário aumentar a produção bovina, ovina, caprina, aviaria, seus derivados, carne, ovos, leite, queijo,manteigas, etc…formação tecnica fundamental.
    Criar condições de produção, higiene e segurança alimentar, na produção, embalagem e venda. Certificação

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica nos bem

    Deus abençoe São Tomé e Príncipe

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top