Política

Portugal e STP abrem nova etapa na cooperação militar

O Ministro da Defesa Nacional de Portugal José Azeredo Lopes, e o Ministro da Defesa e da Administração Interna de São Tomé e Príncipe Arlindo Ramos assinaram na quinta feira o memorandum de entendimento que permite a capacitação da guarda costeira nacional.

Os dois ministros, assinaram também o novo Programa-Quadro de Cooperação na área da Defesa para o período 2018-2020.

Num comunicado enviado à redacção do Téla Nón, o gabinete de imprensa do Ministério da Defesa Nacional de Portugal, recorda que « o Ministro da Defesa participou na cerimónia de despedida dos navios da Marinha portuguesa “Bérrio” e “Zaire” a 3 de janeiro, onde considerou a missão inovadora e determinante” para a formação da guarda costeira de São Tomé e para o “desenvolvimento mais profícuo da cooperação entre os dois países na área da Defesa, que se iniciou a 21 de dezembro de 1988», refere o comunicado.

José Azeredo Lopes, ministro da defesa nacional de Portugal, de visita a São Tomé e Príncipe reuniu-se com as autoridades governamentais do arquipélago.

Durante a visita o Ministro da Defesa Nacional de Portugal, visitou o navio patrulha “ Zaire” da marinha de guerra de Portugal que está destacado em São Tomé e Príncipe para assegurar a fiscalização do mar territorial do país.

O comunicado do Ministério da Defesa Nacional de Portugal acrescenta ainda que « durante a visita «serão ainda entregues artigos de fardamento, medicamentos e ferramentas para a Engenharia Militar às Forças Armadas de São Tomé e Príncipe».

Téla Nón

3 Comments

3 Comments

  1. luisó

    9 de Fevereiro de 2018 at 17:20

    Deixem ficar esse navio patrulha por cá no final da missão, que faz cá muita falta e também porque não temos nenhum……..

  2. Nuno Migue Menezes

    10 de Fevereiro de 2018 at 13:18

    Tudo Na vida tem seu Valor a cooperacao que assim existe entre Sao Tome and Principe que foi tambem um ponto para o colonialismo de outros Paises.
    Sao Tome and Principe ‘e um POVO adormecido no meu Ponto de Vista,vejamos a historia Cabo verde imigrava muito para Sao Tome and Principe para irem ir trabalhar,normalmente quando existe fluxo migratorio dentro de um Pais,normalmente quando isso acontece esse mesmo Pais fica desenvolvido.
    E isso nao aconteceu,caboverdianos e outros mais foram embora e preferiram imigrar para outros Paises.
    Duas uma,O Povo de Sao Tome and Principe estao a dormir ou nao sabem insfraestreturar o seu Proprio Pais.
    ‘E uma questao de nos mesmos pensar tinhamos o Fluxo imigratorio e nao desenvolvemos porque??? um Pais tao Pequeno com duas ilhas apenas.
    Existe exemplos como Por exemplo Cabo verde esta mais desenvolvido do que Sao Tome and Principe e eles tem Por la tem mais de 4 ilhas. A independência de Sao Tome and Principe foi em 12 de julho de 1975,A 5 de julho de 1975 foi proclamada a independência de Cabo Verde.
    7 dias depois ganhamos a Nossa independencia (Sao Tome and Principe) cabo verde tem mais ilha do que Sao Tome and Principe e neste momento ano 2018 esta mais desenvolvido do que Sao Tome and Principe,o que faltou a nosso Povo???
    O que faltou a Nosso Politico???
    Sera ‘e por falta de estudo da Nossa Parte????
    Existe Paises muito MAIOR do que Sao Tome and Principe a nivel de tudo ainda se percebe as razoes e outras coisas mais se nao tiverem desenvolvidos.
    Cabeca de Um Portugues ‘e minha cabeca, o Titulo dessa Noticia:
    Portugal e STP abrem nova etapa na cooperação militar
    Quem construiu a imagem que temos hoje Foi o Portugal no tempo de colonialismo,nos deram a independencia e foram embora e Nos nao soubemos aproveitar dessa situacao levamos o Pais ficar sem infraestretura criadas por Portugal,Tenho lido milhares de vezes que Portugal ajuda,outros Paises ajudam,a china ajudam e infraestreturas continuam igual…Nao existe oportunidades para os jovens, trabalho, incentivos, se nao existir incentivos para os nossos proprios jovens imagina para as pessoas com dinheiro que queira investir e Sao Tome and Principe.
    Uma vez pensei e falei para os meus amigos, se Sao tome and principe se for complicado de gerir…. a ilha de Principe as pessoas passam a viver em Sao Tome,e Principe fica apenas jardim zoologico um Parque Natural.
    Tudo na vida existe troca,tu me ajudas te dou em troca um incentivo,venho a Teu Pais que ‘e Sao Tome and Principe, e o que tem voces para nos oferecer???
    Logico Vao dizer as pessoas que somos Pobres…
    Mais no entanto existe incentivo aceitavel um deles ‘e comunicarem a Embaixada de Portugal em Sao Tome and Principe que o Governo local dao casa, nao ‘e necessario pagarem a renda, mais no entanto quem vive nela apenas paga a luz,gaz,agua,comida.
    A psicologia disso no final, essas pessoas com esse incentivo,abrem o seu proprio negocio em Sao Tome and Principe leva os seus filhos chamam familias e pagam taxa do seu negocio e ao fechar dos olhos temos Sao Tome and Principe desenvolvido, e isso nao ‘e apenas para o Povo de Portugal,china,Reino unido,Estados Unidos deve haver esse incentivo,criar casas,e casas para isso tudo o governo tem que ter muita casa.
    Logico que nao sao as pessoas que Portugal foi dar aulas ou treinamento que devem tomar essa decisao mais sim O GOVERNO DE SAO TOME AND PRINCIPE deve ter esses incentivos e otros mais.
    POR ESSA RAZAO ESCREVI CABECA de um Portugues’E MINHA CABECA.
    Conclusao:
    Incitivo em Sao Tome and Principe
    .Casa Paga por Governo
    quem vive na mesma casa apenas paga Agua,Luz,gaz,internet,telefone,comida.
    Para isso acontecer tens que abrir um negocio.
    Ao abrir esse negocio tens que pagar,agua,luz,gaz,internet,e a taxa de abertura desse mesmo negocio.

    E esse incentivo ‘e aceitavel,do que chegar algum Pais dar ajuda e o Povo de Sao Tome and Principe nao tem nada para oferecer.

    A minha infancia na escola Portuguesa,nuno toma um chupa chupa,amanha o nuno esta a comer um chupa chupa sem ser dado por alguem em vez de Nuno oferecer come o chupa chupa sem dar ou oferecer,e amanha deixam de dar o chupa chupa a nuno porque ele nao gosta de dar ou de oferecer prefere apenas chupar ele sozinho, e assim o nuno fica sem chupa chupa feita por uma insfraestretura.

    fica a dica….

    Nuno Menezes
    Reino Unido Loncoln England

  3. Toni

    12 de Fevereiro de 2018 at 20:03

    Já agora, e como desde 1975, ficamos com nada,/ menos que zero, tomem conta deste País. É somente uma freguesia de Almada, e coloquem o povo a viver condignamente, fica tipo Madeira ou Azores. Sr ministro de Portugal, se tem as tropas em Stp faça isso, até os ruandeses se vão embora.
    Só queremos ter vida digna.

    Fui

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top