Política

Jorge Bom Jesus novo Presidente do MLSTP

Sob o lema, “Unir e Renovar para ganhar o Futuro”, mais de 900 delegados ao V congresso ordinário do principal partido da oposição o MLSTP, elegeram no sábado, Jorge Bom Jesus, como novo Presidente do partido.

Jorge Bom Jesus prometeu continuar a unir o MLSTP na diversidade. Prometeu fortalecer o partido, gerar coesão interna, comprometer as diversas gerações, gerar consenso, potenciar recursos e «aumentar a probabilidade de reconquistar o poder para inverter a realidade actual marcada por pobreza física moral e ética», afirmou.

Disse ao país e aos militantes do MLSTP que «alguém quer passar a perna a toda gente não pode ser, este país é de todos nós».

Renovação do MLSTP é outra prioridade do novo Presidente. «Uma organização que não se renova  está condenada a morrer. O MLSTP precisa dar oportunidade aos jovens e mulheres», fundamentou.

Abertura à sociedade civil foi o repto lançado. Ruptura com velhas práticas e atitudes é uma necessidade urgente, salientou o novo Presidente do maior partido da oposição.

Jorge Bom Jesus considerou que o V Congresso fecha o ciclo de incertezas no seio de um partido que esteve mergulhado numa longa crise interna, que provocou a realização do Congresso. «Urge a imperiosa necessidade de resgate, de ressurgimento e de refundação do MLSTP-PSD», destacou.

Confiante de que com trabalho árduo vencerá as eleições legislativas e autárquicas previstas para a primeira semana de Outubro próximo, o MLSTP definiu no seu V congresso uma linha  de orientação estratégica. Um compromisso que diz ser inegociável.

Se o povo decidir nas urnas que o MLSTP seja poder a partir de outubro, o partido garante acabará com a actual hora imposta pelo actual Governo, e retomar a hora natural de São Tomé e Príncipe. Na sua orientação estratégica o MLSTP promete baixar a carga fiscal, e repor a pluralidade nos órgãos de comunicação social do Estado.

O novo Presidente do MLSTP é coadjuvado por três vice-presidentes, nomeadamente Elsa Pinto, Osvaldo Abreu e Américo Barros. O militante e deputado Arlindo Barbosa ocupa o cargo de Secretário Geral e Wando Castro como secretário geral adjunto.

A partir de sábado, o MLSTP é presidido por um homem de 56 anos de idade. Jorge Bom Jesus é mestre em língua portuguesa. Especializou-se em literatura africana. Licenciou-se em pedagogia e em língua francesa. Está actualmente a fazer doutoramento em administração pública. Por três vezes exerceu o cargo de Ministro da Educação e cultura.

Manuel Pinto da Costa, ex-presidente da República, e membro fundador do MLSTP em 1972, foi uma das figuras que marcaram presença no V Congresso do MLSTP. Pinto da Costa tem o estatuto de Presidente Honorário do MLSTP.

MPLA partido no poder em Angola enviou uma mensagem de encorajamento ao MLSTP. A mensagem do MPLA lida no congresso, realçou a necessidade de união no seio do MLSTP, para conquistar vitória nas eleições de Outubro próximo.

Abel Veiga

    14 comentários

14 comentários

  1. Seabra

    2 de Julho de 2018 as 1:16

    Acredito , sinceramente, na possível mudança de STP , tendo na direcção um homem honesto e fiel (já é um bom sinal), aos princípios da república,da democracia, de reconhecer e admitir que é necessàrio ao partido MLSTP de evoluir e acompanhar as mudanças do tempo e da mentalidade. É prometedor !
    Em todo o caso,será mais interessante e inteligente de APOSTAR no MLSTP dirigido pelo Jorge Bom Jesus,porque será uma nova aventura a descobrir e certamente, menos caótica para o país e o povo.
    Esperemos que nenhum TRAIÇOEIRO da JOTA refaça uma APARIÇÃO OPORTUNISTA, refiro -me aos dois membros do antigo regime, formados académicamente pelo mesmo , nas pessoas dos corruptos Gabriel Arcanjo Ferreira da Costa e do Afonso da Graça Varela, ora que eles mesmos contribuiram enormemente pela situação actual de STP.

  2. Francisco Ramos (PARDAL) B I 26649

    2 de Julho de 2018 as 12:12

    DR. Jorge Bom Jesus senhor que nunca e nunca esqueça que o senhor é de Deus. Se fizer coisa para Deus, aborrecer consigo, o senhor será castigado 70*7. Portanto por favor continuar a andar com os seus pés firme que agrada a Deus. A missão não é fácil, mas é possível e gratificante.
    Desejo-lhe muita saúde.

  3. paulo

    2 de Julho de 2018 as 14:21

    não entendo por favor me expliquem..todas as presidenciais está sempre o tal Américo Barros como vice presidente..Jorge Amado,Aurélio,Jorge Bom Jesus..HÁ LIMITES PARA TUDO..DIGO EU…

  4. manuel

    2 de Julho de 2018 as 15:38

    meeu caro amigo jorge. Conheço-te bem ainda no campo de padre. Es uma pessoa firme entrego com perfil de gente de família honesta.
    Espero que Deus te dará força suficiente para aguentares esses barões e interesseiro do Partido.
    Eles mesmo encorajaram-te a entrar nessa, eles mesmo são capazes de meter-te na grota, caso o interesse deles não forem salvaguardados.
    Mantém firme e atento. Qualquer situação que criarem a tua volta com intenção de sujar a tua imagem, afasta-te enquanto é tempo.
    Coselho de um velho amigo teu.

    • Seabra

      2 de Julho de 2018 as 18:01

      …vou no mesmo sentido que o seu,Manuel. Podem até montar um complô de assalto mortal ou de um acidente de viatura. Tudo é possível , como uma direcção de vagabundos, mafiosos e corruptos,cujo o unico interesse é pessoal. Prontos à matarem pai e mãe para chegar aos seus fins pessoais.
      Estes malditos individuos, não são leais em nada que seja famìlia, parentes,amigos…o que conta é a pessoa deles,o bem estar . O Afonso Varela que o diga. Afinal,este pigméu sempre foi assim EGOÍSTA e oportunista, sempre comportou -se segundo o que lhe convinha.
      Prepara as tuas trouxas VARELA. Afinal,mesmo dos teus rebentos não foste capaz de te ocupar…já esta conduta, diz muito sobre ti.
      Neste momento, o mais urgente e grave é de encontrar , de prender, de julgar e de condenar os assassinos do Jorge Pereira dos Santos, ESPANCADO atrozmente até à morte. Este crime tem que ser logo ilucidado, conhecer a razão do como,do porquê? Mesmo se tivermos que passar por meios menos convencionais este BARBARO CRIME vai ter justiça…até se preciso fôr pelo mistério.

  5. Unidos venceremos

    2 de Julho de 2018 as 19:03

    E viva a democracia….. Força Mlstp, força toda oposição…. Unidos jamais seremos vencidos…. Que venham as eleições.

  6. Zani

    3 de Julho de 2018 as 0:32

    Discurso do eleito presidente do MLSTP

    tudo fará para combater, “a corrupção, a miséria, a fome, o desemprego, a formação…”

    Tenho uma boa pergunta apenas para o primeiro combate ” a corrupção “?

    Como podes combater a corrupção se um dos lideres eleitos por si é o tal Osvaldo Abreu? Justo aquele envolvido na denuncia de corrupção do ex-juiz presidente do Supremo?

    Como podem falar da má governação do poder atual se a governação do MLSTP durante mais de 15 anos não tirou o povo da miséria e de outras mazelas de quê tanto falam aos 4 ventos?

    Por favor não nos façam rir a toa!

    • Seabra

      3 de Julho de 2018 as 14:34

      Zani, é você que faz os outros rirem com o seu comentário medíocre. Quando se fala em questão de comparação, tem que se ter mais argumentos sólidos, inteligentes e fazer uma comparação com provas e as consequências que seguem. Alguma vez STP chegou a ter crimes cometidos atrozmente como tem acontecido desde que o PT -ADI estão no PODER? Havia tantas injustiças, abuso de poder,Bufaria, falta de liberdade de expressão, muita miséria,fome ? Há quanto tempo está STP sob o reino dos RANCOROSOS, corruptos Trovoada ?
      Por outro lado, o MLSTP teve tempo de fazer o recuo, reconhecer as suas falhas e os seus êrros, e saber na hora actual, qual é a melhor política para dirigir STP. Não penso que o MLSTP , tenha feito só êrros. Se hoje STP tem muitos quadros superiores, podemos reconhecer que foi graças a política deste partido….mesmos,se a maioria desses individus que foram académicamente formados pelo sistema de bolsas do partido MLSTP , querem hoje distrui-lo. Aliás,são eles os piores inimigos do MLSTP.
      HOJE É O DIA DO SÃO TOMÉ (3/7) , espero que Ele dê uma chuva de bençãos abundantes e poderosas sobre as ílhas e lave-as de todas as sujidades MARABUTESCAS do MALI e do GABÃO , limpie -as de todos os feitiços e de todas as magias do PODER DE DOMINAÇÃO Trovoadescas e malíficas. Amén amén amén !

      • José Silva

        5 de Julho de 2018 as 19:10

        SrZani Osvsldo Abreu slguma vez corrompeu slgum juiz. Por favor não confunda Osvsldo Vaz com Osvaldo Abreu.

  7. Reflexão

    3 de Julho de 2018 as 7:54

    O que estará preparando agora o Ditador para manchar a imagem do Dr. Bom Jesus, recém eleito pelo PSD. . Porque o nosso Ditador tem o hábito de denigrir a imagem de todos decisores políticos, desde que não sejam do seu partido. Reparam só como tratou o Dr. Carlos Neves, uma pessoa que até ao momento não está apontado em nenhum ato de corrupção.
    “O tipo é zanga-zanga”.

    • Seabra

      3 de Julho de 2018 as 14:35

      Zani, é você que faz os outros rirem com o seu comentário medíocre. Quando se fala em questão de comparação, tem que se ter mais argumentos sólidos, inteligentes e fazer uma comparação com provas e as consequências que seguem. Alguma vez STP chegou a ter crimes cometidos atrozmente como tem acontecido desde que o PT -ADI estão no PODER? Havia tantas injustiças, abuso de poder,Bufaria, falta de liberdade de expressão, muita miséria,fome ? Há quanto tempo está STP sob o reino dos RANCOROSOS, corruptos Trovoada ?
      Por outro lado, o MLSTP teve tempo de fazer o recuo, reconhecer as suas falhas e os seus êrros, e saber na hora actual, qual é a melhor política para dirigir STP. Não penso que o MLSTP , tenha feito só êrros. Se hoje STP tem muitos quadros superiores, podemos reconhecer que foi graças a política deste partido….mesmos,se a maioria desses individus que foram académicamente formados pelo sistema de bolsas do partido MLSTP , querem hoje distrui-lo. Aliás,são eles os piores inimigos do MLSTP.
      HOJE É O DIA DO SÃO TOMÉ (3/7) , espero que Ele dê uma chuva de bençãos abundantes e poderosas sobre as ílhas e lave-as de todas as sujidades MARABUTESCAS do MALI e do GABÃO , limpie -as de todos os feitiços e de todas as magias do PODER DE DOMINAÇÃO Trovoadescas e malíficas. Amén amén amén !

  8. Rapaz de reboque

    3 de Julho de 2018 as 10:58

    Espero para ver ja não acredito em nenhum todos quando querem entrar para o poder prometem tanto depois de la estarem sao todos iguais mas a esperança é última coisa a perder boa sorte camarada e que nao nos dê desilusões ja temos bastante desde de o dia 12 de julho de 1975

  9. Alegre

    3 de Julho de 2018 as 14:13

    Meu caro (a) Zani, acho que este Osvaldo que faz parte da actual direcção do MLSTP nada tem a ver com o Osvaldo que esteve envolvido na denuncia de corrupção dos juízes de STJ. Existem dois “Osvaldos” no seio de MLSTP, um é Osvaldo Vaz e o outro é Osvaldo Abreu e que por conseguinte este último, sobrinho do juiz presidente exonerado Silva Cravid.

    • Zani

      4 de Julho de 2018 as 11:57

      Caro Alegre

      Grato pelos esclarecimentos!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo