O sistema de tratamento e distribuição de água construído no distrito de Mé-Zochi, atende as populações de várias localidades do distrito localizado o centro da ilha de São Tomé.
O sistema que foi montado a partir da roça Milagrosa, trouxe água para a vila de Cruzeiro, desce por Pau Sabão, alimenta as vilas de Caixão Grande, Bombom e Almas, sem contar outras localidades como Margarida Manuel.
Largas centenas de famílias do distrito de Mé-Zochi, que antes recorriam aos rios e riachos para se abastecerem de água imprópria para consumo, beneficiam actualmente de água canalizada e que segundo Patrice Trovoada é de boa qualidade.
Nota importante na inauguração foi o anúncio pelo Primeiro Ministro de que a obra custou mais de 5 milhões e 700 mil euros. Demorou 2 anos, e que 82% do montante foi financiado pelo tesouro público são-tomense. Uma infra-estrutura importante para centenas de famílias são-tomenses, e financiada com a contribuição de todos os são-tomensses.
No entanto, através do suplemento informativo da Televisão São Tomense, por sinal único órgão de comunicação social presente no evento, o assunto central foi louvores que as populações das diversas localidades prestaram à Patrice Trovoada.
Louvores, honras, culto de personalidade, súplicas a Deus para proteger o líder que sempre é vítima, nomeadamente de ódios. Toda a ladainha de endeusamento do Chefe do Governo transmitida no suplemento da TVS, termina com as súplicas para que o povo conceda ao líder Patrice mais 4 anos de mandato.
A notícia de grande importância social, foi abafada por um longo tempo de antena de campanha eleitoral na TVS, com gritos de «mais 4 anos, mais 4 anos».
Abel Veiga
JOAO CARLOS
7 de Julho de 2018 at 11:03
É isso, andaram 4 anos preocupados em roubar e perseguir a oposição e os juízes, agora veem pedir mais 4 anos… Bom disso tudo, é que a maioria da população é jovem e ela já está muito mais esclarecida, sobretudo as das zona urbanas… Esse Governo já está ultrapassado…
Zani
7 de Julho de 2018 at 13:40
Vc seu Abel Veiga está incomodado com isso?
Deixa o povo exercer sua vontade livremente sem constrangimentos!
Se não queres esse comportamento natural de um povo sofrido e maltratado pela pobreza das mazelas dos governos anteriores que tu apoia, então candidate-se a primeiro ministro pra vermos se fazes melhor!
Bem haja São Tomé e Príncipe.
Púmbú
8 de Julho de 2018 at 7:43
… Cada um faz o seu trabalho única e simplesmente.
Realista
8 de Julho de 2018 at 10:14
Ta mais è calado seu parasita rato do esgoto Zani tu pensas que estamos desinformado senhor pateta este teu padrasto do pm só serve para apresentar fazer publicidade sempre nas inauguração trabalho de presidente de câmara em vez pra preucupar com hospital, cidade suja marginal degradada pontes em ruína está a fazer inauguração de xafarizes está água k so vai correr com dias contado vergonha em ter te como primeiro ministro de São Tomé e Príncipe em que tas mais ausente do k presente
Jota
8 de Julho de 2018 at 10:15
Hum, se calhar tu, Zani, fazes parte da cúpula! Tu pensas que com aquela estrutura que constroem hoje e daqui a uma semana já não se tem água, resolve a pobreza do povo?! Gente burra!!! Um abraço e seja honesto.
Seabra
9 de Julho de 2018 at 22:30
Fique calado ou então retire -se PAU MANDADO que só exprime ignorância.
Peça primeiro uma formação académica ao seu padrinho mafioso PT-ADI.
Dê-lhe o recado , que o Ali Bongo está à caminho de sair do PODER em vantagem ao Jean PING…juntos, que arrumem as suas trouxas. Quem vai ajudar o outro?
Zani, você está pronto para sair de STP? Ou então faça silêncio.
Maria de Santiago
8 de Julho de 2018 at 7:06
Como é possível que um país, todo rebentado de morte a sul… tenha nos seus cofres a avultada quantia de que O Primeiro Ministro diz qur a obra custou mais de 5 milhões e 700 mil euros?
Certamente eles não têm noção (tendo…) de verbas vindas de fora. E onde para o OE como qualquer estado Pública para se the c tecer? Quem somos e quem queremos enganar?
Kkkk
8 de Julho de 2018 at 13:53
Parabéns Mazoche. Cantagalo é resto!!!
Maria Silva
9 de Julho de 2018 at 7:43
Gosto mesmo é da ironia com que o Abel Veiga relata estas “ notícias “ sobre patrice trovoada kkkkkkhhhhhhh
sotavento
9 de Julho de 2018 at 8:26
Acho muito bem que se instale ou melhor que se amplie o sistema de agua canalizada e potavél para zonas que todavia nao há.Desde do tempo colonial que STP tem água canalizada e todos sabemos que é um bem basico para sobrevivencia e creio que nao é necessario esta publicidade toda por parte do governo fazendo inaguracoes de algo que é perfeitamente normal em qualquer parte do mundo.Como temos as eleicoes a porta estao vangloreando como salvadores…
Arlecio Prazeres
9 de Julho de 2018 at 8:59
O Governo do ADI foi mais uma vez inaugurar uma obra que não é sua. Esse projecto de abastecimento de agua é fruto do trabalho do ex-primeiro ministro gabriel Costa e de Nelsom carvalho enquanto era presidente da camara de Mé-Zochi.
No minimo o senhor Patrice deveria referir-se a isso no acto de inauguração.
Portantyo, os parabéns e o merito vão para Gabriel Costa e Nelsom carvalho. ADI e patrice vieram de Boleia.
Reflexão
9 de Julho de 2018 at 10:31
Estas iniciativas são muito boas para aquelas comunidades que viveram de facto sem este maravilhoso e precioso líquido por vários anos. Mas é bom fazer o povo compreender que é com a fome que alastrou a população é que o PT está conseguindo levar a cabo estas ações. Pois, com o aumento exorbitante dos impostos á população, é que se está conseguindo o dinheiro para estas obras. Mas será que com a falta de credibilidade internacional deste governo para com os parceiros internacionais, sacrificando o povo com os impostos para a materialização destas obras, com este tão magríssimo salário para os que o auferem, o povo irá aguentar? Com a falta de confiança que os nossos doadores têm com esta governação fez reduzir a ajuda pública para STP. Assim para os próximos anos corre-se riscos, tremendo de enfrentar uma crise alimentar jamais conhecida que nem no ano de 1983. Riscos também do congelamento dos salários, aumento da pobreza, criminalidades com ênfases nos assaltos, aumento de crise mental, subsequentemente o aumento dos impostos. Embora a governação anterior não fosse a mais lúcida, a atual conheceu o pior momento na história do povo de STP, embora houvesse mais continuidade de extensão de rede de água potável e energia nas comunidades. Mas tudo isso para contratar e massacrar mais o povo.
Seabra
9 de Julho de 2018 at 11:58
Abel Veiga , que dizer ….senão BRAVO .
Você é o bom e digno representante desse POVO OPRIMIDO de STP, pelo PT-ADI e MÁFIA.
Lá vai o vigarista Trovoada “rebento “,a vir inaugurar à pressa, o que já devia ter sido feito há anos,por direito…não é nenhum favor . Toda essa FARSA é para enganar o seu POVO PEQUENO (que já abriu completamente os olhos ), porque as eleições se aproximam. É só propaganda das mais CAMBALACHEIRAS.
Ninguém vai cair nesta ARMADILHA,desses CORRUPTOS VAGABUNDOS.
Avant de rendre vos tabliers, queremos que resolva este crime odioso, atroz e selvagem do assassinato do economista sãotomense Jorge Pereira dos Santos, ESPANCADO até morrer. Passou-se durante o seu regime totalitário, então antes de entregar a sua pasta vai deixar este dossiê bem esclarecido sobre os verdadeiros criminosos e o complô , porque este ACTO CRIMINOSO está cheiinho de mistérios,começando pelo silêncio ABSOLUTO de todos os dirigentes políticos, nenhum se pronunciou, nenhum rendeu homenagem a este digno filho de STP,nenhum condenou ( o que leva a muitas interrogações ). Já é mais do que tempo de sabermos mais e de maneira concreta sobre este CRIME CRUEL.
Zani
9 de Julho de 2018 at 13:31
Gentalha como tu Sr. Realista sabem muito bem o que é difamar, ofender, e agredir pra fazer valer seus pensamentos! Debate que é. Bom nada!
Mostra-nos qual é sua realidade em São Tomé Sr. Realista?
Se calhar és um dos muitos que andavam a comer às custas do estado ou melhor a beber, e qdo o cheire do PT foi posto em eleições livres e democráticas no desgoverno que havia do nosso STP aí sim as torneiras foram fechadas! Aí se explica tanto ódio por esse PM!
Bem haja São Tomé e Príncipe.