Nota de Imprensa
Depois de ter realizado o seu VI Congresso Extraordinário no passado dia 30 de junho, onde foi eleita a nova Direção, os novos membros do Conselho Nacional e do Conselho de Jurisdição Nacional, o Partido histórico de São Tomé e Príncipe deu mais um passo rumo à restruturação interna, com a realização, neste sábado, dia 7
de Julho de 2018, da primeira reunião do novo Conselho Nacional para a eleição dos restantes Órgãos do Partido, ainda sobre o lema da união, renovação e “casamento” geracional, uma das principais bandeiras da atual Direção.
António Quintas do E. Santos, rosto da antiga ala de revitalização do Partido, foi eleito para o cargo de Presidente da Mesa do Conselho Nacional, coadjuvado por Julieta Isidro e Adlander Matos como Vice-Presidentes e Magda Vany da Siva, como Secretaria. Logo a seguir, o Conselho Nacional aprovou o seu Regulamento Interno e, no âmbito das suas competências estatutárias, formalizou a eleição do Secretáriogeral
e Secretários-Gerais Adjuntos, nomeadamente, Arlindo Barbosa, Wuando Castro de Andrade e Aleris Mendes, respetivamente.
O “prato” mais esperado do dia foi a apresentação da proposta do Presidente do Partido, Jorge Bom Jesus, para a composição da nova Comissão Politica Nacional, Órgão executivo do Partido, já que havia a promessa de se tornar essa estrutura menos pesada, mais exígua, dinâmica e funcional, assumindo um corte com as más
práticas do passado recente. Foram apresentados 44 nomes, dos quais 20 são rostos novos, em relação à composição da Comissão Politica anterior, respeitando as quotas estabelecidas por essa Direção para a composição dos novos Órgãos colegiais do Partido: 40% para renovação e 30% para a mulheres, no mínimo. A lista foi eleita 2 por maioria esmagadora e esses 44 novos membros vão se juntar aos outros 16, que são membros deste Órgão por inerência de funções, totalizando 60 membros, menos 29 do que a Comissão Politica cessante.
Os trabalhos continuaram com a eleição dos camaradas Alcino Pinto, Rafael Branco e Wuando Castro de Andrade para a Comissão Permanente da Comissão Politica Nacional, juntando-se ao Presidente do Partido, Vice-presidentes, Secretário Regional e Líder da Bancada Parlamentar, membros por inerência de funções.
Para a conclusão do processo de composição dos Órgãos Estatutários do Partido, foram também eleitos 18 camaradas para o Conselho Consultivo, Órgão de consulta e aconselhamento da Direção, composto pelos militantes mais experientes, que já assumiram diversos cargos de direção no Partido e na Governação do País, e por fim, foi criado o Gabinete de Seguimento e acompanhamento das Eleições, cuja constituição o Conselho Nacional delegou na Comissão Politica Nacional.
Outro facto que merece destaque foi a aprovação do Regulamento do pagamento de quotas do Partido, com a definição da nova tabela de valores e o perdão de todas as quotas em atraso até junho de 2018, abrindo, a partir de agora, uma nova era no Partido, onde a contribuição de todos é obrigatória, sob pena de limitação de alguns benefícios e direitos para os militantes que tenham quotas em atraso.
Para a próxima semana está previsto o início do périplo da nova Direção pelo Distritos e Região Autónoma, para o reforço das estruturas Distritais e a apresentação da Estratégia para as próximas eleições e por fim, o processo de restruturação interna do Partido será concluído com o reforço das estruturas da Direção das Organizações de massas do Partido, nomeadamente, a OMSTP, a JMLSTP e a Liga dos Veteranos.
Ver Listas em anexo.
São Tomé, 8 de Julho de 2018.
O Gabinete de impressa do MLSTP/PSD.
Santos Filomeno
9 de Julho de 2018 at 15:02
Muito bem. Estou a gostar da nova dinâmica. Continuem assim. Vamos ganhar as eleições.
original
9 de Julho de 2018 at 15:04
Organizem-se que combate está próximo.
Antonio Pedro M.
9 de Julho de 2018 at 15:17
Aurelio Martins, pau mandado de Patrice Trovoada foi teimoso.
Teve varias oportunidades de sair limpo nisto tudo.Mais andou a acompanhar as promessas de Patrice Trovoada, inclusive recrutou uns ditos empresários que querem bir explorar agua em S.Tomé, o que nao passou apenas de uma farsa para branquear o processo ROSEMA e as relações STP/ANGOLA,para publico pebsar que está tudi bem, o que nao é verdade.
Agora toma.
Prepara para devolver o dinheiro do governo angolano da embaixada em stp e obras por concluir nas províncias angolana.
Cabeça não regulou corpo tem que pagar.
Seabra
9 de Julho de 2018 at 15:30
Força MLSTP, restrututai -vos e tomai a direcção do país STP,que bem precisa ser protegido, ser considerado. …pelos seus filhos de outrora que lhe deu a LIBERDADE.
Esperemos que nenhum TRAIÇOEIRO da JOTA refaça uma APARIÇÃO OPORTUNISTA, refirimos aos piores inimigos políticos que STP teve Gabriel da Costa, Afonso Varela etc. Eles já mostraram a todos qual é a posição que lhes convém : PODER!( e mais nada….eles são tão responsàveis da situação caótica actual de STP como é o PT-ADI ).
Zani
10 de Julho de 2018 at 14:01
Sr. Seabra agora percebo porque és tão feroz nos seus comentários agressivos aqui nas matérias do Telanon.
És um partidário do MLSTP. Tá explicado!
Eu diferentemente de ti, não dou partidário de nenhum partido no país apenas do MEU SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE!
Espero que tenhas mais cuidado em suas colocações e ofensas!
Seabra
10 de Julho de 2018 at 23:50
Primeira observerão “pauvre type, de onde você me conhece para tratar-me de “tu”…que INDELICADO “petit gars, que lhe falta a educação de base.
Não sou afiliado a nenhum partido político sãotomense, embora eu dê mais credebilidade e tenho mais respeito e esperança no partido que deu a independência à STP , que é o MLSTP…e assumo.
Contràriamente a você ZANI, que não tem coragem de admitir que está comprado por umas míseras DOBRAS( do cofre do Estado) , que o seu padrinho PT-ADI usa e abusa, para manipular ignorantes que pouca massa cinzenta possuêm, naquele lugar que chamámos cabeça.
Bom…já passei muito tempo consigo. Compreenda que a verdade dita nua e crua é INSULTO…o seu raciocínio voa muito baixo , precisa de asas mais solidas para lá chegar : MAIS ALTO.
Seabra
11 de Julho de 2018 at 0:01
Ô senhor ZANI, é uma ameaça que me faz” espero que tenhas mais cuidado…”.
Sabe que mais,se me acontecer algo de grave de numa manhã, na mesma tarde você terá o mesmo algo …quer dizer, se me tentarem fazer fechar os olhos , os seus e dos seus capangas serão fechados logo a seguir…sei que a sua linguagem ameaçadora traiu -lhe, porque denunciou -lhe sobre a ALA POLÍTICA a que pertence, do Mafioso que tenta sempre eliminar à aqueles que lhe atrapalham no business CAMBALACHEIRO. Só digo isso é fiquemos por aí.
Zani
11 de Julho de 2018 at 14:15
Oh Sr. Seabra não te apoquentes oh gajo! Não tenhas medo da morte porque é o destino de toda gente!
Fique em paz e amor de Deus !
Não é ameaça! Pelo contrário! É um conselho! Se é que tens juízo!
Trato-te por tu pois é o que se aprende em gramática portuguesa qdo se trata a segunda pessoa na conjugação verbal! Não é por questões de conhecer alguém ou por respeito! Não tenho pretensões de conhecer a sua pessoa pois já demonstrou aqui ser parcial nos seus comentários carregados de rancor e ódio e mais mostra ser muito arrogante, malcriado e soberbo! Desculpa pela sinceridade!
Acreditava ver aqui debates construtivos, de ideias com argumentos sem pretensões partidárias e sem vangloria por nenhum dos partidos senão somente pelo nosso São Tomé e Príncipe! É isso que me motiva!
Bem haja São Tomé e Príncipe!
Seabra
11 de Julho de 2018 at 15:30
Já deu para constatar que é você o CASO POLÊMICO aqui no espaço com outros individuos (embora o Zani seja ignorante,de cabeça vazia ou seja cheiinha de confusão e sem conhecimento…não diga que é insulto, é sim constatação, mas você confunde verdade e insulto ), temos lido.
Comigo não irá muito longe…vou é desprezá -lo,porque nada temos de comum para comunicarmos. ..é uma perda do meu precioso tempo. Vá fazendo a sua DIARREIA MENTAL,vai divertindo os demais, o ridículo e a MEDIOCRIDADE fazem rir.
Não tenho diálogo com os COMPRADOS e UTILIZADOS DA ADI pelas míseras dobras que saiêm do cofre do ESTADO SÃOTOMENSE.
Allez, bon vent!
Ana Sousa
9 de Julho de 2018 at 17:21
Novos tempos. Transparencia nas coisas. Assim se faz a política nos dias de hoje. Força camarada JBJ e força a nova comissão.politoca renovada.
Joao Carlos
9 de Julho de 2018 at 17:25
Muito bem.
Organizem-se para defenderem com transparência os destinos do País que se encontra em péssimas mãos tanto no Palácio do Povo como no da Praça Yon Gato
WXYZ
10 de Julho de 2018 at 1:40
Pouco a pouco STP esta se erguendo e os partidos politicos tambem estao se organizando. Um homem tambem pode fazer muita diferenca. Quer queira quer nao, ee preciso reconhecer que houve muito a influencia deste gajo disrruptor e que esta conseguindo forcar algumas mudancas no pais todo. Tal vao os partidos politicos tal vai o pais. Que o MLSTP se esforce agora pela transparencia, prestacao de contas e combate a impunidade. Por ex. se um membro do partido for acusado de uma falcatrua qualquer, aqui fora na vida publica o partido tambem deve fazer a sua investigacao e proceder de acordo. Se for pa punir ee punir mesmo. Havendo provas, ate nem ee preciso esperar pelas autoridades nacionais. Disciplina partidaria forte ee o que se pede.
Seabra
11 de Julho de 2018 at 0:03
Ô senhor ZANI, é uma ameaça que me faz” espero que tenhas mais cuidado…”.
Sabe que mais,se me acontecer algo de grave de numa manhã, na mesma tarde você terá o mesmo algo …quer dizer, se me tentarem fazer fechar os olhos , os seus e dos seus capangas serão fechados logo a seguir…sei que a sua linguagem ameaçadora traiu -lhe, porque denunciou -lhe sobre a ALA POLÍTICA a que pertence, do Mafioso que tenta sempre eliminar à aqueles que lhe atrapalham no business CAMBALACHEIRO. Só digo isso é fiquemos por aí.
Zani
11 de Julho de 2018 at 14:24
A sua imaginação está fértil de malícias Sr. Seabra!
Tenha fé em Deus e num São Tomé e Príncipe melhor em todos os sentidos tanto pra MLSTP, PCD, ADI, UDD, PDF, entre outros!
Não guardes rancor e ódio pois isso é veneno pro coração!
BEM HAJA SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE!
Seabra
11 de Julho de 2018 at 20:15
Realmente reconheço em si on seu CAPETA DE PADRINHO…agora você vem com a malícia de pretender querer o bem de STP, seja qual for o partido. A quem quer fazer engolir a sua campanha prô ADI. Precisa de se instruir muito mais, mas enganar os outros…mesmo aos espíritos mais ingénuos.
Continue à ladrar, enquanto passa a CARAVANA. Nenhum internauta esqueceu-se dos seus comentàrios à favor do governo actuala. …não temos memôria curta, aprendiz CAMBALACHEIRO. Vá aprender. …e muito precisa.
Allez, bon vent, pauvr type.
Kabuque
11 de Julho de 2018 at 21:21
Primeiro meus parabéns ao MLSTP/PSD pela organização e pelo este congresso que mostrem que realmente é um partido democrático, ágora tem que si organizarem para os próximos embates eleitoral e que não serão fases para obterem um bom resultado e que na minha opinião é pra ganhar essas os próximos embates eleitoral.. Força camarada Jorge Bom Jesus e a todos staff e contém comigo como sempre abraços de Portugal
Zani
11 de Julho de 2018 at 21:42
As eleições ganham-se nas urnas sr. Seabra! E qdo o povo eleger o goverdo do ADI para mais 4 anos eu vou rir muito da sua cara meu caro compatriota Seabra militante feroz do MLSTP!
Eu sim garonto-lhe que não sou pró nem contra o ADI, mas sou a favor de quem trabalha e produz, que busca soluções para um rstado falido e quebrado depois que alcançou a ondependência!
Meritocracia! O sr. entende isto oh sr. Seabra?
Bem haja São Tomé e Principe!
Zani
11 de Julho de 2018 at 21:57
Sr. Seabra!
Se me acusas de fazer campanha pró ADI, então te faço uma pergunta?
Pra quem fazes campanha qdo cospes ferozmente suas raivas e odios contra o ADI e seu lider PT?
Eu simplesmente sei reconhecer os feitos de quem está no poder e respeito isso pois foi o povo quem os elegeu!
Mas aposto que o sr. tem interesses pessoais que não os de São Tomé e Principe!
Trabalho é coisa que o sr de certeza não sabe o que significa!