Política

País em suspense

Os eleitores de São Tomé e Príncipe, aguardam com ansiedade pela divulgação pela Comissão Eleitoral Nacional dos resultados provisórios das eleições legislativas, autárquicas e regional. É a primeira vez no regime democrático que os resultados das eleições não são conhecidos na mesma noite eleitoral.

A Rádio Nacional que tradicionalmente faz a contagem provisória com base nas actas saídas das mesas de voto, decidiu na noite eleitoral, entrevistar o secretário geral do partido ADI, Levy Nazaré, que anunciou ao país a vitória do seu partido com 26 mandatos conquistados. Levy Nazaré explicou ainda ao país, que com esse resultado o seu ADI continuará a ser governo, numa coligação com o Movimento Independente de Caué dos Irmãos Monteiros, que segundo o secretário geral da ADI conquistou dois mandatos no círculo eleitoral do Distrito de Caué, totalizando, assim 28 mandatos.

O Secretário Geral da ADI, disse na Rádio do Governo(Nacional), que o partido MLSTP cujos militantes já estavam a festejar a vitória, só conseguiu eleger 23 deputados a Assembleia Nacional. Interessante é que o homem forte da ADI, deixou claro que estava a avançar tais resultados, apesar de ainda naquela altura estarem a ser apurados dados de outros círculos eleitorais, ou seja, a contagem ainda não tinha sido concluída, mas o secretário geral da ADI, decidiu fazer o papel da Comissão Eleitoral Nacional, e anunciou ao país através da Rádio do Governo, os resultados provisórios.

No entanto os dados, poucos que a Rádio Nacional divulgou na última noite, apontavam por uma vantagem do partido MLSTP em relação ao ADI, na maior parte dos distritos da ilha de São Tomé.

A Comissão Eleitoral Nacional, que está sob alta pressão, informou ao Téla Nón, que fará a divulgação dos resultados provisórios por volta das 9 horas de são Tomé, equivalente a 10 horas imposta pelo Governo.

O país está em suspense…..ansiedade e fúria tendem a tomar conta do povo, que mandou nas urnas no dia 7 de Outubro, e começa a desconfiar que a ordem dada por ele nas urnas, pode ser posta em causa pela comunicação do Secretário Geral da ADI.

Abel Veiga

    22 comentários

22 comentários

  1. arroz podre

    8 de Outubro de 2018 as 7:46

    MLSTP fica de olhos abertos, porque o Patrice disse que ele não perde essas eleições de maneira nenhuma.

    • MIGBAI

      8 de Outubro de 2018 as 15:38

      Deixa de conversa.
      Indecência em vez de independência!!
      Queriam aqui está a linda independência .
      PALERMAS.

  2. Ditadura jamais!

    8 de Outubro de 2018 as 8:01

    Esse Patrice Trovoada tem que sair,nem inventa fraude.Caso contrário vamos sair a rua com tudo!

  3. ONDE MESMO?

    8 de Outubro de 2018 as 8:26

    CEN, faz despacha, o povo está a espera da vitória da oposição. O Pinta Cabra está no Gabão e que fique por lá.

  4. luciano

    8 de Outubro de 2018 as 8:40

    meus caros ADI ja perdeu. se nao quer sair e fazer fraudes ai. assim fica complicado. o pais dessa de ser democratico. o que se segnifica que o povo nao manda mais nada neste pais. vejamos so, anos atras houve energia constantemente. ao chegar periodo das eleicoes a energia comecaou a falhar segnifica tudo estava programado para fraudes eleitorais como desculpa das avarias dos motor da EMAE. segnifica que a propria EMAE esta por tras de fraudes. se o povo santomense nao sair as ruas como sao feitos nos paises estrangeiros, o povo vai voltar no massacre do batepa de 53. melhor sofrer agora e perda de alguns herois doque viver toda vida na escravidao como em Correia de Norte.

  5. Mengão

    8 de Outubro de 2018 as 8:48

    O PT quer bater caixoleta…

  6. sotavento

    8 de Outubro de 2018 as 8:58

    Até parece que estamos a vivero nos tempos de pica-piedra. Tanto tempo para divulgar os resultados…manobras e trampas.

  7. JOAO CARLOS

    8 de Outubro de 2018 as 9:26

    Povo de vamos a rua se for necessário… Não vamos aceitar mais uma fraude do Patrice Trovoada e seus lambe-botas…

    • Mandelax

      8 de Outubro de 2018 as 12:22

      Patrice ta chateadissimo com os seus lambebotas agordouchados. Mamaram, comeram tudo e ainda lhe fizeram perder eleccoes porque ficaram muito ladrao e crearao pessima imagen para ele.

  8. EX

    8 de Outubro de 2018 as 9:46

    A Oposição deve mobilizar os seus apoiantes a fazerem vigília a frente da Comissão Nacional de Eleições até a divulgação dos resultados reais, caso contrario o Presidente da CNE deve deixar o cargo e se apresentar aos Tribunais para dar explicações, Oposição fica de olhos bem aberto e não dá margem para manobras, e nem ilações

  9. Nuno Menezes

    8 de Outubro de 2018 as 9:47

    País em suspense

    o oscar vai para…
    And the Oscar goes to…

    Some results may have been removed under data protection law in Europe.

    If you have a removal request, please fill out this web form. You’ll receive an automatic reply confirming that we have received your request. We will then assess your case – please note that this may take some time because we have already received many such requests. In evaluating your request, we will look at whether the results include outdated information about your private life. We’ll also look at whether there’s a public interest in the information remaining in our search results – for example, if it relates to financial scams, professional malpractice, criminal convictions or your public conduct as a government official (elected or unelected). These are difficult judgements and as a private organisation, we may not be in a good position to decide on your case. If you disagree with our decision you can contact your local DPA.
    Alguns resultados podem ter sido removidos sob a lei de proteção de dados na Europa.

    Se você tiver uma solicitação de remoção, preencha este formulário da web. Você receberá uma resposta automática confirmando que recebemos sua solicitação. Em seguida, avaliaremos seu caso. Observe que isso pode levar algum tempo porque já recebemos muitos desses pedidos. Ao avaliar sua solicitação, veremos se os resultados incluem informações desatualizadas sobre sua vida privada. Também veremos se há um interesse público nas informações restantes em nossos resultados de pesquisa, por exemplo, se relacionadas a fraudes financeiras, negligência profissional, condenações criminais ou sua conduta pública como funcionário do governo (eleitos ou não eleitos). Estes são julgamentos difíceis e, como organização privada, podemos não estar em uma boa posição para decidir sobre o seu caso. Se você não concordar com a nossa decisão, pode entrar em contato com o seu DPA local.

    Nuno Menezes
    Reino Unido, Lincoln

    • Joao de Lemba

      8 de Outubro de 2018 as 12:21

      Você está na psiquiatria? Não vejo você como normal. Estás com algum problema mental. Deixa de falar atoas.

  10. Maria Silva

    8 de Outubro de 2018 as 9:54

    É importante que o povo Lima manchis trás e frente e deixa tudo a postos!! Tem que cortar cabeça do levy e sua turma..

    • sotavento

      8 de Outubro de 2018 as 10:38

      Nao é a via mais sensata.

    • Seabra

      8 de Outubro de 2018 as 11:34

      Junto -me à si ,cara Maria .
      Vamos mostrar que podemos responder com o mesmo Tom.
      Desta vez é firme e definitivo.

    • Seabra

      8 de Outubro de 2018 as 14:53

      Vamos nessa, minha cara Maria Silva. Esta banda de VIGARISTAS merecem bem….seria legítimo.
      Mas vamos Jogar o mesmo jogo que eles PT-ADI + VARELA …matá-Los PAULATINAMENTE. Se for violência iremos juntosur. …pacíficos os elementos do ADI não o são….veremos !

    • Rapaz de reboque

      8 de Outubro de 2018 as 14:55

      A senhora acha que assim é que se resolve os problemas de um pais que quer começar uma democracia? Esta muito erada queremos paz e um governo que faça renascer a esperança de um futuro risonho para nós e gerações futuras nao queremos violencia guarda o machim para trabalhar nas roças para o progresso do pais com a sua mentalidade o país afundar-se

  11. Rapaz de reboque

    8 de Outubro de 2018 as 12:54

    Viva o MLSTP que formem um governo com pessoas sérias e honestas para que o país levante e que o povo colabore trabalhando mais, e com mais civismo e higiene , e que cumpram com as promessas feitas durante a campanha, parabéns são Tomé viva a democracia

  12. Pint goat

    8 de Outubro de 2018 as 14:15

    ADI nao te mais solução. Foi vitima da minha prepotência. Assim vou fazendo as minhas malas para bazar para Portugal, Assim, vou lamentando o dinheiro que dei ao Davido. Ta doer male male, ta doer male male ja me chamam de Pinta Cabra

  13. Matrusso

    8 de Outubro de 2018 as 18:18

    Sr Sotavento, ja agora me elucida pf, dizendo qual seria a via + sensata?

  14. Nilson

    9 de Outubro de 2018 as 1:42

    Nao existe nenhuma garantia de que: quem ou qualquer dos partidos políticos ou a coligação que ganhar esta eleição, fazera algo excepcional para mudar o país desse ritmo triste que se vem vivendo ha muitos anos.

    Eu tenho uma boa solução mas não vou a divulgar neste fórum. Eu não estou interessado em trabalhar com pessoas coruptas ou qualquer governo cheio de corrupção e falta de contabilidade e transparência para com o povo.

    Mas, O Principe parece que vai dar. São Tomé precisa de ordem e discipline a todos os niveis. Nao me parece que existem instituicoes democraticas de confianca. Gostaria de ver o paludismo eradicado completamente em STP no ano 2018. Nao deu. Gostaria de ver empregos para os jovens Santomenses. Nao deu. Gostaria de ver mais oportunidades de negocios em STP, e com um hospital em condicoes, bancos de confianca que da seguro garantido aos investidores. Nao deu. Gostaria de ver, pelo menos um ou dois colegios e universidades para os filhos e as filhas do povo pequeno. Nao deu. Sao os tribunais completamente independentes das maos do governors? Existe a separacao de poderes em STP? Le-se comentarios menos atrativos sober o Tribunal e a justica em STP, como um orgao de soberania, o Tribunal de STP tambem nao deu. Gostaria de ver salarios mas altos para os funcionarios publicos, do Estado. Nao deu. A policia, o exercito, guarda costeira, os medicos, enfermeiros, os professores, os funcionarios que estao dia e noite a defender o pais e o povo, todos precisam de um melhor salario. Nao deu. Posso mencionar muito mais. Porquê que não deu?

  15. Nilson

    9 de Outubro de 2018 as 7:25

    As pessoas querem saber o paradeiro dos Trinte Milhoes de US Dolares de emprestimo. Sera que ficou la para os Portugueses e os gatunos coruptos Santomenses comerem, beberem, comprarem isto e aquilo, e comerem o dinheiro do povo enquanto a populacao Santomense sofre e morre de fome e miseria? Assim nao da!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo