Política

Força armada especial de Patrice foi acantonada

A força especial criada pelo ex-Primeiro Ministro Patrice Trovoada, com apoio técnico-militar do Ruanda, para garantir a sua defesa e segurança, foi acantonada.

Já não se vê nas ruas de São Tomé, os homens de uniforme camuflado ruandês, que patrulhavam o Palácio do Governo, e que cercavam lugares públicos ou privados onde o ex-Primeiro Ministro, ia visitar.

A força especial de Patrice, cuja presença nas localidades de São Tomé espantava os populares, tendo em conta o camuflado diferente e o armamento que exibia, foi treinada por um pelotão de oficiais militares ruandeses.

Treinada, uniformizada e equipada com material bélico fornecido pelo Ruanda, a Força Especial composta por cerca de 100 homens, deixou de ter importância.

Nenhuma outra figura política são-tomense, nomeada como Primeiro Ministro, iria viver num país de paz e sossego, cercado por homens armados até aos dentes. Aliás, na história de São Tomé e Príncipe nunca houve qualquer primeiro ministro, que ostentasse tanto poder bélico.

O quartel da Praia das Conchas deixou de ser à base da força especial. Em Março passado, o coronel na reserva Óscar Sousa, explicou numa entrevista exclusiva que o Téla Nón publicou os contornos da força especial de Patrice. «Trata-se de uma força militar desproporcional e composta aproximadamente de 60 à 80 homens».

O coronel na reserva, que no passado dia 3 de Dezembro, regressou ao cargo de Ministro da Defesa e Ordem Interna, acrescentou que a força especial baseada na Praia das Conchas, estava equipada com meios de combate sofisticados. « Meios bélicos superiores ao que está estipulado, e a força é composta por elementos recrutados em várias unidades».

O Téla Nón apurou que antes de abandonar o país no mês de Novembro, o ex-Primeiro Ministro, desmantelou a sua força especial, tendo distribuído parte do efectivo, para outras unidades militares e para – militares do país.

O Téla Nón sabe também que o novo Primeiro Ministro, Jorge Bom Jesus, dispensou boa parte da força especial, cujo efectivo se aglomerava no edifício do Palácio do Governo.

Uma força especial que se tornou bastante activa em São Tomé e Príncipe, participando em operações de detenção de cidadãos em parceria com a polícia nacional, como aconteceu no início de outubro passado na cidade da Trindade, tendo provocado a morte de um cidadão da roça Monte Café.

Para além da paz que caracteriza a sociedade  são-tomense, o Téla Nón apurou que a dispensa e o acantonamento da força especial, deve-se também ao enorme peso que a sua manutenção  acarreta aos cofres do Estado. Pois são dezenas de homens armados, que guardavam o palácio do Governo, e que circulavam em diversas viaturas em escolta ao ex-Primeiro Ministro.

Abel Veiga

14 Comments

14 Comments

  1. Vexado

    6 de Dezembro de 2018 at 12:41

    O veículo azul que não desligava onde está? Os materiais bélicos devem ser entregues ao quartel.
    Há necessidade de chamar os responsáveis por aquela unidade

  2. Rapaz de reboque

    6 de Dezembro de 2018 at 12:57

    É de louvar esta medida tomada pelo actual governo, agora é encantoar os corruptos chamá-los a conta com a justiça para devolverem tudo que roubaram ao estado e ao povo, mas sem excepção a comecar por todos que passaram pelos anteriores governos ADI, MLSTP, e todos que chefiatam os serviços públicos e empresas do estado forca senhor ministro

  3. DIASPORANO.CV

    6 de Dezembro de 2018 at 13:18

    E esse Sr, filho da…do Patrice regressa para passar pastas ou não?
    Para quando um inquérito para chamar responsabilidade à ele e aos seus súditos que feliz ou infelizmente, conscientes ou inconscientemente ajudaram a maltratar a dignidade dos santomenses.
    Porque esse filho da …que infelizmente foi o 1° ministro de STP tem mostrado que, personalidade e responsabilidade que um chefe de governo devia ter, ele não tem e talvez nunca teve.
    Que leitura os seus súditos, seguidores, fazem desse desaparecimento logo depois das eleições?
    Que leitura fazem de ele não estar para fazer passagem das pastas, das responsabilidades do Estado, dos sigilos do Estado, etc?
    Nesse caso o que diz as leis do Estado?
    Fugitivo?
    Se sim, deve ser capturado.
    Se eu tivesse feito parte do governo cessante, estaria “devesramente” envergonhado.
    Felizmente a coligação funcionou para devolver STP aos seus filhos.
    Estou consciente de que as dificuldades serão grandes mas satisfeito por acreditar que o ESTADO passa a ser de STP que pela lei tem o dever de garantir e proteger os seus concidadãos.

    Espero que a LEI funcione.

  4. Adeliana Nascimento

    6 de Dezembro de 2018 at 13:36

    Um inventario já e urgente do arsenal recebido e o stock existente. Exige-se

  5. JOAO CARLOS

    6 de Dezembro de 2018 at 14:01

    Muito bem… Mas tenham muita atenção até a finalização completa deste processo que passa pela retirada desses militares estrangeiros do nosso território

  6. Manuel Queirós dos Anjos

    6 de Dezembro de 2018 at 15:25

    A semelhança de um inquerito a EMAE, um outro deve ser feito sobre os moldes da entrada, acondicionamento e extição dessa força. O povo exige

  7. Patrao da Roça

    6 de Dezembro de 2018 at 15:40

    Bom sinal, no sentido de desmantelar estes bandidos.Mas sei que alguns está com alguns ministros do novo elenco. Ministros cuidado

  8. Nuno Menezes

    6 de Dezembro de 2018 at 16:12

    Recordo,eu crianca via a cidade de Sao Tome com luz toda a zona da mesma cidade, aonde tambem havia Policia com uniforme a dizer no seu braco PM a patrulhar toda a cidade,e os habitantes da mesma cidade sentiam seguros perante a situacao em causa.Hoje com essa crise de inergia,’e pela a noite que os inimigos ganham ideias e de dia elaboram como vai ser o que vao fazer pela noite aonde a cidade se encontra sem luz,e concerteza existe Medo tambem dos nossos Policias patrulhar a cidade pela a noite.
    A cor azul nao seguinifica milagres
    A cor Preta nao seguinifica milagres
    A cor branca nao seguinifica milagres
    A cor vermelha nao seguinifica milagres
    milagres ‘e a nuvem,aonde vive nela coisas invisiveis,essa mesma nuvem informou a mim que o que esta a passar ‘e apenas a culpa de um senhor branco que se juntou com uma preta de Sao Tome and Principe, aonde o mesmo com intelegencia robou microfone da nuvem para assim exercer medo as pessoas.
    O cabo da maquina esta cortado,isso nao ‘e questao de ter medo mais sim usar outro cabo e sempre o cabo da mesma geracao,essa geracao ‘e uma geracao verdadeira aonde nunca cobrou a ninguem.
    Ditos… esses ditos nao sao verdadeiros,como por exemplo; se voces nao fazem o que nos queremos vais ver…
    A nuvem a mesma passa menssagem para outra nuvem nao importa o Pais aonde encontras e recebes a menssagem consuante daquilo que aplicas-te de ma fe dentro do Pais.
    Estranho seria microsoft nao mudar o Windows que assim usamos todos os dias estranho seria nos usarmos o Windows 2.0 da microsoft muito estranho seria.
    Se deixas-te de ouvir ou nao sabem do Windows nao se Preocupem, isso nao quer dizer o teu final,meu final ou viver de medo.
    Imagina, no lugar aonde estas a ler isso imagina que nao tens relogio, olha para o teu pulso da forma que olhas para o relogio para assim veres as horas vais perceber que a nuvem te diz as horas certas,tenta fazer esse test isso nao ‘e algo de errado ou criar algo contra alguem, faz de conta que tens o relogio e olha para o teu pulso da forma forma que estas a ver as horas.
    O medo, das medo ali,recebes o medo aqui,das medo aaqui recebes o medo ali.
    Necessario nos todos ficarmos calmos atentos,comer todos os dias,e beber,ir trabalhar para a producao que assim necessitamos.
    As vezes acontece hoje o ar pesado e sentimos que algo esta mal,nao esta mal… ela neste momento gira 100% uma agua nova que neste momento ja esta em Sao Tome and Principe e essa mesma agua ‘e purra sem maldade porque assim o windows mudou.
    O habito da forma como era antes, deixou de ser,hoje nao existe manual para ti,apenas elas ‘e que sabem controlam e tomam decisao rapidas, o humano com o manual fez o que fez…
    Por isso calma muita calma e todos atentos como fosse o dia a dia tanto em toda a africa e europa.
    A nuvem tem 100% update a mesma nao deixa namorar e sabe tomar decisao sozinha e isso sera para todos nos….
    Se eu nao escrevo nao quer dizer que nao gosto de Sao tome and PRINCIPE ou de Portugal ou mesmo da Europa…tanta roupa por lavra nessa nuvem faz com que eu trabalhe mais do que ler noticias.
    NunoMiguel-PC o windows mudou tanto que nem sabiamos que podiamos usar NunoMiguel-PC hoje, antes no windows apenas usamos NunoMiguel, e hoje ja se pode usar microsoft-pc.
    E ao veres uma situacao dessas online nunca envias o que ‘e teu,se envias o ladrao fica com o que ‘e teu e depois culpas que NunoMiguel-Pc ficou com algo teu.
    Update….
    Nao Tenho partido Politico em Sao Tome and Principe sou uma pessoa neutra para o desenvolvimento e bem da sociedade, da forma como aconte na europa aonde vivo na tenho partido politico voto sim para aquele que quer o bem da sociedade.E o bem ‘e o Trabalho que fazem.
    E outra existe embaixada de Portugal nas outras europas nao apenas em africa Por favor nao da ouvidos a pessoas bebadas com estilo de MEDDO (medo)

    Nuno Menezes
    Reino Unido,Lincoln

    • Rapaz de reboque

      7 de Dezembro de 2018 at 13:49

      Eh pá todo mundo ja sabe que estas no reino unido deixa ser ter exibir

    • Nuno Menezes

      8 de Dezembro de 2018 at 15:38

      Rapaz de Reboque

      Para a Proxima vez eu assino Sao Tome and Principe :p

    • Leonel

      11 de Dezembro de 2018 at 11:49

      Mas…caro Nuno, que importancia tem, quando escreve fazer referencia a Reino Unido, STP ou outro lugar qualquer do mundo? Acho apenas importante partilhar as suas ideias e subscreve-las….

  9. Crisotemos Café

    6 de Dezembro de 2018 at 16:23

    Caso era mesmo sem remédio. Para Patrice Trovoada largar o puder? Não foi facil não. O tipo não esperava esta. Teve que largar a correr.

  10. FUBA

    6 de Dezembro de 2018 at 20:05

    Devia se explodir essa casa de praia das conchas onde esta o arsenal militar desse bandido de pinta cabra.
    Onde estao as armas que entravam no bote etc.
    Ao menos Oscarito mandar fazer uma busca nessa casa.
    Os nossos tropas que foram manipulados nao sao culpados. E so integra los nos servicos.
    Diabo que leve esse monstro para inferne.
    E o tipo nao pisa mais Stome porque sabe que tem que preso por falcatruas que fez. Desgracado.

  11. Caminheira Peregrina

    7 de Dezembro de 2018 at 8:48

    Muito bem telanon essas informações valem ouro. Com tantos problemas para resolver uma pessoa sensata que não tem tantos inimigos como o PT tinha não iria desperdiçar tempo e dinheiro com essa força especial que nunca teve e deixou de ter a razão de ser…
    Agora esses elementos deveriam ser reconduzidos para áreas em que fossem de facto úteis a nação e não simplesmente ao serviço de um cidadão…

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top