O distrito de Lembá que preenche a região norte da ilha de São Tomé está sem norte. Os funcionários da autarquia local, Vão recorrer a justiça para reaverem a contribuição de reforma que deram durante os últimos 4 anos, mas que não foi depositada na Segurança Social.
O ex-Presidente da autarquia André Ramos, e o ex – vereador Danilo, são acusados pelos funcionários camarários de desvio e uso em proveito próprio do valor descontado nos seus salários para garantir a pensão de reforma.
O valor mensalmente descontado nos salários, não foi depositado na segurança social como manda a lei. Os funcionários camarários, acusam o ex-vereador e o ex-Presidente da Autarquia de terem utilizado o valor descontado nos salários, para comprar viaturas de marca Hiace, motores de pesca, e motorizadas.
Dados apurados pelo Téla Nón, através do Jornal K, indicam que se encontram neste momento nas alfândegas de São Tomé, três viaturas importadas pelo ex-presidente da autarquia de Lembá André Ramos e pelo senhor Danilo ex-vereador da autarquia, estando a ocorrer o processo com vista ao desalfandegamento das respectivas viaturas, pelos seus donos.
No ano 2017, os funcionários da autarquia de Lembá protestaram contra a não transferência dos descontos para a segurança social. O Téla Nón contactou na altura o então Presidente da Autarquia que, confirmou o facto de o poder local estar a utilizar fundos da contribuição de reforma, para colmatar as várias dificuldades financeiras de funcionamento da autarquia.
Segundo André Ramos, o Governo Central não conseguia transferir as verbas inscritas no Orçamento do Estado para a sua autarquia, por causa da crise financeira, e então o poder local de Lembá lançava as mãos sobre os descontos de contribuição para reforma que são feitos mensalmente, e para serem depositados na segurança social.
Ainda em Lembá, logo após as eleições de 7 de Outubro, o edifício da Câmara Distrital foi assaltado. Os habitantes denunciaram, que homens desconhecidos levaram todos material informático que se encontrava no edifício.
Abel Veiga
Crisotemos Café
18 de Dezembro de 2018 at 13:20
Este vereador Danilo é um Gaster, malcriado, e cortador de madeira ilegal no Distrito. Este gajo corta e vende madeira do outro neste Distrito
Maria Silva
18 de Dezembro de 2018 at 14:25
O tipo sempre foi gangster, numa situação normal e num país sério este tal de Danilo e companhia nunca fariam parte de nada em Lembá, um indivíduo problemático ( bate td gente, super mal educado etc etc ) !
arroz podre
18 de Dezembro de 2018 at 14:02
Manda a policia Judiciaria fazer o seu trabalho.
Pega os maus gestores e manda para a cadeia seja qualquer que for.
Cada instituição deve tomar as devidas medidas.
MadreDeus.igreja
18 de Dezembro de 2018 at 14:27
Até onde vamos parar com este come dinheiro desta maneira. Em 4 anos, esses presidentes das câmaras, não mostraram trabalho feito, nenhum
Apenas desgraça, roubo e destruição.
O Ministério público e as polícias, devem atuar. No caso de Ministério público, as denúncias devem ser investigados, se não querem trabalhar, vão para casa, dá lugar a quem queira trabalhar
Até quando o país, vai ficar a ver toda está impunidades
ADI-A grande vergonha
18 de Dezembro de 2018 at 16:17
ADI queria poder a todo custa para roubar e roubar.São muitos escandalos nunca visto em S.Tomé.Há muitos e muitos casos,este ADI só criou grande ladrões.
Nós o povo,estamos atentos,queremos ver todos esses ladrões sentados e serem julgados e condenados.Não vamos aceitar nos roubar e ainda estarem aqui a desfilar na rua.A lista é longa:
Queremos ver todos os gestores de EMAE no Banco de Reu,queremos ver os ex-presidentes de camara,o sde Lembá,Cantagalo-O pOLICARPO,o MANFIOSO Paulo Bacuda,queremos ver o Sr.Elisio Teixeira no banco de reu,pelo assinato de um senhor trabalhador e pai de familia a frente do cemitério Gonga,queremos ver o Sr.Elisio Teixeira no banco de réu pelo esquema junto ao Afonso Varela na aGÊNCIA nACIONAL DE PETROLEO,qUEREMOS ver o senhor Américo Ramos,o grande bandido de S.Tomé pelo envolvimento nos negócios de arroz,pelo envolvimento em 30 milhões de dólares,+17 milhões ,pelo esquema que tem nas finanças,estamos atento e vamos ver o desfecho disso.
Não brinquem com o povo…
Metido a Besta
18 de Dezembro de 2018 at 16:19
Nao admira que o ADI, seus deputado e primeiro ministro tinha vontade de controlar justiça.
antonio lemos
19 de Dezembro de 2018 at 9:24
Se o atual poder não começar agora, entregar todos os malfeitores deste País a justiça, Nunca S. Tomé e Príncipe, entrará no eixo. Se querem que o País se moralize, justiça terá que funcionar com força. Seja quem for! Há muitos LADRÕES aí a solta. Sr. Primeiro Ministro – JBJ, feche a porta de corrupção aos seus próprios colaboradores, dando um bom exemplo.
Tony
19 de Dezembro de 2018 at 18:27
Voltei porque estou frustado com o fiasco…
Stp tornou se independente, para ser dependente de ajuda externa e novamente colonizado pelas ajudas. Desde vender votos na ONU, dar pescas , oferece prostituicao de um Povo que não tem qualquer culpa nem foi tido e achado. Contudo existe quem brilhe.
Para os que brilham, enfim continuam a ficar na Jamaica ou na Quinta do Mocho quando vão à consulta, vergonha!!!!
Stp não é viável enquanto País, o que falta entender!!!!
Tony
19 de Dezembro de 2018 at 18:29
Esta gente com cargos publicos sujam-se e vendem-se por carros em 5ª mão já com mais de 10 anos e que não podem andar na Europa.
São mesmo fracos !!!!
È STP