Política

Trovoada apresentou queixas ao PR Evaristo

O ex-presidente da República Miguel Trovoada, fez denúncias ao Presidente da República, sobre o que diz ser violação da constituição política, e dos direitos e liberdades dos cidadãos.

Trovoada que em Setembro último estive no Palácio Presidencial para junto a François Fall, o representante do secretário geral das Nações Unidas, e demais autoridades do país, definirem juntos a estratégia para reforma da justiça em São Tomé e Príncipe, regressou em finais de outubro ao Palácio “Cor de Rosa”, desta vez, para apresentar queixas ao Presidente da República Evaristo Carvalho.

«Recebi na minha residência uma delegação por acaso era do Presidente da Assembleia Nacional, acompanhado por alguns colaboradores, para me convidar para uma palestra no dia 26 de Novembro em comemoração do Acordo de Argel…. Depois deste encontro um dos agentes da minha segurança, foi chamado à hierarquia para saber quem eram as pessoas. Se era delegação vinda do estrangeiro ou não, e o quê que tinham ido fazer. Eu achei estranho e desagradável que em São Tomé e Príncipe, pudéssemos estar a ter sinais de um regresso a uma época que pensávamos já removida», afirmou Miguel Trovoada.

O ex-presidente da República que esteve reunido com Evaristo carvalho durante cerca de 2 horas, descreveu mais um caso que diz er também insólito. Casos que segundo Miguel Trovoada, faz parte das «manifestações de sinais bem claros e evidentes da violação da constituição, da violação dos direitos e liberdade dos cidadãos».

O segundo caso tem a ver com a bastonária da Ordem dos Advogados. «Recebi um cidadão na minha casa, que foi conversar comigo. O segurança veio me informar que a bastonária da Ordem dos Advogados, passou viu o carro, e parou. Pegou o seu smartfone fez fotografia à viatura da pessoa que estava na minha residência ….e quando o segurança encarou com ela, ela foi para mais longe perto do Náutico e dali faz a focagem para a viatura de forma a apanhar a chapa matrícula……
….Eu considero isto triste e inquietante, porque não sei o que é que a Bastonária da Ordem dos Advogados tem a ver com esta espionite que está a se desenvolver», denunciou Miguel Trovoada.

O ex-Presidente da República advertiu que é «um cidadão livre, recebo quem eu quero sem ter que dar satisfação a quem quer que seja», pontuou.

A situação de tensão social vivida nos últimos dias no país, por causa de um pastor da Igreja Universal do Reino de Deus, que foi julgado e condenado pela Justiça da Costa do Marfim, também dominou a conversa entre o Ex-Presidente da República e o actual Presidente.
«Falo mais particularmente com o que se deu com a queima das igrejas e das viaturas, quase uma insurreição, algo que não estamos habituados. Infelizmente tivemos um precedente, quando foi da contagem dos votos nas últimas eleições, verificamos este espectáculo triste com pessoas e rostos bem identificados e aparentemente não houve sequência no sentido de se responsabilizar as pessoas e punir para que isto não constituísse uma espécie de escola. Acho que a impunidade é a mãe de toda a criminalidade», concluiu Miguel Trovoada.

Miguel Trovoada faz intervenção política para alegadamente desanuviar a tempestade político-social.

Abel Veiga

    14 comentários

14 comentários

  1. PUMBU

    30 de Outubro de 2019 as 15:15

    Tamanha falta de vergonha!!! vadios da gaita!!! Estes criadores de tormentas com uma gotinha de agua levam uma vida tao facilitada a custa do sacrificio do povo…

  2. Com verdade não se brinca

    30 de Outubro de 2019 as 15:55

    Miguel Trovoada devia nos poupar deste triste espetáculo. Quando o seu filho mandou a Tropa Ruandesa assaltar a sede da Assembleia Nacional, aonde andava o Miguel Trovoada? Quando a polícia de choque assaltou assembleia Nacional amando do seu filho para assassinar os deputados da oposição o SR Miguel Trovoada vivia em que planeta? Miguel Trovoada, deixá STP em PAZ… Quem importou esses vandalismo do continente para STP? Quem importou a compra de voto? Miguel Trovoada a que se faz a que se paga.

    Deus não vos dará PODER! Fica quieto no teu canto…

  3. pedro santos

    30 de Outubro de 2019 as 16:05

    Realmente as pessoas aqui só se preocupam com vida alheia em vez de trabalhar. Uma vergonha. Força trovoada é preciso desmascarar essas pessoas….

  4. Tristeza

    30 de Outubro de 2019 as 16:16

    Ficou caduco, so pode…… A idade nao perdoa meu quota. Por que carga d´agua a Celeia Posser iria lhe espionar? Hummm, senhor anda a escoder alguma tramoia.

  5. Vanplega

    30 de Outubro de 2019 as 18:55

    Foste fazer queixinhas ao teu complice!

    A epoch que pensavas ja ter removido em Sso Tome e Principe, foi a 4 Amos atras.
    Onde nao se podia falar, onde a policia era chamada se fala-se. Onde nasceu muitos lambe botas.
    Alem demais MIGUEL TROVOADA.

    Devias ir a PJ, explicar is acordos assinados com a Nigeria sobre petroleo de SAO TOME E PRINCIPE.

    Devias explicar acordos assinado com TAIWAN, quanto recebeste.

    Devias explicar como tem um banco na Nigeria. E ainda explicar o que aconteceu AP Sr. Gorge Santos.

    E em material de familia, nao es um exemplo.
    Tu MIGUEL, so trouxe desgraca a este pais.
    O mesmo vento que ti trouxe de volta a Sao Tome e Principe, devia levar-ti de volta

    • Seabra

      31 de Outubro de 2019 as 1:40

      VANPLEGA, oxalá que ajam mais sãotomenses corajosos e patriotas como você…PRECISA-SE. Faço suas minhas palavras e acrescento. Quem foi o 1o homem político que complotou um golpe de Estado para eliminar fisicamente o presidente Manuel Pinto da Costa ? Quem foi que DIFAMOU STP e o seu povo junto da OFPRA /comissão de recursos dos refugiados políticos em França ? Quem levou o RANCOR, ÔDIO, CORRUPÇÃO extrêma em STP ? Quem impôs a DITADURA e o Totalitarismo em STP ? Quem levou o CRIME em STP ? Quem monta uns contra os outros para melhor REINAR ? Quem usa e abusa do PODER ? Quem passa mais tempo no exterior do que em STP, ora que é pm? Quem foge de STP assim que perde o poder e sem entregar a pasta ? QUEM ?
      Reforço o que foi dito ,quanto ao crime bárbaro do economista Jorge Pereira dos Santos, durante o mandato do seu rebento Patrice Trovoada. Que fez o governo sobre este ato atroz? Não houve nenhuma condenação pública sobre este assassinato da parte do governo , que aliás, teve uma atitude SUSPEITA e muitos comentários que compromete o Patrice Trovoada( com reserva à espera da evolução do inquérito ).
      Miguel Trovoada, o que é que você anda à APRONTAR em STP para se sentir ESPIONADO ?
      Vocês os Trovoada pai e filho, têm muita malícia e são MAFIOSOS.Estámos de OLHO , pois que vocês são capazes de contratar alguém para ir vos agredir e depois alegar que vocês são os pobres víctimas na política sãotomense. Gente ruim, medíocre, safada.
      Malditos aqueles traiçoeiros da JOTA do MLSTP que vos ajudaram a fazer a campanha para regressar para STP.
      Miguel Trovoada, STP não é a sua ROÇA, fique no seu lugar de mais velho e não venha ENCHER o SACO, porque o país tem outras dificuldades mais importantes à resolver do que a sua pequena DIARREIA.
      Pessoalmente, já estava à espera da sua intervenção banal mas não tal NULA, pois que basta o senhor presidente Manuel Pinto da Costa se manifestar publicamente, você M. Trovoada, vem logo à RASTEJAR imitá -lo….homem,a HISTÓRIA de STP vai-se LEMBRAR do nome do Manuel Pinto da Costa por boas razões, enquanto que o nome TROVOADA, cheiinha de MANCHAS vai ser lembrada por más razões.
      Realiza ? !

  6. Original

    30 de Outubro de 2019 as 18:59

    O Senhor pode ter sua razão mas o Patricio Trovoada seu filho Governou S.Tomé durante 4 anos como 1º Ministro,Presidente de Assembleia e como Presidente da República ursupando poderes dos outros Orgãos,bufaria generalizada,inventou golpe de Estado, perseguia todo mundo que não alinhasse a ele pergunto: onde estava o Senhor? Não foi ter com Evaristo porque lhe convinha e agora já conhece o Evaristo? Porquê que não foi a Polícia Judiciária? Desde quando Evaristo foi Juíz neste País? Evaristo alguma vez garantiu constituição deste País?Tanto Sr. como Evaristo são farinha do mesmo tacho. Fui

  7. Smash

    30 de Outubro de 2019 as 19:29

    Incrível… A que dar de comer a todos!!! Conversa para os mais distraídos. Blá Blá Blá… A vaca da leite. Porque se não desse não haveria interesse.

  8. Coerência

    30 de Outubro de 2019 as 20:56

    Pensando bem, o presidente Miguel trovoada deve ter as suas razões para afirmar isto. Cá para mim, ao olho nu, parece-me que não faz sentido nenhum a Dr.a Célia espiona-lo. Mas sinceramente, numa altura destas, em que o país atravessa momentos de sérias crises, financeira, político, social, jurídica, instituições do Estado completamente discredibilizadas e em decadência e, sendo ele um antigo presidente do país e, considerado um dos sábios de África, acho que ele deveria a semelhança de Pinto da Costa, propor aos dirigentes atual, uma solução, uma ideia, para ajudar a tirar o país da situação em que se encontra, ao invés de estar a vir com estes mimos da treta.

    • Fusoê

      31 de Outubro de 2019 as 7:18

      Este múmia devia ficar calado como sempre esteve.
      E pelo ancião que parecia tbm defraudou os nossos sonhos, devia ao menos dizer algo que fosse interessante para País. Agora esse bôbo. Piaaaaa

  9. Pascoal Carvalho

    30 de Outubro de 2019 as 22:41

    Tudo desnecessário.

  10. MEZEDO

    31 de Outubro de 2019 as 5:50

    O madie quer preparar tacho para proximas presidenciais surgir como solução do grupo desgraça.
    O Povo esta aqui ja basta de desgraça criado por teu filho a esse pais.

  11. ZECA PITEU

    3 de Novembro de 2019 as 5:56

    Este senhor idiretamente veio anunciar a sua candidatura às proximaS presidenciais ou animou-se com a atitude de Jose Mario VAZ quem ele assessorou para k GE vives se esse lamacal politico.

    Tira a mascara k a dada altura k dissestes ao seu rival politico Pinto da Costa numa acao de sua campanha cito “MLASCA SCA CHE TIPU NGUE NI KALA”

  12. Metido a Besta

    3 de Novembro de 2019 as 16:38

    Achei de fulgaridade esta conversa de Sr ex presidente. Porque sendo a Senhora bastonaria uma pessoa formada em direito jamais iria fazer uma espeonagem ela propia.

    Contratava um especialista para o efeito, primeiro ponto.

    Depois , um ex presidente que da credito a uma conversa de seu motorista num assunto que nem ele tal como seu motario nao estao na posse de evidencia de uma espionagem so pode ser paranoia de ambas pessoas.

    Como alguem ja referiu o mandato de seu filho que fez e desfez desgovernou Sao Tome and andou a vossa excelencia?

    Vai pro quinto dos inferno Sr M Trovoado juntamente com os seus.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo