Da patente de sargento do exército colonial português(Sargento Neto), Albertino Neto, era segundo relatos o militar são-tomense mais conhecido no seio da força militar colonial, e alvo de maior consideração e respeito por parte da elite militar portuguesa no território são-tomense.
Comandou as tropas nativas de São Tomé e Príncipe durante a revolução de 1974 que eclodiu em Portugal, e que abriu as portas para a independência das colónias portuguesas.
De “Sargento Neto” como era mais conhecido no seio do povo são-tomense, durante o período colonial, passou a ser mais conhecido após a independência nacional, por “Comandante Neto”.
Foi o primeiro comandante das forças armadas de São Tomé e Príncipe, nascidas em 1975. Ainda na década de 70 do século XX, foi estudar na academia militar em Cuba. No regresso do curso, as forças armadas de São Tomé e Príncipe já tinham outro comandante.
No dia 31 de Janeiro de 2020, o comandante Neto, foi distinguido pelo Governo de Jorge Bom Jesus, com a patente de coronel.
«Durante muito tempo fui marginalizado sem qualquer justificação. Sinto-me honrado, e agradeço o reconhecimento do actual governo», afirmou o coronel.
Albertino Neto, que ostentava a patente de tenente coronel na reforma, subiu para Coronel na reforma.
Abel Veiga
Vergonha
6 de Fevereiro de 2020 at 8:23
So com Cristo. Como é que se pode promover alguém na reforma?
José Batista
9 de Abril de 2020 at 0:13
Tive o grato prazer de conhecer este Homem e dele guardo muito boas recordações. Uma pessoa íntegra, simpática, que merece todo o respeito. Bem haja quem, embora tardiamente, lhe reconheceu as suas excelentes qualidades humanas.