Política

Que seja sempre abençoado, São Tomé e Príncipe

Minha missão como embaixador aqui terminará em breve e regressarei à China. Foi uma honra profunda ter sido o primeiro embaixador residente da China junto a São Tomé e Príncipe, após o restabelecimento das relações diplomáticas entre os nossos dois países. Queria agradecer sinceramente a todos pelos apoios e ajudas no exercício das minhas funções.

Nos últimos três anos e meio, tive o imenso prazer em percorrer muitas localidades e fazer muitos amigos, tendo apreciado as belas paisagens naturais deste país de terra verde e a simplicidade e simpatia do seu povo. Todos esses momentos ficarão para sempre guardados na minha memória.

Nos últimos três anos e meio, tive o privilégio de testemunhar e participar no processo da retomada global e rápido desenvolvimento das relações entre a China e São Tomé e Príncipe. Constatam-se os trabalhos ombro-a-ombro dos pessoais dos nossos dois países nas áreas de agricultura, energia, luta contra o paludismo, educação, cultura, saúde, infraestrutura, capacitação dos recursos humanos, etc., e em particular, na actual luta contra a Covid-19.

O conhecimento mútuo entre a China e São Tomé e Príncipe tem-se aprofundado cada dia mais. Sendo ambos países em desenvolvimento, regozijamo-nos com progressos alcançados pelo outro, sentimo-nos da mesma maneira as dificuldades do outro, e ajudamo-nos mutuamente sempre que necessário com toda sinceridade. Estou convencido de que, São Tomé e Príncipe desenvolverá cada vez mais e melhor, e que as relações China-São Tomé e Príncipe, baseadas na igualdade, confiança mútua e cooperação ganha-ganha, crescerão numa árvore frondosa e extremamente frutífera.

Neste momento da despedida, confesso que já me apaixonei por este lindo país insular repleto de charme e tranquilidade, e que ama e valoriza a cultura leve-leve. Lembro-me de que, quando pela primeira vez provei o safu, amigos santomenses me disseram: quem come safu volta a São Tomé. Ficarei à espera com ansiedade por esse dia.

Seja sempre abençoado, São Tomé e Príncipe.

Sejam sempre abençoados, meus queridos amigos.

Bem hajam e até sempre.

Wang Wei

Embaixador da China

(Obs.: Como não foi possível a realização da habitual recepção de despedida, devido à pandemia de COVID-19, o Embaixador Wang Wei resolveu em enviar esta mensagem para despedir-se de todos.)

 

6 Comments

6 Comments

  1. SANTOMÉ CU PLIXIMPE

    23 de Setembro de 2020 at 13:56

    OBRIGADO….

    • Idilberto CRAVID

      24 de Setembro de 2020 at 8:41

      Me orgulhei so de ouvir falar bem do meu país que é São Tomé… Por um embaixador chinês.
      Nossa Terra, ela é muito abençoada sim… Mas ela precisa muito mais,
      Que os nossos governantes…. Dêem mais os seus melhores, para bem do nosso país, e os nossos piquenos.
      Parabéns embaixador da China.. Volta sempre que precisares a casa é nossa.

  2. Nuno Menezes

    23 de Setembro de 2020 at 15:27

    Se apaixonou fica em Sao Tome and Principe sendo assim, nao como o Embaixador da China dentro de Sao Tome and Principe mais sim como uma pessoa apaixonada pelo Sao Tome and Principe.

  3. Como será

    23 de Setembro de 2020 at 19:28

    Muito obrigado pelo esforço e carinho, e ajuda que a china tem prestado a este humilde arquipelago.

  4. Hilario B

    24 de Setembro de 2020 at 8:04

    Podes ir e não voltar

  5. El Santo..

    24 de Setembro de 2020 at 9:15

    Muito obrigado Sr embaixador por todo apoio ao nosso Pais e espero que voltes com seguranca ao teu Pais de origem na protecao de Deus…

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top