Política

Cotas em atraso : STP deve à ONU 829.888 dólares

Segundo a imprensa internacional  a dívida acumulada por São Tomé e Príncipe junto a Organização das Nações Unidas ultrapassa os 800 mil dólares, e o caso entrou na agenda da Assembleia Geral da ONU na última terça feira.

Foi o próprio secretário geral das Nações Unidas António Guterres quem enviou uma carta ao Presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas, Volkan Bozkir, anunciando que « São Tomé e Príncipe, Comores e a Somália estão com valores em atraso à ONU».

São Tomé e Príncipe faz parte do grupo de 3 países africanos, cujo atraso no pagamento das cotas para a ONU, já atingiu mais de 800 mil dólares. Atraso que se arrasta no tempo e que põe em causa o direito de voto do país na Assembleia Geral das Nações Unidas.

No entanto, por condescendência a ONU decidiu dar possibilidade aos 3 países devedores, de exercerem o direito de voto na actual sessão da Assembleia Geral que termina no próximo mês de Setembro.

São Tomé e Príncipe deve pagar 829.888 dólares à ONU, para evitar a perda do direito de voto na Assembleia Geral já a partir do próximo ano. Comores também deve 871.632 dólares em cotas e a Somália 1.443.640 dólares.

Segundo a imprensa internacional a ONU decidiu nesta semana tirar direito de voto na Assembleia Geral a República Centro Africana e ao Irão. Decisão tomada devido ao excesso de dívidas acumuladas por esses dois países junto a ONU.

Para recuperar o direito de voto na Assembleia Geral das Nações Unidas, a República Centro Africana deve pagar 29.395 dólares e o Irão um total de 16 milhões de dólares.

Abel Veiga

12 Comments

12 Comments

  1. Muito grave

    4 de Junho de 2021 at 6:58

    Sempre entendi que são tomé e principe está ao nível de Comores e somalia. Até Guiné Bissau ultrapassou são tomé.
    Vejam a que ponto chegamos. Tudo isso devido a corrupção. Depois esses dirigentes vêm exibir carros de luxo
    Vai passear Jorge. Com tantos carros que Estado comprou recentemente já pagariam essa dívida.
    Bandidos. Só sabem envergonhar o país.

  2. Joel

    4 de Junho de 2021 at 8:17

    Até Guiné Bissau tem quotas pagas.
    Estamos no fundo de túnel devido corrupção.
    Com o dinheiro da compra das viaturas topo de gama podia se pagar essas quotas.
    Senhor Jorge bom jesus o senhor acha que está a governar um país? Ou está a governar uma quitanda?
    Não entendo porque é que querem o poder quando não resolvem o problema do país.
    Bandidos.

  3. Sotavento

    4 de Junho de 2021 at 8:23

    😭😭😭😭

  4. luisó

    4 de Junho de 2021 at 9:39

    Estado sem credibilidade e sem futuro.

  5. Sem assunto

    4 de Junho de 2021 at 10:00

    Nações Unidas e as suas congéneres nada fazem para o mundo, tremem e urinam nas calças diante da Rússia, EUA, China entre outros, porém que a situação da dívida roça níveis de humilhante isto é inegável.
    O Estado Santomense não paga a dívida porque assim não pretende agir, afinal os Oito Mil Euros(8 000 €) mensais pago ao advogada do diabo para persiguir e encarcerrar dirigentes da oposição, daria pelo menos para “quebra la a cabeça” .
    E assim vamos nós na terra aonde os políticos diziam há um tempo atrás de que o dinheiro é capim, entretanto andam individados nas instâncias internacionais e nem poupança têm para realizarem as suas eleições presidências, a solução como sempre é pedir aos parceiros de cooperação, palhaços!

    • Joaquim

      4 de Junho de 2021 at 10:51

      Visão curta

    • Sem assunto

      4 de Junho de 2021 at 18:26

      E a sua é extensão, seu asno!

    • Joaquim

      6 de Junho de 2021 at 22:20

      o senhor é muito inteligente……então STP não pagará esses 8 mil dólares!

  6. Lima

    4 de Junho de 2021 at 10:49

    Dividas,como é possivel?Eu sempre li que tal tal organismo ,tal tal pais,ofereceu milhoes a STP .Que STP vive dessas ofertas.Todos ou quase todos estao satisfeitos.Agora estao a dever dinheiro a ONU?Como nao teem como pagar porque esses dinheiros,esses milhoes foram para os bolsos de quem nao se sabe estamos na pega.Esse organismo ou um outro que estao a espera que lhes restituem os seus dinheiros vao ter que: ou receber o pais como a maneira de pagar ou vao transformar a populacao em escravos deles ate a divida ser paga.Se soubessem que nesse mundo ninguem da nada sem esperar o pagamento seja de qualquer maneira que for,a gente teria vivido do pouco que temos,saberiamos valorizar o que temos,nao teriamos deixado esse pais ser vandalizado como foi e como continua sendo.Todos esses organismos sem fronteiras,esses organismos nao governementais feito de jovens que ve^m nos cantar e nos endormecer a gente tem que abrir bem os olhos.Mas enfim como se diz quem deve paga,quem procura encontra etc etcPassamos o tempo a contar com o outro.Queremos viver como os outros,com todo luxo do outro sem ter-mos possibilidades.Os SENHORES GODOS sem posse deram cabo dessa terra.

  7. Toni

    4 de Junho de 2021 at 14:48

    Aqui está um país credível…..esta é a imagem da sua governação desde a Independência, imagem de seriedade do estado. E é com este comportamento que vão atrair investimentos, tipo portos de água profundas, tipo zonas francas, tipo tudo o que Stp precisa, que é de tudo!

    Continuem que estão no bom caminho!!!!

    No fim o povo é que sofre com a miséria de vida, e conectado com caloteiros.

    Vergonha!!!!!

  8. Pedro Costa 2

    6 de Junho de 2021 at 15:40

    A única coisa a fazer é investigar os enriquecimentos ilícitos que existem no país. Vão aos bolsos de cada um, confisquem os bens injustificados e paguem a dívida. É difícil? Por causa de uns, todos pagam.
    Que país!?

    • Tchesman Fernandes do Espírito

      8 de Junho de 2021 at 6:51

      A culpa é dos países doadores, eles sabem que existe corrupção e mesmo assim continuam alimentando estes sanguessugas….

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top