Segundo a imprensa internacional a dívida acumulada por São Tomé e Príncipe junto a Organização das Nações Unidas ultrapassa os 800 mil dólares, e o caso entrou na agenda da Assembleia Geral da ONU na última terça feira.
Foi o próprio secretário geral das Nações Unidas António Guterres quem enviou uma carta ao Presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas, Volkan Bozkir, anunciando que « São Tomé e Príncipe, Comores e a Somália estão com valores em atraso à ONU».
São Tomé e Príncipe faz parte do grupo de 3 países africanos, cujo atraso no pagamento das cotas para a ONU, já atingiu mais de 800 mil dólares. Atraso que se arrasta no tempo e que põe em causa o direito de voto do país na Assembleia Geral das Nações Unidas.
No entanto, por condescendência a ONU decidiu dar possibilidade aos 3 países devedores, de exercerem o direito de voto na actual sessão da Assembleia Geral que termina no próximo mês de Setembro.
São Tomé e Príncipe deve pagar 829.888 dólares à ONU, para evitar a perda do direito de voto na Assembleia Geral já a partir do próximo ano. Comores também deve 871.632 dólares em cotas e a Somália 1.443.640 dólares.
Segundo a imprensa internacional a ONU decidiu nesta semana tirar direito de voto na Assembleia Geral a República Centro Africana e ao Irão. Decisão tomada devido ao excesso de dívidas acumuladas por esses dois países junto a ONU.
Para recuperar o direito de voto na Assembleia Geral das Nações Unidas, a República Centro Africana deve pagar 29.395 dólares e o Irão um total de 16 milhões de dólares.
Abel Veiga

Muito grave
4 de Junho de 2021 at 6:58
Sempre entendi que são tomé e principe está ao nível de Comores e somalia. Até Guiné Bissau ultrapassou são tomé.
Vejam a que ponto chegamos. Tudo isso devido a corrupção. Depois esses dirigentes vêm exibir carros de luxo
Vai passear Jorge. Com tantos carros que Estado comprou recentemente já pagariam essa dívida.
Bandidos. Só sabem envergonhar o país.
Joel
4 de Junho de 2021 at 8:17
Até Guiné Bissau tem quotas pagas.
Estamos no fundo de túnel devido corrupção.
Com o dinheiro da compra das viaturas topo de gama podia se pagar essas quotas.
Senhor Jorge bom jesus o senhor acha que está a governar um país? Ou está a governar uma quitanda?
Não entendo porque é que querem o poder quando não resolvem o problema do país.
Bandidos.
Sotavento
4 de Junho de 2021 at 8:23
😭😭😭😭
luisó
4 de Junho de 2021 at 9:39
Estado sem credibilidade e sem futuro.
Sem assunto
4 de Junho de 2021 at 10:00
Nações Unidas e as suas congéneres nada fazem para o mundo, tremem e urinam nas calças diante da Rússia, EUA, China entre outros, porém que a situação da dívida roça níveis de humilhante isto é inegável.
O Estado Santomense não paga a dívida porque assim não pretende agir, afinal os Oito Mil Euros(8 000 €) mensais pago ao advogada do diabo para persiguir e encarcerrar dirigentes da oposição, daria pelo menos para “quebra la a cabeça” .
E assim vamos nós na terra aonde os políticos diziam há um tempo atrás de que o dinheiro é capim, entretanto andam individados nas instâncias internacionais e nem poupança têm para realizarem as suas eleições presidências, a solução como sempre é pedir aos parceiros de cooperação, palhaços!
Joaquim
4 de Junho de 2021 at 10:51
Visão curta
Sem assunto
4 de Junho de 2021 at 18:26
E a sua é extensão, seu asno!
Joaquim
6 de Junho de 2021 at 22:20
o senhor é muito inteligente……então STP não pagará esses 8 mil dólares!
Lima
4 de Junho de 2021 at 10:49
Dividas,como é possivel?Eu sempre li que tal tal organismo ,tal tal pais,ofereceu milhoes a STP .Que STP vive dessas ofertas.Todos ou quase todos estao satisfeitos.Agora estao a dever dinheiro a ONU?Como nao teem como pagar porque esses dinheiros,esses milhoes foram para os bolsos de quem nao se sabe estamos na pega.Esse organismo ou um outro que estao a espera que lhes restituem os seus dinheiros vao ter que: ou receber o pais como a maneira de pagar ou vao transformar a populacao em escravos deles ate a divida ser paga.Se soubessem que nesse mundo ninguem da nada sem esperar o pagamento seja de qualquer maneira que for,a gente teria vivido do pouco que temos,saberiamos valorizar o que temos,nao teriamos deixado esse pais ser vandalizado como foi e como continua sendo.Todos esses organismos sem fronteiras,esses organismos nao governementais feito de jovens que ve^m nos cantar e nos endormecer a gente tem que abrir bem os olhos.Mas enfim como se diz quem deve paga,quem procura encontra etc etcPassamos o tempo a contar com o outro.Queremos viver como os outros,com todo luxo do outro sem ter-mos possibilidades.Os SENHORES GODOS sem posse deram cabo dessa terra.
Toni
4 de Junho de 2021 at 14:48
Aqui está um país credível…..esta é a imagem da sua governação desde a Independência, imagem de seriedade do estado. E é com este comportamento que vão atrair investimentos, tipo portos de água profundas, tipo zonas francas, tipo tudo o que Stp precisa, que é de tudo!
Continuem que estão no bom caminho!!!!
No fim o povo é que sofre com a miséria de vida, e conectado com caloteiros.
Vergonha!!!!!
Pedro Costa 2
6 de Junho de 2021 at 15:40
A única coisa a fazer é investigar os enriquecimentos ilícitos que existem no país. Vão aos bolsos de cada um, confisquem os bens injustificados e paguem a dívida. É difícil? Por causa de uns, todos pagam.
Que país!?
Tchesman Fernandes do Espírito
8 de Junho de 2021 at 6:51
A culpa é dos países doadores, eles sabem que existe corrupção e mesmo assim continuam alimentando estes sanguessugas….