MANIFESTO SOCIAL Nº15/2021 Início do mandato do novo Presidente da República Democrática de São Tomé e Príncipe O Observatório Transparência STP, seguindo os princípios e os objetivos que defende, levanta, nesta sua edição, dois factos recentes que aconteceram após o empossamento do novo Presidente da República, Carlos Vila Nova.
São estes os factos: A nomeação e posse dos novos membros do Gabinete da Presidência da República e a carta do Presidente da República endereçada ao seu homólogo português, Marcelo Rebelo de Sousa.
O Observatório Transparência STP reitera que o seu papel, enquanto iniciativa da Sociedade Civil é o de questionar, alertar e contribuir para a defesa da legalidade, dos direitos fundamentais dos cidadãos, da transparência e melhor comunicação por parte dos decisores públicos, cabendo a estes, no âmbito das suas responsabilidades e funções, tomar as decisões com vista a salvaguarda do interesse público e no estrito cumprimento das leis em vigor e das regras da democracia que fundamentam o nosso Estado.
São Tomé, 11 de Outubro de 2021.
Observatório Transparência STP + transparência > efetividade
Sotavento
12 de Outubro de 2021 at 9:17
Faz rir…este hipotetico jornalista que nem sabe falar a dar lições…só em STP
Faria
12 de Outubro de 2021 at 11:15
Todos os PR e PM começam o mandato da mesma forma.
Visitas ao hospital onde todos já sabem dos problemas que existem, e já tiveram oportunidades para contribuir para melhoria …só flash para enganar o povo
Conselheiro
12 de Outubro de 2021 at 11:32
Faltou nomear os seguintes elementos da sociedade civil
A.Trovoada, E. Silva e Junqueira- conselheiros para assuntos de facebook
Monizes e Medeiros – como conselheiros em fofocas
S Fodebudo – Como conselheiro de vinho da palma
Scorpion King
13 de Outubro de 2021 at 14:11
Num País democrático, o Presidente da Republica somente atua em último caso
Com isso quero eu dizer que em vez de virarmos o foco para o Presidente, devemos sim, primeiramente focarmo-nos no 1º Ministro. Este sim que tem que trabalhar e mostrar trabalho. É uma tremenda vergonha sermos um País tão pequeno e com tantas ajudas externas, termos uma cidade toda destruída (estradas esburacadas, ruas sem iluminação, as nossas marginais todas destruídas, as praias todas destruídas, sujas, um País sujo).
Até dá vergonha e nojo quando vejo governantes a se lamentarem de que o País anda muito mal e que necessita de mais ajudas externas. F*** You, seus governantes de meia tigela
Guadalupe
13 de Outubro de 2021 at 21:27
Nem contem comigo mais na legislativas, ja percebi tudo. Bandidos
Eduardo
19 de Outubro de 2021 at 8:59
Na minha opinião como cidadão de São Tomé e Principe vejo que quando um presidente da Republica representante do povo, desloca do seu gabinete para verificar ou visitar trabalho do seu executivo primeiro ministro no terreno é para sansionar.
Não trazer a promessa porque Sua Excelencia não é executador mas sim sancionador do trabalho feito por primeiro ministro.
Eduardo
19 de Outubro de 2021 at 9:08
Caso contrario a população na estrategia e geopolitico economico social não vão recoltar o programa da sua promessa da sua campanha presidencial antes de ser eleito.