Política

Sérvia pediu a STP para preservar a sua integridade territorial e soberania (Kosovo)

Nikolai Selakovic, ministro dos negócios estrangeiros da Sérvia, visitou São Tomé e Príncipe no passado fim-de-semana. O voo privado oriundo da Sérvia aterrou em São Tomé no passado sábado.

O chefe da diplomacia da República da Sérvia, lançou as bases da nova fase de cooperação entre os dois países. Formação dos estudantes são-tomenses nas universidades sérvias, foi uma das acções anunciadas pelo ministro Nikolai Selakovic.

Após reunião com o Primeiro-ministro Jorge Bom Jesus, o chefe da diplomacia da Sérvia prometeu apoio financeiro para o governo tratar das sequelas da inundação que devastou o país em finais de Dezembro do ano 2021.

Na reunião que teve com a sua homóloga Edite Ten Jua na sala do Ministério dos Negócios Estrangeiros, foram assinados dois acordos de cooperação. Um no domínio da agricultura, e foi assinado pelo ministro da agricultura, pescas e desenvolvimento rural Francisco Ramos.

O segundo acordo versa-se sobre a cooperação no plano internacional, e foi rubricado por Nikolai Selakovic e Edite tem Jua.

No entanto em declarações a imprensa, no palácio do governo em São Tomé, e também nas instalações do ministério dos negócios estrangeiros e cooperação, o ministro Sérvio, anunciou o que deverá ser a principal contra-partida que o seu país espera receber de São Tomé e Príncipe.

«O nosso reconhecimento ao primeiro-ministro e ao vosso povo, pelo apoio na preservação da integridade territorial e a soberania da Sérvia… É um assunto bastante difícil para nós. Há um diálogo em curso que estabelecemos com as instituições interinas de Pristina», afirmou Nikolai Selakovic.

Pristina, é a capital do Kosovo. Foi no ano 2008 que Kosovo território que pertencia a República da Sérvia declarou-se como Estado independente. No entanto, até hoje a Sérvia não reconhece a independência do Kosovo. Território considerado pelas autoridades sérvias como uma província rebelde.

O contexto em que se dá o lançamento pela Sérvia da nova fase de cooperação com São Tomé e Príncipe, despertou a atenção do Jornal Téla Nón. Principalmente a declaração do ministro sérvio Nikolai Selakovic(na foto), que pede a São Tomé e Príncipe para preservar a sua integridade territorial e a sua soberania.

Pois a memória do Téla Nón tem o registo de uma contenda político-diplomática que eclodiu em São Tomé e Príncipe em Março do ano 2012, por causa do reconhecimento do Kosovo como Estado independente.

Em Janeiro de 2013, o então Presidente da República Manuel Pinto da Costa, num comunicado declarou que a República Democrática de São Tomé e Príncipe não procedeu ao reconhecimento do Kosovo.

«Em momento algum do alegado processo de reconhecimento o Presidente da República foi instado a pronunciar-se», referiu o comunicado do Presidente da República em Janeiro de 2013.

Durante a visita a São Tomé de 12 à 13 de Fevereiro de 2022, o ministro dos negócios estrangeiros da Sérvia, deixou claro que a sua visita não é precipitada. Nikolai Selakovic explicou que respondeu ao convite feito pela sua homóloga Edite Ten Jua.

Afinal, a ministra dos negócios estrangeiros de São Tomé e Príncipe visitou Belgrado no final do ano passado. Edite Ten Jua tomou parte na celebração do movimento dos não alinhados na capital da Sérvia.

Nota também de destaque, é o facto de durante a visita de 24 horas ao país, o Ministro dos Negócios Estrangeiros da Sérvia Nikolai Selakovic não ter sido recebido pelo Presidente da República Carlos Vila Nova.

Abel Veiga

2 Comments

2 Comments

  1. Sem assunto

    18 de Fevereiro de 2022 at 20:25

    Tomam dinheiro do Taiwan para defenderem lhes contra à China , anos depois passam a tomar da China para irem a favor deles contra Taiwan, recentemente tomaram do Marrocos para não reconhecerem Sarah Ocidental como terrotório soberano, agora recebem da Sérvia para lixarem a vida aos Kosovistas.
    Este é o vosso esquema? São Maria vai com todos? Uma meretriz chega a ter mais dignidade, sabiam? Há clientes que elas negam!
    Gostam tanto do dinheiro, cuidado com a máfia da europa do leste!
    Coitados dos nossos bons estudantes que irão servir de moeda de troca. Estudar na Sérvia? Que revés!

  2. Toni

    20 de Fevereiro de 2022 at 16:32

    Se a Alemanha nazi ainda existisse, certamente a troco de alguns dólares, Stp iria apoiar e reconhecer o regime!!!!!

    Enfim, a semana passada era a Rússia, esta é a Servia vamos ver qual o regime que Stp vai apoiar nos próximos dias…..

    Estado sem valores!!!!!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top