O Presidente da República Carlos Vila Nova validou a lista de nomes apresentada pelo primeiro-ministro Patrice Trovoada, para composição da equipa do XVIII governo Constitucional.
Ilza Maria dos Santos Amado Vaz, jurista e activista da emancipação das mulheres foi Ministra da Justiça no XVI governo constitucional liderado por Patrice Trovoada. A jurista regressa ao sector. Foi nomeada por decreto presidencial como ministra da Justiça, Administração Pública e Direitos Humanos do XVIII governo constitucional.
Gareth Haddad do Espírito Santo Guadalupe, jovem que foi porta-voz do partido ADI, trabalhou também no Banco Central de São Tomé e Príncipe. Deixou o cargo de assessor do Presidente da República Carlos Vila Nova, e passa a ser Ministro da Presidência do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares.
Alberto Neto Pereira, ex-Presidente da Comissão Eleitoral Nacional(2018), é um diplomata que nos últimos anos exerceu a funções junto a representação da União Europeia em São Tomé e Príncipe. É o novo Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades.
Jorge Amado, ex-Presidente do partido MLSTP, ministro da defesa nacional indigitado pelo anterior governo de Jorge Bom Jesus, continua a dirigir a política de defesa, e recebeu por acréscimo o pelouro da administração interna.
Jorge Amado, que no passado e enquanto líder da bancada parlamentar do MLSTP, foi um dos principais contestatários das políticas de Patrice Trovoada, mereceu a confiança do primeiro-ministro e foi nomeado pelo Presidente da República como novo Ministro da Defesa e Administração Interna.
Abel da Silva Bom Jesus, é um agricultor de mão cheia. Um jovem que tem as mãos sempre na terra, e sujas de barro. Tudo indica que vai pressionar as mãos limpas acomodadas nos gabinetes do ministério da agricultura a lançarem-se a terra. Ex-candidato às eleições presidenciais de 2021, Abel Bom Jesus, que queria ser “Pligidentxi Pôvô”, é agora Ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas.
Ginésio Valentim Afonso da Mata. Quadro do sector das finanças. Jovem que nos últimos tempos administrou o projecto Zunta Món, financiado pelo Banco Africano de Desenvolvimento, Genésio da Mata, foi Director do Orçamento do Ministério do Plano e Finanças. Nomeado por indicação de Patrice Trovoada como Ministro do Planeamento, Finanças e Economia Azul.
Celsio Rodrigues da Vera Cruz Junqueira, é o novo Ministro da Saúde, Trabalho e dos Assuntos Sociais. Foi director do hospital central Ayres de Menezes. Nos últimos anos por opção do governo cessante, Célsio Junqueira administrou a empresa dos Correios. Conseguiu recuperar uma empresa que tinha sido dada como liquidada. Agora vai administrar o doente e moribundo sector da saúde de São Tomé e Príncipe.
A Ministra da Educação, Cultura e Ciências, chama-se Isabel Maria Correia Viegas de Abreu. Foi sempre quadro do ministério da educação. Professora e directora do sistema de ensino.
Adelino Afonso Fernandes Rosa Cardoso, foi nomeado Ministro das Infraestruturas, Recursos Naturais e Meio Ambiente. Sempre trabalhou como quadro técnico do sector das obras públicas.
Eurídice Borges Semedo Medeiros, antiga atleta são-tomense de pista do atletismo, ocupou o cargo de Presidente da Federação de Atletismo, é a nova Ministra da Juventude e Desporto.
A lista ministerial de Patrice Trovoada, trouxe uma novidade. Trata-se do Ministério dos Direitos da Mulher. Maria Milagre de Pina Delgado é o nome indicado, como tutelar da nova pasta ministerial.
O decreto do Presidente Carlos Vila Nova, que nomeia os membros do governo foi publicado na tarde de sábado dia 12 de Novembro. Esta segunda-feira 14 de novembro, os membros do governo tomam posse numa cerimónia que decorrerá no Palácio do Povo.
Abel Veiga

João+Pedro
14 de Novembro de 2022 at 2:53
Diga-se maioritariamente jovem e sem experiência…
WXYZ
14 de Novembro de 2022 at 12:28
Melhor assim. Os que teem experiências tambem estão cheios de vicios. São crackis em roubalheira.
Toni
14 de Novembro de 2022 at 18:20
Pergunto, os experientes o que fizeram desde a Independência???
Se calhar, poderá funcionar melhor com os inexperientes!!! Têm um PM experiente, que nunca se viu nada, mas que consegue agregar apois internacionais e que tem liderança.
Espero que se consiga fazer algo pelo povo de Stp, se forem com inexperientes, quer dizer que os velhos saem do circuito, porque com eles é só ver como está o país ao de quase 50 anos!!!!!
Fui
Papá Chegou Fome Agravou
14 de Novembro de 2022 at 9:40
Em STP sempre foi assim.
Médicos promovidos a diretor do hospital ou ministro da saúde, militares vão para o ministério da defesa. Agora entre outros bôbôs vamos ter um dos agricultores mais famosos do país como ministro de agricultura e ainda lhe dão a pasta da Pesca. Quando é que a Poxi tem um cargo também ?
É por isso que o país está onde está … Governo de Yes Men e Yes Women,
Plôcô de Obolongo
14 de Novembro de 2022 at 12:01
Nom môlê….Governo maioritariamente Yes Men e Yes Women.
Abel vai distribuir comida para toda gente? Olá UÓ ,icê sa kua cu povo mecê.
ANCA
14 de Novembro de 2022 at 15:29
Torna se necessária urgentemente a organização do Estado, Território, Mar, População e Administração
Com trabalho e rigor.
Se és de São Tomé e Príncipe
Acredita
Somos Capaz
Martinho lopes
16 de Novembro de 2022 at 18:59
Ninguem nasce com experiencia é só ter uma primeira oportunidade
EX
14 de Novembro de 2022 at 17:43
Boa sorte aos novos membros do Governo
Margarida lopes
15 de Novembro de 2022 at 9:05
…é normal que o chefe da MAFIA , Patrice Trovoada, forme o novo governo com jovens para os iniciar na corrupçao mafiosa, na formaçao do DESVIO dos bens do Estado (que é quase legitimo neste pais que se chama STP)sem ser tormentado, ou seja, sem que tenha que dar satisfaçao a justiça (autoridade NULA e impotente junto de certos individuos tal comoo PT). De lembrar que a geraçao de mafiosos, cujo o padrinho Patrice Trovoada faz parte, està envelhecendo e precisa de novos membro…eis porque a razao da nova MAFIA, tendo na cabeça os mais perigosos Abel BESTA e DIABO.
Conto com o pessoal +++ ESCLARECIDO para nao deixar estes laràpios continuarem a destruir o pais sem serem denunciados/tormentados. A partir de agora temos que combater para podermos pôr um fim nesta palahaçada ANTI-DEMOCRATA , de BAIXARIA, de MEDIOCRIDADE… em suma , de ABUSO que o Patrice Trovodad tem vindo a fazer viver todo um pais, toda uma populaçao, indo e vindo de STP como lhe apetece e convem, dominando meia-dùzia de pessoas com o mesmo perfil mafioso, que lhe abre a porta para ele continuar DELIPIDAR os bens que pertencem ao ESTADO/pais e a sua populaçao.
Caramba, ninguém tem coragem para dizer STOP a este DITADOR corrupto? Cadê os homens com H, onde estao os patriotas sao-tomenses? Esta situaçao é ABERRANTE, nao pode e nem deve continuar, onde o Patrice Trovoada foge, regressa cada QUATRO ANOS para se impôr como 1o ministro. Serà que as pessoas que lhe rodeiam nao se sentem com a coragem de lhe dizer “CHEGA”,porque é demais, a tua conduta jà ultrapassou largamente o limite do toleràvel, que aliàs, nem devia ter existido uma 1a vez de tal conduta.
Este individuo tem muitas QUEIXAS junto da justiça, tem CADASTRO que nao lhe dà o direito de ocupar um cargo de responsabilidade.
Que o Patrice Trovoada responda a esta UNICA pergunta que segue:
– Patrice Trovoada, o que é que lhe leva a FUGIR de STP com muitas malas e familia, sem entregar a pasta quando perde o cargo de ministro e que RESIDE no estrangeiro durante os QUATRO ANOS? Porquê?
Queira nos responder a esta questao.