Política

Carlos Vila Nova assume as rédeas de STP como Presidente do comité de segurança na África Central

Na última semana São Tomé e Príncipe, foi o epicentro da mais importante reunião de segurança na África Central. Os 11 países membros da Comunidade da África Central reuniram-se na capital-São Tomé, no quadro da 55ª reunião do comité consultivo permanente das Nações Unidas sobre a segurança na África Central. O arquipélago passou assim a presidir o importante órgão de segurança da região africana.

No entanto, o Presidente da República, Chefe de Estado, e Comandante Supremo das Forças Armadas, não participou no evento. Coube ao primeiro-ministro Patrice Trovoada a honra de abrir a importante reunião sub-regional.

Mas, no dia 25 de maio, dia de África, Carlos Vila Nova,  anunciou que já começou a exercer magistratura de influência para ajudar na resolução dos conflitos armados na República Democrática do Congo.

O Chefe de Estado disse que está a fazê-lo na qualidade do estatuto que São Tomé e Príncipe recebeu, de ser Presidente do Comité Consultivo Permanente das Nações Unidas para segurança na África Central.

«Eu ontem(24 de Maio) enviei uma mensagem neste sentido ao Presidente Félix Tshisekedi , tendo em conta o conflito que dilacera o leste da República Democrática do Congo. Ele já me respondeu e agradeceu bastante. Falei também com um conselheiro do Presidente da África do Sul a este respeito. Pois sei que a África do Sul tem –se empenhado na resolução deste conflito. Esperamos que aos poucos possamos dar o nosso contributo para resolução desses conflitos», declarou o Presidente da República.

No quintal do Palácio do Povo, onde decorreram as actividades com as crianças no quadro do lançamento de junho como mês da criança, Carlos Vila Nova, teceu comentários sobre o dia de África. Um continente marcado por conflitos armados e que está a sofrer com os impactos das mudanças climáticas. Dois problemas que o Presidente da República considera de graves em África.

A pirataria marítima e o fenómeno migratório são outros problemas que complicam os esforços de África para o desenvolvimento.

Para Carlos Vila Nova, África só pode resolver os seus problemas e caminhar para o progresso, se cultivar a unidade.

«Precisamos muito de união, talvez é o grande problema que temos entre os países africanos. Não conseguirmos quer a nível das sub-regiões, e a nível continental termos uma e única voz», pontou.

Paz, é o desejo que São Tomé e Príncipe manifesta para África, na celebração dos 60 anos da Unidade Africana.

Abel Veiga

9 Comments

9 Comments

  1. Renato Cardoso

    26 de Maio de 2023 at 8:18

    Mas se o dito cujo é incaaz de manter segurança no seu quintal piquinino vai exercer no do outro!?
    Sejamos sérios…..

  2. Célio Afonso

    26 de Maio de 2023 at 8:36

    No segundo paragrafo do texto está evidente que o PR continua sendo subordinado do PM e isto é uma vergonha para a nação! CVN tem que acordar e assumir o seu papel de PR.

  3. Carlos Junior

    26 de Maio de 2023 at 10:42

    Este é um paumandado. Tem medinho do Corrupto Trovoada.

  4. Sem assunto

    26 de Maio de 2023 at 10:42

    O homem mandou-te animar as crianças esquanto ele, esperteza como sempre, procurou liderar a resolução daquilo que não entende.
    Caramba Vila Nova, por este andar estás a sair pior que o malogrado Evaristo de Carvalho. Aquele entende, se era velho gágá, estava doente e nas últimas, logo disposto a aceitar qualquer coisa; no seu caso não, ainda tens vigor e força para fazeres o diferente.
    Tome as rédeas disto, estás a dormir com o sol radiante lá fora, isto é perigoso, e não é atitude de homem sério.

  5. FCL

    26 de Maio de 2023 at 10:46

    VN não passa de um testa de ferro do PT. Alguém duvida?

  6. FCL

    26 de Maio de 2023 at 21:08

    PM tem um jagunço que lhe troca os sapatos, carrega as malas, lava o bumbum e o VN que é PR não tem!

    Assim, quem vai acreditar que VN vai presidir o que é que seja?

  7. FCL

    26 de Maio de 2023 at 21:10

    Era uma vez um país que vive de esmolas que tem um Primeiro Ministro que não anda sem o seu jagunço. Nem Biden tem este luxo .

    E a burra sou eu!

  8. Pia

    27 de Maio de 2023 at 11:04

    Onta Vila NOva bom… Não consegue dá conta de Pinta Cabra.

    • Margarida Lopes

      27 de Maio de 2023 at 13:01

      Ô senhor Carlos Vila Nova, você está completamente DESONRIENTADO e IMPOTENTE no seu cargo de presidente da República de STP, você não tem nem o direito de responder a uma pergunta sem pedir autorização ao seu mestre Patrice TROVOADA, você só pode dar ares de presidente quando o seu patrão Patrice TROVOADA lhe permitir…você é um CARA de PAU sem carácter, sem personalidade e muito menos CARISMA, porque você é um PAU MANDADO BASTARDO que não assume. Qual é a moral que lhe dá a CREDIBILIDADE para ter este propósito de PATÉTICO vindo de si.
      Por esmola, tome JUÍZO.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top