Segundo uma nota do Comando geral da Polícia de São Tomé e Príncipe, dois agentes foram formados na Rússia em peritagem forense.
«Os Aspirantes a Oficiais de Polícia Eusinger dos Reis D’Alva e Timofe da Moura Gomes Pinto, quadros da Polícia Nacional concluíram o Curso em Peritagem Forense na Universidade de Moscovo, do Ministério do Interior da Rússia», refere a nota do comando geral da polícia nacional.
A nota acrescenta que no dia 30 de junho último decorreram as respetivas defesas públicas das dissertações. Para o aspirante Eusinger D’Alva o tema da dissertação foi “Pesquisa forense de documentos de identificação dos cidadãos da República Democrática de São Tomé e Príncipe”.
A defesa da tese na universidade de Moscovo foi acompanhada pelo Diretor do Departamento de Formação da Polícia Nacional e por familiares e amigos, por video conferência.
Por sua vez o aspirante Timofe Pinto defendeu o tema “Análise forense das notas de São Tomé e Príncipe”.


Segundo o comando geral da polícia nacional os dois aspirantes formados na Rússia estão habilitados a ascenderem à categoria de Oficial, com a patente de Subcomissário.
Depois da formação dos oficiais das forças armadas de São Tomé e Príncipe durante os primeiros 15 anos da independência nacional, a Rússia passou a partir dos finais da década de 90, já na segunda república(democracia pluralista) a formar os agentes da polícia nacional.
Abel Veiga

Lucas
2 de Julho de 2023 at 8:21
E agora? Fujam para casa ou Portugal senão vão malhar pra ucrania
Morjadino Vera Cruz
2 de Julho de 2023 at 8:33
Queiram aceitar os meus parabéns, que estejem sempre na defesa da soberania nacional e do povo de São Tomé e Príncipe sobretudo.
luisó
2 de Julho de 2023 at 15:03
A mim faz-me confusão esta questão de mandar homens e mulheres da RDSTP fazer formação de policia em moscovo.
As leis são completamente diferentes assim como os códigos de justiça e penais, já sem falar da deontologia e métodos policiais que não se coadunam com os de STP.
A cavalo dado deve-se olhar bem os dentes pois pode-se ser enganado e não servir os interesses do País.
Cobra branca
2 de Julho de 2023 at 18:21
Gloria Ukrania!