Meus amados compatriotas,
Hoje, ergo a minha voz em prol dos valores que nos definem como uma nação. Como cidadão patriota e amante da democracia, não posso ficar em silêncio diante das ameaças que pairam sobre a nossa querida pátria São Tomé e Príncipe.
Nos nossos corações, carregamos a lembrança de lutas passadas que nos trouxeram a independência e a promessa de um futuro brilhante. No entanto, olhando ao nosso redor, vemos sombras de uma agenda que desafia os nossos princípios democráticos e ameaça a nossa liberdade.
Os sinais de autoritarismo, as violações dos direitos humanos e a erosão dos alicerces constitucionais não podem ser ignorados. Devemos nos unir como uma só voz, resistindo àqueles que buscam desmantelar o que tantos de nós lutaram para construir.
Com pesar, vemos uma clara intenção de enfraquecer a nossa nação. E eu digo-lhes: não podemos permitir que isso aconteça!
Os nossos antepassados enfrentaram desafios imensos para nos legar uma pátria livre. Agora, cabe a nós defendermos essa herança com determinação e coragem.
Este não é o momento para a apatia. Não é hora de abaixar a cabeça diante das ameaças. É hora de lembrarmos da nossa força como povo, da nossa habilidade em superar adversidades e da nossa resiliência em busca de uma sociedade justa e próspera.
A luta pela liberdade e pela democracia não é tarefa de um só indivíduo, mas sim de uma nação unida. Vamos nos unir para proteger o que é nosso por direito, para resgatar a esperança que nos motivou no passado e nos inspira agora.
Devemos rejeitar a destruição da nossa pátria, resistir ao silenciamento daqueles que ousam se opor e insistir num caminho de desenvolvimento verdadeiro e inclusivo. Temos os recursos, o espírito e a força para transformar São Tomé e Príncipe na nação que merecemos.
Juntos, reacenderemos a chama da liberdade e do progresso. Juntos, restauraremos a fé na nossa capacidade de moldar um futuro melhor. Hoje, mais do que nunca, reafirmo o meu compromisso com vocês e com a construção de um São Tomé e Príncipe que todos possamos se orgulhar.
Unamo-nos, cidadãos são-tomenses, erguendo a bandeira da liberdade, da justiça e da esperança. O futuro está nas nossas mãos, juntos moldaremos uma nação mais ditosa da terra.
Com determinação e esperança,
Olinto Daio
23 de Agosto 2023
Mezedo
25 de Agosto de 2023 at 8:09
Muito bem falado Dr. Olinto
Pena que muitos nossos compatriotas imbuídos pelo odio, pela vingança, andam cegos, mudos e surdos.
Esquecendo que o Ditador não é Santomense de origem, e nem tem nenhuma família aqui em STP.
Sempre que lhe convém sobe avião e foge, e deixa a miséria para os verdadeiro Santomense aguentar.
A titulo de exemplo pagou ontem elemento bufos cegos e moribundos para impedir uma manifestação pacifica de familiares
que choram dor pelo seu enquerido maltratado, prezo injustamente e que esta sendo negado a justiça.
Acho que os Santomenses perderam sentido daquilo que é irmandade a unidade a Liberdade, porque ainda se vês muita gente que estudou,
com muitos conhecimentos apoiando um comportamento ditatorial, um comportamento de opressão, um comportamento de arrogância, e de falta de respeito pelo POVO que todos sabem que manda na urna.
Agredido que se não houver uma lavagem mental neste POVO, muitos vão preferir viver nesta Opressão, porque assim alguns vão se safando e engando outros que o mais antigo é que destrui-o o país. quando ele mesmo já passou por 4 vezes por ai e mais de 14 anos a Liderar.
Que as suas palavras sejam ouvidas e consideras por este povo.
Bem aja Dr. Olinto
Sem assunto
25 de Agosto de 2023 at 9:56
Ó Daio de 2014-2018 as coisas estiveram pior, tu mesmo participaste no processo de “linchamento social” de muitos, e hoje na oposição já percebes melhor das coisas?
Hipocrisia, falta de vergonha. Evitemos ter duas caras e duas interpretações, os fatos não podem ser vistos como A quando estamos no poder e B quando estamos na oposição, isto chama-se deslealdade.
Agora percebermos o porquê que deixaste de ser sacerdote: és vil, cobarde, mesquinho.
Antonio Serrano
25 de Agosto de 2023 at 16:19
Um texto muito bonito, com enorme sentido patriótico! Pratique-se!
SEABRA
25 de Agosto de 2023 at 19:40
Sem assunto, sem identidade, sem pai conhecido, ou seja, filho de pai incógnito.
WXYZ
26 de Agosto de 2023 at 4:53
“Devemos rejeitar a destruição da nossa pátria” Isso contraria a tese defendida por si naquele seu livro escrito por si que falava que tinhamos mesmo que tudo destruir para que possamos erguer novo.
Renato Cardoso
26 de Agosto de 2023 at 8:33
Quando padres que enganam o seu sacerdócio mudam de casaca e gostam de sam quinina para lambuzar-se na politiquice como o dito cujo;remete-nos para a história de Lobo vestindo a pele de cordeiro!
Ele serviu o gabones que voltou sendo o dono disto tudo e após a escolha em apoiar o rapaz que desafiou o tal querendo mandar no clube de adi;vem agora discorrer sobre as atitudes graves de abuso do poder em marcha nas Ilhas.
Melhor que volte a usar à batina e recomendo-lhe muitas penitências porque carrega venenos e outros derivados que a mim particularmente não enganam.
Carmén TROVOADA
27 de Agosto de 2023 at 3:43
Este fdp de SEM ASSUNTO é um grande c….ão que não tem co**ões, é um puxasaco e certamente bufo do corrupto ditador Patrice Trovoada. A questão aqui não é de atacar o falso bispo, que também é um perverso que não merece ter confiança nele,mas acontece que estámos com o país a incendiar, ou seja a pegar fogo, não é o momento para a polémica, temos um inimigo comum, que não é patriota e que é extrêmamente perigoso, todos juntos, temos e devemos abatê-lo antes que seja tarde demais. Uma vez esta questão primordial resolvida, podemos condenar e afastar os nefastos da nossa sociedade, se atrapalham o seu bom funcionamento. Atualmente, é estarmos juntos para neutralizar o Patrice Trovoada e o seu associado Afonso Varela. É o mais importante neste momento.