Para a ministra da justiça, administração pública e direitos humanos, Ilza Amado Vaz, o aumento de casos de criminalidade no país tem razões profundas.
«Tem a ver com questões sociais, com a educação a nível da própria família, a perca de valores, sem por de lado a capacidade de resposta à criminalidade. Estamos a falar de todo o sistema preventivo e repressivo».
A solução, segundo a governante, só pode ser encontrada com o reforço de capacidade de actuação das instituições.
«Neste momento estamos a trabalhar para reforçar a capacidade da Polícia Judiciária, é algo que consta do programa do governo. É verdade que para se dar o passo substancial exige-se a colaboração, porque não, a presença e a parceria de alguns atores internacionais, como a Polícia Judiciária Portuguesa e a Polícia Federal Brasileira. É um processo».
Além do reforço das capacidades preventivas e de investigação criminal, a colaboração da população é imprescindível.
«Nesse processo todo a população também tem que colaborar, a denunciar e a ajudar para que a criminalidade seja controlada e que os infractores sejam devidamente punidos»- frisou Ilza Amado Vaz.
Esta semana o governo anunciou um conjunto de medidas dentre elas tolerância zero a criminalidade, a continuidade da operação “cidade segura” com a mobilização de todas as forças bem como o processo de controlo e recuperação das armas.
José Bouças
Boymezoxi
14 de Setembro de 2023 at 12:58
Sim, sim, claro. kkk
Observador
14 de Setembro de 2023 at 15:00
As razões são obvias do aumento da criminalidade são obvias.
Militares que torturaram civis até a morte foram promovidos e outros receberam bolsas para irem a Portugal estudar….
Margarida Lopes
14 de Setembro de 2023 at 20:05
Observador, estes militares foram se perfeicionar nos estudos criminosos, ou seja, como cometer crimes?
Nem precisavam sair do país, bastaria que seguissem um estágio junto do MAIOR DESGRAÇADO vagabundo de STP, perito na organização de ATOS BÁRBAROS & CRIMINOSOS, o sum Patrice TROVOADA. Os criminosos assassinos do GRAU PT não precisam de um perfil particularmente de CORAJOSO, de homem VALENTE,porque individualmente é gente COVARDE, só praticam em grupo, ou seja em bando de VADIOS DELINQUENTES PERIGOSOS.
O 1° COVARDE deste bando é a própria cabecilha maquiavélica do rebento TROVOADA, que aliás, dá fora desde que termina o mandato, sem entregar a pasta,o vagabundo corrupto foge com as calças nas mãos por não se sentir protegido pelos guardas costas, que o cargo do 1°ministro lhe atribuiu…instala-se no estrangeiro durante os 4 anos, sem se preocupar do que se passa em STP. Onde está o sentimento patriota deste corrupto ditador e psicopata? Só mesmo o seu povo pequeno são-tomense ( como PT lhe chama) é que pode votar neste desgraçado. Agora estão a comer o pão que o CAPETÃO PATRICE TROVOADA amassou.
Catherine
15 de Setembro de 2023 at 8:33
É sta a ministre, a Ilsa? Mangeava só moelas, pescosso e asas de frango quando studiava em França