Política

Presidente do Gabão, General Brice Oligui Nguema pede apoio político de STP

Presidente do Gabão, após o pronunciamento militar de 30 de agosto de 2023, o General Brice Oligui Nguema, visitou São Tomé esta quarta-feira. Aterrou no aeroporto internacional Nuno Xavier no início da tarde.

No Palácio do Povo, foi recebido na porta de entrada pelo Presidente da República Carlos Vila. Um encontro que serviu para o novo homem forte do Gabão informar o Chefe de Estado santomense sobre as mudanças que aconteceram no país vizinho após a tomada do poder pelas forças armadas.

«O que alguns chamam de golpe de Estado… no Gabão chamamos de  golpe da Liberdade. Foi a expressão da vontade do povo. Apos as eleições fraudulentas, não democráticas, as forças armadas escolheram seguir a vontade do povo», declarou o Presidente do Gabão.

Segundo o general Brice Oligui Nguema, o mais importante foi as forças armadas não se confrontarem com o povo, «e matar os gaboneses. Dessa vez escolhemos a liberdade», frisou.

São Tomé e Príncipe é Presidente do Comité Consultivo permanente das Nações Unidas para questões de segurança na África Central. Daí a importância da ofensiva política e diplomática desencadeada pelo Presidente do Governo de Transição do Gabão, junto as autoridades políticas do arquipélago.

«O que falamos com o Presidente Carlos Vila Nova, é que São Tomé e Príncipe nos acompanhe nessa marcha para aliviar as sanções. Para que os países compreendam que o que se passou no Gabão é algo inédito, para o Gabão e para os gaboneses», acrescentou.

O Presidente Carlos Vila Nova é também Presidente do Comité Consultivo permanente das Nações Unidas para questões de segurança na África Central.

«Contamos com o Presidente Carlos Vila Nova e com a sua sabedoria para discutir com os nossos homólogos, os nossos pais africanos, para que juntos possamos encontrar a solução para o caso do Gabão», pontuou o general Brice Oligui Nguema.

Após reunião com o Presidente Carlos Vila Nova, o Presidente do Governo de transição do Gabão foi ao palácio do governo para reunião com o primeiro-ministro Patrice Trovoada. Definiu Patrice Trovoada como um irmão, um homem que conhece profundamente a realidade do Gabão.

O jovem general e Presidente do Gabão saiu do Palácio do Governo de mãos dadas com o primeiro-ministro Patrice Trovoada. Marcharam ao encontro de alguns populares que se concentraram diante do Palácio do Governo para saudar o Presidente do Gabão.

O líder gabonês garantiu à imprensa que as relações bilaterais são normais e assim continuarão. «Temos os acordos económicos que são num total de 16. Há um que está muito a avançado que é o acordo no domínio dos transportes aéreos. Esses acordos avançarão», concluiu.

Patrice Trovoada primeiro ministro de São Tomé e Príncipe foi o motorista do Presidente de Transição do Gabão. Conduziu o general Brice Oligui Nguema, até as instalações de um hotel na marginal 12 de julho, onde ambos almoçaram.

Presidente de transição do Gabão pede apoio e colaboração de São Tomé e Príncipe, para ser reconhecido no seio da Comunidade dos Estados da África Central.  

Abel Veiga

8 Comments

8 Comments

  1. Africano

    25 de Outubro de 2023 at 21:43

    Sinceramente, é muita hipocrisia e até quando vamos continuar nesse país de faz de contas. Dois órgãos de soberania que na altura do golpe de estado condenaram o acto e hoje são os mesmos que recebem o organizador do golpe com pompa e circunstância. Aonde está a coerência? Assim estamos condenados com dirigentes sem escrúpulos

  2. Rui Neves

    26 de Outubro de 2023 at 6:25

    Que baixeza política. Uma imagem que ficará para história, um primeiro ministro que oprime o seu povo, motorista de um golpista. Porquê condenou o Golpe?
    Patrice Trovoada, um homem sem caraccaracter!

  3. Mezedo

    26 de Outubro de 2023 at 9:17

    quem esperava outra coisa do PT só pode ser parvo.

    Ele mandou fazer o mesmo em STP, só que com outra estratégia, matar os opositores.

  4. Renato Cardoso

    26 de Outubro de 2023 at 12:09

    Novela grotesca e da pior espécie para assistir-se e dois marmanjos que fazem o que querem;perante a sociedade moribunda e cuja incapacidade de reagir às afrontas é vergonhoso!
    E o capítulo da novela que o outro marmanjo faz-se de condutor do golpista é simplesmente nojento!

  5. luisó

    26 de Outubro de 2023 at 12:27

    No Gabão a unica coisa diferente neste momento é o governante.
    Este general, cheio de medalhas ao peito fruto dos imensos combates em que participou, derrubou por golpe o primo Ali mas o status quo mantêm-se igual.
    Apenas mudou o dirigente que de certeza irá lá ficar por muitos e muitos anos.
    O PM está contente porque todos se conhecem e bem.
    Enfim…..

  6. Carmén TROVOADA

    26 de Outubro de 2023 at 12:38

    Monsieur Patrice Trovoada, l’échéance de votre fin s’approche, votre dictature sera la dernière dans nos îles de SÃO TOMÉ et PRINCIPE. Concernant vos actes criminels, votre jugement commencera à STP et se terminera à la HAYA- TPI, avec une lourde peine à l’hauteur de tous les crimes-assassinats que vous avez commis dont les derniers cités ci-dessus : Jorge Pereira dos Santos, le jeune homme du riboque, les 5 citoyens tués lors du massacre du 25 novembre 2022. Vous n’allez pas vous échapper de la justice, et nous craignons vraiment que les proches des victimes se rebellent soudainement suite à cette injustice…puisque jusqu’à présent rien a été fait pour rendre la JUSTICE aux victimes.
    Patrice Trovoada, você está num beco sem saída e tudo está contra si pelos abusos, pelo mal, pelos horrores que você instalou em STP. Esta última PALHAÇADA de falso julgamento sobre o 25/11/2022 para os ditos culpados sobreviventes, que você montou com o auxílio dos seus camaradas, especialmente do Afonso Varela, aumentou e acentuou a sua culpa, a sua responsabilidade…você é perverso sim, mas não é inteligente.
    Patrice Trovoada tudo tem um começo e um fim!!!

  7. Plôcô de Obolongo

    26 de Outubro de 2023 at 16:02

    Se faz isto ao seu amigo de infância, homem que lhe enchia os bolsos e oferecia viagens, quanto mais aos amigos de ocasião que lhe rodeiam.

    Este gesto diz muito sobre a personagem dos envolvidos e serve de aviso para os que, apesar de tudo, continuam a acreditar em certas personagens

  8. Mé Dumu

    26 de Outubro de 2023 at 19:04

    A política é um jogo ganha que melhor jogar!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top