Política

Gabão deu uniformes e botas para as FASTP e prometeu reforço da capacidade operacional conjunta

Brigitte Onkanowa, Ministra da Defesa do governo de transição do Gabão, visitou São Tomé e acertou com o primeiro-ministro Patrice Trovoada, o novo plano estratégico para reforço da capacidade operacional das forças armadas e de defesa de São Tomé e Príncipe.

Sem botas e sem uniformes, as forças armadas de São Tomé e Príncipe enfrentam momento difícil. A recente incorporação de novos soldados, só foi possível graças a ajuda de Angola, que ofereceu botas e fardamentos ao Ministério da Defesa e Administração Interna do arquipélago.

Aliás, as forças armadas e de defesa do país sempre dependeram da boa vontade dos parceiros internacionais para vestirem uniformes e calçarem botas. Portugal é o tradicional fornecedor da ajuda em fardamentos e botas para as forças armadas de São Tomé e Príncipe.

Ministro da Defesa Jorge Amado e a sua homóloga do Gabão

Na cerimónia em que a ministra da defesa do Gabão entregou 1000 pares de uniformes e de botas para as forças armadas, o Ministro da Defesa Jorge Amado anunciou que nos próximos dias as FASTP vão receber mais um lote de ajuda portuguesa em fardamentos e outros equipamentos. Jorge Amado recordou também que recentemente a ajuda em fardamentos veio de Angola.

«Todo mundo sabe que São Tomé e Príncipe tem estado com dificuldades enormes no que diz respeito a equipamentos militares», revelou o Ministro da Defesa Jorge Amado.

Para além de vestir e calçar as forças armadas nacionais, o vizinho Gabão acertou com o primeiro-ministro Patrice Trovoada o reforço da capacidade operacional militar para garantir a defesa e segurança no Golfo da Guiné, mais concretamente na fronteira marítima comum.

«Mudarmos a forma de gerir as forças de defesa e de segurança, partilhar os mecanismos de formação, quer no plano marítimo como terrestre», declarou Brigitte Onkanowa, ministra da defesa do Gabão.

A Ministra gabonesa acrescentou que os dois países partilham a mesma fronteira marítima e a mesma realidade. «Seria bom que juntos pudéssemos gerir as ameaças comuns com um plano do conceito operacional de defesa», frisou.

A parceria para fiscalização conjunta do mar territorial entre o governo do Gabão e o Governo santomense sob a liderança de Patrice Trovoada, começou no ano 2016.

Na altura com Patrice Trovoada como primeiro-ministro e chefe do governo, foi assinado um acordo de parceria que criou uma Missão Conjunta das autoridades do sector das pescas e da guarda costeira de São Tomé e Príncipe e do Gabão.

Uma missão Conjunta que permitiu a guarda costeira santomense e a marinha de guerra do Gabão fiscalizarem em conjunto as águas territoriais do arquipélago santomense. Numa das operações conjuntas, a marinha gabonesa e a guarda costeira santomense, abordaram um navio pesqueiro com bandeira da Espanha na prática de pesca ilegal.

A embarcação espanhola estava a capturar tubarão e atum nas águas nacionais, sobretudo o tubarão azul, uma espécie protegida.

Gabão está de volta em 2024, para reforço da capacidade militar operacional com São Tomé e Príncipe, tanto no mar como na terra.

Abel Veiga

23 Comments

23 Comments

  1. Lucas

    23 de Março de 2024 at 16:06

    Será verdade? Ou é para rir?

    • Lucas

      25 de Março de 2024 at 12:23

      Chinelo esqueceram pedir?

    • Como Agora?

      25 de Março de 2024 at 20:31

      Mepocom, Karspov, Sem Assunto, Hodji, Original, Margarida, Gabdulo, e outros que mandam bocas
      Atrapalham-se
      Hora de brinquedos e dos triciclos no jardim já acabou
      Agora vocês têm que crescer e serem homens de verdade.
      Confronta. Lutar no terreno.

  2. Original

    23 de Março de 2024 at 18:01

    Porra até quando?

  3. Zé Mulato e Zé Cangolo

    23 de Março de 2024 at 18:57

    Si Gabão invadir São Tomé para ajudar o ladrão corrupto incompetente então será guerra civil. Prometo-vos.
    Patrice Trovoada terá que sair! Ou ele sai pacificamente ou ele sai mal!
    Afia o teu manchim.
    Prepara-te!
    Não vamos aceitar ditadura de novo em São Tomé e Príncipe!

  4. José Eduardo e João Lourenço de Trindade

    23 de Março de 2024 at 19:13

    MLSTP, chama MPLA para enviar apoio à população pobre Santomense. O Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas tem resposta. Não vamos permitir que o nosso país seja refém de criminalidades, roubos, anarquia social e corrupção.

  5. jose Manuel

    23 de Março de 2024 at 19:23

    Que pouca vergonha. Pedir roupa para os militares? Convenhamos. Se não têm roupa, cada um compra com o seu próprio dinheiro. Os militares estão a ganhar muito bem.
    Porque é que não se compra peças e peças de tecido e crie uma equipa de alfaiates no quartel, ou pague um conjunto de alfaiates nacionais para produzirem roupas para militares. Recordo que a nossa antiga fábrica de Água Grande produzia fardas para os FAPLAS em Angola. No entanto, decidiu-se vender aos baratos a fábrica e hoje ela está fechada e inoperante e a solução é pedir, pedir. Pedir Brasil, pedir Estados Unidos, pedir Portugal, pedir Angola, pedir Gabão etc. etc. Até quando senhores pedintes.
    Deixem de envergonhar o povo.

  6. Nini

    23 de Março de 2024 at 19:31

    O Patrice Trovoada é um perigo para São Tomé e Príncipe. Patrice tem que sair.

  7. Pinto

    23 de Março de 2024 at 19:49

    O país é nosso. Patrice Trovoada não é dono de São Tomé e Príncipe. Vamos dar-lhe uma lição bem dada para ele aprender que não se brinca com o povo Santomense de forma como ele, Patrice Trovoada, faz. A democracia está em perigo. Temos de travar!

  8. Endrik do Brasil

    23 de Março de 2024 at 21:09

    Temos de lutar juntos para ajudar o povo Santomense.

  9. Marcelo PR

    23 de Março de 2024 at 21:21

    A agressão contra o povo Santomense é inaceitável e intolerável.

  10. As Pólvoras do Patrice

    23 de Março de 2024 at 22:21

    Patrice apressou-se em trazer o exército Gabonês. Isto é ilegal. Mesmo por seres um Gabonês Primeiro Ministro de STP neste preciso momento, a Constituição da República Democrática de São Tomé e Príncipe não lhe autoriza. Esta tática é incompatível e proibida na nossa sociedade.
    Patrice Trovoada! Tens que sair. Não há um outro remédio.
    Afasta-te! Não há milagres.

  11. Oposição Universal

    23 de Março de 2024 at 22:39

    Não vamos dar Patrice Trovoada nenhuma folga até ele ir embora! Fugir

  12. Governo de Angola

    23 de Março de 2024 at 22:52

    Estamos observando o evoluir da situação. A intervenção poderá ser eminente dependendo daquilo que Patrice Trovoada fizer ou não fazer. Seria ideal ele desistir.

  13. Filinto

    24 de Março de 2024 at 2:10

    A luta continua. A vitória é certa. Unidos venceremos.

  14. Antonio Nilson

    25 de Março de 2024 at 1:38

    Queremos ou não queremos mudar São Tomé e Príncipe onde todos nós podemos fazer parte e viver em paz e prosperidade com justiça e respeito um pelo outro? Melhorar a vida, queremos ou não queremos isso?
    Patrice Trovoada está seguir um rumo errado, ele terá de mudar de direção. Ou povo tira. Qual é outra alternativa ou alternativas melhor para o nosso país?
    Vamos fazer críticas construtivas (elas podem ser positivas ou de cariz em oposição de ideias). Isto é crescer e ter maturidade política. Sermos apenas “queixantes “ e “insultantes” não da. Os insultos e mentalidade atrasada não avança. Construir e não destruir com corrupção e violência. Trabalhar e evoluir para se encontrar uma paz, segurança, desenvolvimento sustentado rumo a estabilidade, harmonia e um bem estar para o nosso povo e criar riqueza para São Tomé e Príncipe e seu povo crescer e melhorar na vida. É preciso evitar oportunismos e interesses individuais, e virar para aquilo que serve a nação. Ter firmeza e fortaleza e convicção naquilo que serve para um país que quer ter desenvolvimento e estabilidade começa conosco.
    Temos de recuperar e este apelo é para todos, incluindo eu mesmo.

  15. Nini

    25 de Março de 2024 at 8:24

    O legado do Patrice Trovoada é: instabilidade social e política, incompetência, corrupção, tráficos de drogas e tráficos de influência. Vamos fazer um oposição contra ele até ele cair. Essa oposição deve ser acentuada com máxima responsabilidade ao país, São Tomé e Príncipe e para com o povo Santomense. Patrice Trovoada tem que sair. Objetivo fundamental é encontrar uma outra via mais adequada e responsável para gerir bem a nação.

  16. Pedido de Esclarecimento

    25 de Março de 2024 at 9:35

    Quando é que Patrice Trovoada vai-se despedir?
    A situação nas ílhas de São Tomé e Príncipe é muito alarmente!
    Ninguém pode fazer inquérito?
    A Assembleia Nacional está fraca, os deputados com as mãos atadas, não existe oposição e o Ministério Público não funciona.
    Tudo agora está nas mãos do povo Santomense para resolverem os seus problemas no país.
    Exército gabonês no território estrangeiro a ingerir nos assuntos internos de outro país?
    Quem vai esclarer tudo isso?

    • Ziaurmarx Ramman Menezes Afonso Fernandes

      25 de Março de 2024 at 11:58

      Se não me engano,o Gabão teve um golpe de estado até a pouco tempo. E é o mesmo nosso primeiro ministro que condenou esse golpe.
      O que passou? Agora o senhor já fez novos amigos?
      Cooperação com nossos países vizinhos africanos é sempre bom. Mas terá que ser verdadeira cooperação até porque este é um país em que muitos Santomenses lá viveram, vivem e fazem negócios.

      Não é possível que o senhor primeiro ministro cheio de problemas sociais para resolver em São Tomé e Príncipe, ande a mendigar roupas.

      O senhor primeiro ministro precisa assistir os vídeos de Thomas Sankara.

  17. Nino Vieira

    26 de Março de 2024 at 11:07

    Como Agora? vá pakispariu você e aquele cabrão da merda que lhe publica,que é um grande filho da puta vendido, que joga com o pau de 2 bicos, o panoleiro cara de pau, que já se descobriu a carrega da confusão que ele procura instalar na cabeçola dos mais vulneráveis, este desgraçado…Como Agora? se você tiver o azar de cruzar o meu caminho vou-lhe corrigir como deve ser,filho de uma puta e de um pai incógnito. Vai continuar a levar no cu, seu parasita do caralho que merece uns bons estamos na sua porca fussa de cobarde…estou mais perto do que você pensa, e lá onde lhe encontrar a palha não vai nascer( como dizem os meus antepassados badius de STP) …voi-lhe capar com faca ( como se capa um porco…você quer brincar, vamos nessa).Desta vez você caiu numa pessoa errada e desaforrada, cara podre de ginja.

  18. Nino Vieira

    26 de Março de 2024 at 14:38

    Afonso Fernandes Ziaurmarx, você é o grande filho da puta que tem o papel do traidor cabrão e cobarde assassino que matou o Thomas Sankara por inveja, o vagabundo Blaise Campaore. Vão todos pakispariu.

    • Nino Vieira

      27 de Março de 2024 at 16:24

      …é talvez assim que vocês os filhos da puta do caralho vão termina. Não foi com tiros mas sim com catana, foi cortado como vocês serão, seus cabrões de merda.
      A guerra está declarada e nenhum de vocês,panoleiros cobardes e sem colhões,serão poupados. Esta vossa brincadeira e daquele que vos publica( tem a sua cota parte nisto) vai ser resolvida…com toda a certeza.

  19. Mal Informado

    26 de Março de 2024 at 22:15

    Nino Vieira foi assassinado. Morto à tiros!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top