Política

Orçamento Geral do Estado para 2024 avaliado em 178 milhões de euros

O Ministro das Finanças Ginésio da Mata entregou ao parlamento a proposta de orçamento que pretende estimular a retoma do crescimento económico. .

Para 2024 62% do orçamento geral do Estado vai ser assegurado por recursos internos. Do valor global de 178 milhões de euros, 38% é garantido pela ajuda financeira internacional.

Segundo o Ministro a inflação que no final do ano 2023 deverá fixar-se em 20% vai baixar para 17% em 2024. O governo pretende também anular o saldo primário.

No entanto no capítulo do investimento público, São Tomé e Príncipe só consegue garantir 12% do financiamento. 88% depende da boa vontade da comunidade internacional.

Abel Veiga

1 Comment

1 Comment

  1. jose Manuel

    18 de Dezembro de 2023 at 15:43

    Penso que se o dinheiro do IVA ficasse a disposição do país para ajudar a alimentar o OGE de STP, até poderiamos ir bastante longe com as atividades programadas. É muito dinheiro que entra no IVA. Sou um pobre, mas todos os dias contribuo para IVA. Vou comprara uma lâmpada, pago IVA, compro meio kg de prego, pago IVA, compro tinta para dar jeito a minha casa pago IVA. O mesmo acontece com mais ou menos oitenta mil membros da população santomense.
    Já ví pessoas com maior recursos comprara coisas de vários milhões de dobras par as suas obras e a pagarem também milhões para IVA. Neste sentido o IVA pode e deve contribui para muito.
    Porque é que o Governo não publica cada três meses os montantes arrecadados no IVA e no fim de cada semestre publicar também como é que foi gasto o dinheiro do IVA, isto é, dizer que x% foi para compra de m,edicamentos, x% construiu-se estrada tal, x% fêz-se …..
    Agora. Se estas viagens de locuras continuarem, adeus verba para OGE, adeus dinheiro do IVA e adeus a vida do povo. Não se pode aceitar que o dinheiro do povo esteja a sustentar passeios dos membros do Governo, REGABOFE do primeiro Ministro etc etc.
    Assim nunca mais

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top