Política

Novo embaixador de STP em Bruxelas promete atrair investimentos para o Turismo

José Cassandra – ex-presidente do Governo da Região Autónoma do Príncipe, é o novo embaixador do país junto a União Europeia e de outras instituições internacionais.

Tó Zé Cassandra, assim gosta de ser chamado. Tomou posse no Palácio do Povo como novo diplomata que vai representar São Tomé Príncipe, na sede da União Europeia, em Bruxelas- Bélgica. Será também embaixador do país na FAO e noutras organizações internacionais e países da Europa.

No salão nobre do palácio do povo, o Presidente da República Carlos Vila Nova, pediu empenho ao novo embaixador e destacou a cooperação com a União Europeia. «É um parceiro multilateral com o qual pretendemos relançar ainda mais as nossas acções de cooperação», afirmou o Chefe de Estado.

A economia azul é uma das áreas em que a União Europeia coopera com São Tomé e Príncipe, nomeadamente no apoio ao desenvolvimento do sector das pescas. O novo embaixador foi orientado pelo Estado santomense a promover a diplomacia económica no espaço da União Europeia. Mas, Tó Zé Cassandra promete ir mais longe.

«Pretendemos ir um pouco mais além, devemos olhar para outros sectores importantíssimos para a nossa economia como é o caso do Turismo. Como atrair mais investidores para o turismo em São Tomé e Príncipe, e ao mesmo tempo atrair turistas? Eu penso que podemos casas a economia azul com o Turismo, e irmos melhorando a cada dia que passa os problemas de saneamento e das infraestruturas que dão suporte ao turismo», declarou o novo embaixador.

A comunidade santomense radicada na Europa, vai ser galvanizada a contribuir na promoção da diplomacia económica.

«Temos que olhar sobretudo para onde é que queremos ir e como é que queremos ir, sem esquecer a nossa diáspora. Particularmente no centro e leste da Europa temos uma grande comunidade emigrante. Iremos tudo fazer para aglomerar esta diáspora e convencê-la a olhar mais para o país. Temos um potencial forte na diáspora e que poderá de facto ajudar-nos nesse processo», pontuou Tó Zé Cassandra.

Depois de exercer por 12 anos as funções de Presidente do Governo da Região Autónoma do Príncipe, tendo elevado a ilha do Príncipe a categoria de património mundial da Biosfera pela Unesco, e promovido investimentos privados que transformaram a ilha num santuário de turismo ecológico, Tó Zé cassandra assume agora a missão de projectar a imagem positiva de São Tomé e Príncipe na Europa. 

Abel Veiga

5 Comments

5 Comments

  1. Original

    2 de Julho de 2024 at 13:04

    Atrair turistas com estas sugeiras todas?Primeiro deve-se fazer trabalho de casa.

  2. ANCA

    2 de Julho de 2024 at 16:38

    Tu que fazes parte da força feminina da mulher São Tomense

    Ajuda a desenvolver o teu país, a tua nação

    Participa na vida ativa, na politica,, nas autarquias locais na saúde, na educação, na justiça, no desporto, na educação dos teus filhos, no conforto do teu lar, da tua família

    Ajuda a proteger o teu ambiente, participa na plantação de arvores, incentiva mecanismos e promoção da limpeza e embelezamento da tua cidade, vila e luchans

    Ajuda os homens do nosso pais, a inverter a realidade, quanto ao ordenamento do território, quanto ao abandono escolar, a violência domestica, violência e trabalho infantil, quanto a degradação dos cuidados de saúde,…a melhorar a qualidade do ensino no país, etc…

    Cria harmonia no teu lar

    Tu és capaz, tu és Sanguê, tens potencialidades

    Unir sinergias com lado masculinos« encontrar soluções para o país

    Estima os teus filhos, respeita-te, respeita o teu marido esposo

    Ajuda a criar uma sociedade e comunidade mais justa

    Estuda, trabalha, investiga, investe, tu consegues

    Somos filhos desta terra

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem

    Deus abençoe São Tomé e Príncipe

    • Renato Cardoso

      5 de Julho de 2024 at 16:13

      Este marmanjo quer promover turismo;outro que recebeu o prémio para a engorda e venera o pintakabra!
      Esqueceu do PCD e do Novo Rumo para servir o demónio!
      Destino passageiro e cruel a médio e a longo prazo!
      Devia ser nomeado para embaixador na Rússia já que lá dizem ter estudado a língua russa e o seu tirocínio foi sobre às vantagens de beber o vodka!

  3. ANCA

    2 de Julho de 2024 at 16:59

    Necessidade de acoplar a fileira segurança marítima, atlântico sul e norte, golfo da guine, no projeto internacional que está a ser implementado, estratégia de defesa segurança e proteção do oceano, ao qual se deve procurar sinergias e formação, com o brasil, com os países costeiros do golfo da guine.

    Integração no mercado Africano, boas ligações de transportes e comunicações(aérea, marítimas, terrestres, digital, internet) internas, energias renováveis

    Cooperação internacional sendo relevante também, o mercado do sul, onde já se desenvolve bons produtos e serviços

    Ter em conta a geolocalização estratégica do país, criação de Hub marítimo, Hub aéreo, fornecimento de serviços e produtos a região africana

    Necessidade de desenvolvimento do cluster e economia do mar, economia azul, economia circular

    Investimentos, parcerias, educação e formação de qualidade.

    Segurança

  4. Homem Grande

    3 de Julho de 2024 at 20:27

    Todos que foram ou ainda serão escolhidos para ocuparem cargos nesse governo não têm ideias próprias.

    Esse Governo é uma Carteira de Marionetes em que o CZar que lidera vai usando ao seu belo Prazer de acordo a sua Ânsia.

    As Marionetes tbem ficam sujas iguais ás pessoas que as Manejam!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top