São Tomé e Príncipe e Cabo-verde estão a implementar medidas legislativas para facilitar investimentos estrangeiros, incluindo de empresários cabo-verdianos no arquipélago são-tomense. O anúncio foi feito pela Presidente da Assembleia Nacional de S. Tomé e Príncipe, na sessão solene de boas-vindas ao Presidente Cabo-verdiano, José Maria Neves.
«Ao remover barreiras administrativas e facilitar o fluxo de pessoas e capital, S. Tomé e Príncipe abre novas possibilidades para o fortalecimento de cooperação económica e a promoção de um desenvolvimento sustentável inclusivo em ambas as nações» – destacou Celmira Sacramento, presidente da Assembleia Nacional de S. Tomé e Príncipe.
Perante os representantes do povo santomense, o presidente de Cabo-Verde assegurou que já não há caminho longe para S. Tomé e Príncipe.
«Acreditamos que essas excelentes relações forjadas desde a época da luta pela emancipação e que hoje dão corpo a relações bilaterais assentes em várias áreas, podem ser ainda mais exploradas aproveitando a vontade política, potenciando benefícios mútuos com impacto social e económico».
Na sessão solene de boas vindas no parlamento santomense, José Maria Neves olhou para a CPLP, mas foi no futuro do continente africano que concentrou a atenção.
«As lideranças africanas devem colocar-se ao serviço do bem comum fazendo profundas e radicais reformas, reforçando o estado de direito democrático e criando agendas de desenvolvimento durável. É preciso reacender as esperanças dos jovens e construir uma África capaz de gerar empregos, oportunidades e prosperidade» – sublinhou o estadista cabo-verdiano.
A visita a S.Tomé e Príncipe é vista também como a primeira presidência na diáspora em África.
José Bouças
Patrice Trovoada Está Todo Desgastado
11 de Julho de 2024 at 2:04
Patrice Trovoada quer roubar os investimentos estrangeiros.
“Ao remover barreiras administrativas e facilitar o fluxo de pessoas e capital, S. Tomé e Príncipe abre novas possibilidades (para Patrice Primeiro Ministro roubar mais dinheiro alheio que não lhe pertence).”
Único Homem Mais Inteligente Presente em São Tomé neste Momento Diz:
11 de Julho de 2024 at 2:15
Os meus ex-colegas do liceu descordaram comigo quando falei disto poucos anos atrás. Argumentei que seria imprescindível a Integração Entre os Países Africanos e a re-ativação do Pan-Africanismo moderno.
Mais uma indicação que eu evolui politicamente mais apto e mais capacitado que os ex-colegas do liceu que mantiveram-se com mentalidade atrasada.
Presidente José Maria Neves dá-me razão. Ele lembra os burros de São Tomé e Príncipe que:
“As lideranças africanas devem colocar-se ao serviço do bem comum fazendo profundas e radicais reformas, reforçando o estado de direito democrático e criando agendas de desenvolvimento durável. É preciso reacender as esperanças dos jovens e construir uma África capaz de gerar empregos, oportunidades e prosperidade» – sublinhou o estadista cabo-verdiano.”
Nha Terra Santomé
Ana Luísa Sousa Pontes
11 de Julho de 2024 at 17:12
Você é o sabe tudo sabichão, que condena a tudo e a todos…seu grande fdp. Continua a fazer as tuas medíocres publicações no téla nón com as tuas identidades em quantidade do planeta…tornaste o TN o teu lugar privado e favorito de desabafo de frustrado maricõ não assumido. Vai pakispariu um dia vamos te surpreender.
Kátia
12 de Julho de 2024 at 5:13
Ana Luísa Sousa Pontes é nome falso do meu irmão Bruno Miguel de Carvalho Rodrigues garoto puto português de origem santomense gay feio boca grande que toma de rabo na UK.
Vai tu criar o teu website e suspenda quem quiseres cão raivoso homem leoa bully fraco. Ninguém te obriga a vir neste site. Desapareça! Não gostas, não leia. Convencido de m&rda. Cão cheio de pulgas tu és Bruno Maria Margarida. Xu! Infantil. Porco sujo com lama no mato de vadji de roça. Atrevido! Mafioso. Vadio!
Liderança e Africanismo
11 de Julho de 2024 at 2:20
O Primeiro Ministro de São Tomé e Príncipe, Sr. Patrice E. Trovoada é ladrão. Ele tem que ir embora e deixar o povo santomense em paz.
Vanplega
11 de Julho de 2024 at 5:20
Senhor Presidente de Cabo Verde
Dà aulas de cm fazer politica
Cm tratar o povo e coisas pùblicas
Sò que sintam vergonha de apredizagem
Sem assunto
11 de Julho de 2024 at 5:33
Verborreias inúteis, blá blá blá.
Não perca seu tempo caro José Maria Neves, nem o vosso latino Carlos Vila Nova/ Celmira Sacramento, pois sabemos que só são delírios e conversas fiadas para fazer hora.
Carmona
11 de Julho de 2024 at 6:57
Esse Patrice pa, terrível.