Sociedade

Fundação Jean Mayer, apoia sistema de ensino da ilha do Príncipe

 

A fundaçãprincipe.JPGo que há vários anos coopera com São Tomé e Príncipe nos domínios da educação e saúde, deu mais uma prova de empenho na melhoria da qualidade do sistema de ensino. Desta vez na ilha do Príncipe, onde foi lançada a primeira pedra para a construção de uma escola de 4 salas de aulas. O centro de ensino avaliado em 100 mil dólares, beneficia as crianças da comunidade de Nova Estrela.

4 salas de aulas, 1 sala para os professores, e 5 casas de banho, dão estrutura a nova escola que está a ser erguida na comunidade de Nova Estrela, no  sul da ilha do Príncipe. Crianças que percorriam mais de 6 quilómetros por dia para apreender as lições da quinta e sexta classes, vão dentro de 4 meses ter a escola mesmo na comunidade.

 

Um donativo importante de uma fundação, que já deu várias provas de solidariedade para com as populações mais pobres do país. «É meu firme desejo de dar todas as crianças do país 6 anos de escola. Porque isso é um direito da criança. A formação escolar é  a melhor medida contra a pobreza, não há outra maneira de lutar contra a pobreza a não ser dar a boa formação escolar», sublinhou o médico Jean Mayer, o dono da fundação.

 

O Presidente do Governo Regional da Ilha do Príncipe, saudou a iniciativa, e explicou porque é que a região sul da ilha foi escolhida para a implementação do projecto de desenvolvimento social. «Foi escolhida porque a zona sul é para nós a região que está tendo grande crescimento na agricultura, nas pescas, e consequentemente um grande crescimento no desenvolvimento das crianças», esclareceu, José Cassandra.

 

 Mesma fundação distribuiu cadernos escolares para todas as crianças da ilha do Príncipe, da primeira a sexta classe. No total foram 4 mil cadernos, comprados com um donativo financeiro de 4 mil e quinhentos dólares norte americanos.

 

Um motivo de alegria para as famílias do Príncipe ainda enlutadas, após o desastre marítimo.

Abel Veiga

To Top