Sociedade

Projecto Saúde para Todos recebe bênção da Santa Margarida

O projecto financiado pela vista.jpgcooperação portuguesa, está a trabalhar em parceria com os habitantes da antiga empresa agrícola Santa Margarida, para resolver o problema de água potável na comunidade. A delapidação dos bens da antiga grande roça por parte do poder e seus agentes, não foi a única desgraça para os mais de 400 habitantes da roça, cujo nome tem a ver com a Escócia. Santa Margarida da Escócia. A Santa ainda continua na capela da roça, conseguiu resistir a desordem geral, ao desmoronamento das principais unidades de produção, muitas que actualmente poderiam funcionar como centros de formação para jovens, da região centro de São Tomé nos domínios de carpintaria, marcenaria ou mecânica.

A delapidação dos bens da roça nomeadamente viaturas, e a ausência de autoridade local, facilitaram a degradação das condições sociais, até água abundante naquela zona de São Tomé, e que brotava com violência nas torneiras acabou por secar.

Nalguns pontos o líquido precioso ainda teima em escorrer, mas já não tem a qualidade de outros tempos. Terreno fértil para a propagação das doenças diarreicas, para a febre tifóide e parasitoses.

Após longos anos e graças a intervenção do Projecto Saúde para Todos, água potável vai ser realidade em Santa Margarida. Os habitantes arregaçaram as mangas e em parceria com a equipa técnica do projecto estão a reabilitar as fontes de captação e as condutas coloniais. Obra avaliada em mais de 7 mil euros, que vai ajudar na melhoria de vida de mais de 400 pessoas.

Abel Veiga

To Top