Sociedade

MARAPA lança projecto de protecção das tartarugas marinhas

 Com o  praia.jpgfinanciamento da UNESCO a  ONG MARAPA- Mar ambiente e pesca Artesanal fez o lançamento do projecto de protecção das tartarugas marinhas para as crianças em São Tome e Príncipe. Este projecto visa sobretudo sensibilizar as crianças do arquipélago para a protecção das tartarugas marinhas, espécie que já se encontra em vias de extinção devido a sua captura principalmente no interior de S.Tomé.

No acto de lançamento do referido projecto as crianças da escola de santa Luzia foram as primeiras a visitarem o ecomuseu das tartarugas. As acções  sensibilizadoras  consistem por um lado em animação e sensibilização onde são projectados documentários, realização de concursos e distribuição de prémios. Por outro lado, é feito uma visita guiada ao centro  do eco-museu das tartarugas marinhas situado na comunidade de Morro Peixe e distribuição de materiais de informação sobre as tartarugas marinhas.

Segundo o director da MARARPA Jorge Carvalho esta campanha entre outros vai melhorar de forma substancial a imagem que os turistas tem do arquipélago, por isso necessário se torna proteger esta espécie e acabar com o seu consumo de forma anárquica para fins comerciais e não só.»Em S.T.P nos temos um ecossistema bastante rico em tartaruga marinhas fruto das sete espécies que existem no mundo nós temos cinco delas. Há necessidade de nós protegemos bem as tartarugas de forma a evitar a sua extinção e também a melhorar a imagem que os turistas têm de S.Tomé»acrescentou o presidente da MARAPA, Jorge Carvalho.

Estão neste momento inscritas outras escolas do distrito de Lobata que serão contempladas com esta visita. Nomeadamente a escola de Morro Peixe, Praia das Conchas, Caldeiras, Boa Entrada, Magodinho, Conde, José Leal Bouças, Gudalupe. Recorde-se que esta campanha de sensibilização já foi realizada na Ilha do Príncipe. Segundo a comissão organizadora poderá se estender a outros distritos da ilha de S.Tomé caso haja financiamento.

Ectylsa Bastos

Recentemente

Topo