Sociedade

É necessário esforço de todos para preservar os recursos hídricos no pais

sobre o lema” recurscascata.jpgos hidricos, asseguarar a sua qualidade é um dever de todos” se comeorou mais um dia mundial da água em Sao tomé e Principe. As actividades para comemorar a fefemerede decoreram no distrito de Cauê, no sul da ilha mas concretamente na cidade de Angolares. Teatro sobre a protecção das imnfra-estruturas ligadas a água, sensibilização sobre as doenças de origem hídrica, concursos e muita dança marcaram as festividades.

A tutelar da pasta de recursos naturais e energia realçou que a água sendo um recurso esgotavel deve ser tratado e preservado por todos. Neste sentido, o goevrno,dentro da sua politica de acção definiu tres prioridades para sanar o problema de abastecimento e distribuição de água potavel, nomeadamente» o reforço do sistema de abastecimento de água as populações; abastecimentoo de água as populações de zonas rurais; adopção de uma estrategia de cooperação e programação do sector de água e saneamento» Cristina Dias disse ainda que o governo tem em curso a elaboração e actualização da referida estrategia que visa a definição da politica de utilização dos recursos hidricos, assim como a do abstecimento de água e saneamento.

Por seu lado o presidente da ONG Zatona Adil deixou claro que esta em curso um projecto denominado” estrategia, coordenação e programação no sector de água e do saneamento em Sao Tomé e Principe.” A Zatona Adil irá desenvolver uma serie de acções que irao debruçar-se sobre quatro problemas importantes» Agua potavel; evacuação higienica das fezes e urinas; respeito pelas infra-estruturas de abastecimento de água e saneamento e o impacto dos resíduos sólidos na qualidade de água e na transmissao de doenças.»disse José Santos. É uma acção que envolve a direcção dos recursos naturais e enrgia e algumas ONG como é o caso da Zatona Adil.

O projecto é financiado pelo governo santomense e pela Uniao Europeia. Esta acção vai ser implementada ao nivel nacional, sendo que para cada distrito está previsto a intervenção em 15 comunidades do arquipélago.

Ektilsa Neto

To Top