Sociedade

Supremo tribunal de Justiça tem um novo rosto no comando

Com seipresidente-stj.jpgs votos a favor e uma abstenção, silvestre Leite foi eleito quarta-feira, presidente do supremo tribunal da justiça substituindo no cargo Alice Carvalho que  dirigiu a instituição durante 8 anos.  A prioridade do novo presidente do supremo tribunal de justiça é limpar a imagem degradada dos tribunais.

Silvestre Leite, nascido em 31 de Dezembro de 1956, foi juiz do tribunal da primeira instância, e mais tarde procurador geral da república durante 11 anos. Em 2003 passaou a ser juiz conselheiro do supremo tribunal de justiça. Agora foi eleito pelos magistrados judiciais Presidente do Supremo Tribunal de Justiça. «É um desafio, é a situação em que o país atravessa, mas não tínhamos outra alternativa. Como elemento conhecedor da casa, nós vamos propor fazer tudo quanto esteja ao nosso alcance com a colaboração das demais instituições e os órgãos de soberania para que nós possamos melhorar a face da justiça.»,afirmou o novo Presidente do Supremo Tribunal de justiça.

Por sua vez a presidente cessante Alice Carvalho parabenizou o seu sucessor. Alice Carvalho que cumpriu dois mandatos perdeu direito de recandidatar ao cargo. «Que meu colega dê continuidade a aquilo que de melhor foi feito por mim, sabemos que temos muitos desafios pela frente mas tenho a certeza que estou a ser bem sucedida. A constituição pol+itica diz que o presidente do supremo tribunal é eleito entre os três juízes conselheiros e por todos os juízes da primeira instância.

Recorde-se que Silvestre Leite licenciou-se em Direito na Universidade de Havana. Exerceu também as funções de chefe de departamento das relações internacionais no ministério de trabalho, chefe do departamento do movimento dos países não alinhados nomeadamente para a America, Asia e Médio Oriente no ministério dos Negocios Estrangeiros.

O novo Presidente do Supremo Tribunal de justiça toma posse dentro de 30 dias.

Ectylsa Bastos

To Top