Sociedade

Roça Pinheira foi escolhida para o lançamento do projecto de desenvolvimento agro-pecuário integrado

O proboi-1.jpgjecto de desenvolvimento agro-pecuário integrado, é sem dúvidas a mais importante acção para o desenvolvimento das comunidades agrícolas da última década. Com apoio técnico e financeiro de Taiwan mais de 1 milhão de dólares vão ser investidos na comunidade de Pinheira. Aumento do rendimento das famílias é o principal objectivo, a par da melhoria das condições sociais.

É um projecto que poderá arrancar as raízes da pobreza nas roças. O experiência piloto de desenvolvimento integrado da produção agro-pecuária, feita no centro agro-pecuário, deu provas de sucesso e agora começa a ser transferida para as comunidades agrcolas.

O primeiro-ministro Rafael Branco presente na Roça Pinheira transformada em escombros, e com os agricultores sem perspectivas de futuro, garantiu que a realização deste projecto  é a concretização  de uma das metas do governo que é a  implementação de uma nova agricultura que começa desde a plantação até a transformação.«o que nós queremos é pôr nas mãos dos agricultores cimentes , maquinas conhecimentos para que eles depois com o seu braço, com o seu trabalho possa transformara a sua realidade.»,afirmou o Chefe do Governo.

O embaixador de Taiwan em São Tomé e Príncipe, manifestou o interesse do seu governo em apoiar o desenvolvimento da agricultura no país. É de salientar que a comunidade de Pinheira tem confrontado com inúmeras dificuldades como a falta de postos de saúde, escola primária, falta de saneamento do meio, água potável e estradas. O projecto tem a missão de dar respostas a estes problemas e conta com o financiamento de um milhão de dólares.

A comunidadade participará directamente nas obras de construção e reconstrução das infra-estruturas de produção, ao mesmo tempo que será formada no sentido de adotar nova postura para aumentar a produção agropecuária.

Ectylsa Bastos

To Top